O conversor de torque, presente em todas as transmissões automáticas, é um mecanismo destinado a transmitir movimento (torque) por meio hidráulico, e não mecânico. Ou seja, apenas líquido liga o motor à transmissão. Isso permite que o motor funcione em marcha-lenta sem que o veículo se movimente, como se existisse uma embreagem comum.
O princípio de funcionamento do conversor de torque é força hidráulica gerada por uma bomba (uma das metades do conjunto, ligada ao motor) levar fluido sob elevada pressão à outra metade (ligada à transmissão), fazendo-a girar. As duas metades parecem uma turbina, com inúmeros vãos ao longo do círculo.
Entre as duas metades há um terceiro elemento denominado estator que, pela construção de seus vãos, age como "alavanca" do fluido, aumentando (multiplicando) o torque na metade ligada à transmissão. A multiplicação máxima de torque é em torno de 2,5 vezes.
Acelerando e aumentando a rotação do motor, a arrasto de uma metade em relação à outra torna-se cada vez maior e a velocidade do carro aumenta. Como sempre haverá deslizamento de uma metade em relação a outra e energia para movimentar a bomba é requerida, o desempenho de um veículo com transmissão automática é menor do que outro com transmissão manual, e o consumo é um pouco maior.
No final dos anos 70 surgiu o bloqueio (lock-up) do conversor de torque, como no Dodge Charger R/T, em que as duas metades, a partir de determinada velocidade, unem-se solidamente por um mecanismo próprio, anulando o deslizamento. Nessa condição, é como se fosse uma ligação mecânica entre o motor e a transmissão.
FONTE: BEST CARS WEB SITE.
http://www.tciauto.com/tech_info/tor..._explained.htm
http://auto.howstuffworks.com/torque-converter2.htm
Bom...... ainda tenho dúvidas..... diz aí quem ele aumenta o torque em até 2,5 vezes..... oque tornaria a primeira de uma Blazer 3,07:1 e até 7,68:1.... mas muito pelo contrário eu não sinto toda essa força na arrancada dela......
Alguem poderia dar-me uma luz.... o coversor REALMENTE faz diferença na redução no uso OFF????