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  • #1

    Funcionamento do CONVERSOR DE TORQUE de um cambio auto.




    O conversor de torque, presente em todas as transmissões automáticas, é um mecanismo destinado a transmitir movimento (torque) por meio hidráulico, e não mecânico. Ou seja, apenas líquido liga o motor à transmissão. Isso permite que o motor funcione em marcha-lenta sem que o veículo se movimente, como se existisse uma embreagem comum.

    O princípio de funcionamento do conversor de torque é força hidráulica gerada por uma bomba (uma das metades do conjunto, ligada ao motor) levar fluido sob elevada pressão à outra metade (ligada à transmissão), fazendo-a girar. As duas metades parecem uma turbina, com inúmeros vãos ao longo do círculo.

    Entre as duas metades há um terceiro elemento denominado estator que, pela construção de seus vãos, age como "alavanca" do fluido, aumentando (multiplicando) o torque na metade ligada à transmissão. A multiplicação máxima de torque é em torno de 2,5 vezes.

    Acelerando e aumentando a rotação do motor, a arrasto de uma metade em relação à outra torna-se cada vez maior e a velocidade do carro aumenta. Como sempre haverá deslizamento de uma metade em relação a outra e energia para movimentar a bomba é requerida, o desempenho de um veículo com transmissão automática é menor do que outro com transmissão manual, e o consumo é um pouco maior.

    No final dos anos 70 surgiu o bloqueio (lock-up) do conversor de torque, como no Dodge Charger R/T, em que as duas metades, a partir de determinada velocidade, unem-se solidamente por um mecanismo próprio, anulando o deslizamento. Nessa condição, é como se fosse uma ligação mecânica entre o motor e a transmissão.


    FONTE: BEST CARS WEB SITE.

    http://www.tciauto.com/tech_info/tor..._explained.htm

    http://auto.howstuffworks.com/torque-converter2.htm



    Bom...... ainda tenho dúvidas..... diz aí quem ele aumenta o torque em até 2,5 vezes..... oque tornaria a primeira de uma Blazer 3,07:1 e até 7,68:1.... mas muito pelo contrário eu não sinto toda essa força na arrancada dela......

    Alguem poderia dar-me uma luz.... o coversor REALMENTE faz diferença na redução no uso OFF????

  • #2
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Dennis,

    Ele aumenta o torque mas quando o faz diminui a velocidade, ou seja quando ele patina 2 voltas do motor para cada uma do cambio ele dobra o torque mas divide pela metade a rotação.
    Isso não se percebe em arrancadas, pelo contrario, quando ele patina anda menos. Isso se percebe quando vai sair parado em uma ladeira, ele sai devagar mas com força enquanto um mecanico sairia mais rapido desde que voce tivesse motor para sustentar o giro quando tirar o pe da embregem.
    Vão aparecer explicações mirabolantes aqui mas achei que simples assim fica mais facil de entender.
    Os carros automaticos geralmante tem o cambio e/ou diferencial mais longo que os mecanicos.
    Traduzindo isso tudo para o nosso uso, se usar um auto não precisa reduzir tanto os diferenciais e tcase. Mas e bom ter motor para empurrar quando quiser variar a velocidade rapidamente.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #3
    Liga não Sandro... ele tá tentando copiar o que nem foi feito ainda !!!
    Mas assim até o Dennis entende....acho

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Isso Sandro.

    Esse aumento se dá quando o veículo está parado e há essa reserva de energia enquanto se dá a arrancada; mas assim que o veículo começa a rodar essa multiplicação se dilui. Isso é uma característica do casamento do impelidor e da turbina do conversor de torque.

    Pise no freio e acelere em D, você sente o veículo querer arrastar as rodas e "subir" no eixo. Você solta o pé do acelerador..........até canta pneu, mas depois a transmissão parece "normal". O termo LAUNCH costuma ser associado a esta condição.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    O oleo que está dentro do conversor de torque tem algum contato com o cambio, ele precisa ser refrigerado, ou é o oleo do cambio que é refrigerado.

  • #6
    Usuário Avatar de ramiro_eli
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    Citação Postado originalmente por Marcos Ojeda
    O oleo que está dentro do conversor de torque tem algum contato com o cambio, ele precisa ser refrigerado, ou é o oleo do cambio que é refrigerado.
    Marquinhos,
    Acredito que o óleo do câmbio é o mesmo do conversor de torque. E ele é refrigerado pelo radiador do câmbio.

    Outra dúvida:
    Apesar das reduções maiores de um jipe em relação a um carro, o câmbio automático em uso off-road é mais exigido que no carro.
    Para isso não é preciso ter um radiador de óleo para o câmbio mais eficiente ou maior?
    Devasso CJ-X 58
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  • #7
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Leopoldo,

    Ainda bem que não falei m.erda.

    Marquinhos e Ramiro,

    O fluido e o mesmo e ele esquenta bastante por isso e aconselhavel usar um cooler. Quanto mais reduzido for a tcase e os diferenciais menos o conversor vai precisar patinar e menos o fluido vai esquentar. De qualquer forma aconselho a usar um cooler que pode ser agua/fluido ou ar/fluido com ventilação forçada ou não.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #8
    Citação Postado originalmente por Stephan
    Liga não Sandro... ele tá tentando copiar o que nem foi feito ainda !!!
    Mas assim até o Dennis entende....acho
    Não to a fim de esperar o teu ficar pronto pra fazer o meu hehehehehe

  • #9
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    O fluido e o mesmo e ele esquenta bastante por isso e aconselhavel usar um cooler. Quanto mais reduzido for a tcase e os diferenciais menos o conversor vai precisar patinar e menos o fluido vai esquentar. De qualquer forma aconselho a usar um cooler que pode ser agua/fluido ou ar/fluido com ventilação forçada ou não.

    Abraços,
    Mas com redução o cambio em si gira mais...... isso não aumenta a temperatura?

  • #10
    Usuário Avatar de ramiro_eli
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    Sim ele giram mais, mas sob menos carga.

    Imagina um câmbio mecânico: Vc acha que ele vai ser mais forçado usando a reduzida ou não?
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  • #11
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    Sim ele giram mais, mas sob menos carga.

    Imagina um câmbio mecânico: Vc acha que ele vai ser mais forçado usando a reduzida ou não?
    Alem disso o conversor vai girar sem patinar ou patinando menos e por isso gera menos calor.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #12
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Citação Postado originalmente por Stephan
    Liga não Sandro... ele tá tentando copiar o que nem foi feito ainda !!!
    Mas assim até o Dennis entende....acho
    Não to a fim de esperar o teu ficar pronto pra fazer o meu hehehehehe
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