Powered by vBulletin

Veículos off-road leves? Só maquiagem?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/04/2005, 03:08
    Sukys
    Citação:

    Postado originalmente por Caio
    A questão é de interpretação: estrada de terra batida continua sendo "on-road"...

    Não é bem assim, Caio, o termo "off road" não deve ser entendido de forma literal.

    Infelizmente a imagem está em slide e não tenho como escanear, senão postaria uma, que foi tirada exatamente do mesmo ponto em que você tirou a foto que mostra o riozinho que antecede a faixa de areia lá em Castelhanos. Detalhe: eu estava de Chevette e fui até lá porque um caiçara me havia dito que por lá era possivel chegar até o Saco do Sombrio, que fica um pouco mais ao sul de Castelhanos. Não achei o caminho pretendido e voltei, sem o menor problema, a não ser um ou outro enrosco no assoalho do carro, e com certeza milhares de outras pessoas já fizeram o mesmo por lá, usando simples automóveis.

    Já em outra oportunidade estive em Castelhanos de moto (XL250) e fui obrigado a passar a noite na companhia de borrachudos e sapos, pela absoluta impossibilidade de ficar com a moto de pé por mais do que alguns segundos. Nunca na minha vida de motociclista (15 anos de vento na cara) levei tanto tombo e escorregão e nunca passei tanto sufoco, justamente por causa de uma "estradinha metida à besta", e olha que estávamos em três motos, e mesmo com dois "cavalos" empurrando um "burro" sobre uma moto, não teve jeito.
    No dia seguinte, bastaram algumas horas de sol que a "trilha maldita" simplesmente desapareceu, e não demoramos mais do que meia hora para chegar até a balsa.

    Acho que existe unanimidade em afirmar que "trilha" é Off Road.
    Agora, em que difere uma trilha de uma estrada de terra batida?
    Não seriam as limitações impostas ao veículo?
    O caminho para Castelhanos, só para ficar neste exemplo que muita gente conhece, pode ser uma trilha das bem complicadas ou uma estradinha de chão batido das mais corriqueiras, tudo vai depender do veículo utilizado para transpor o percurso e das condições em que o caminho se encontra, que em função da época do ano se transforma de forma radical.
    E isso sem falar do "braço" de quem dirige, porque de nada adianta ter um trator de esteiras se quem dirige não sabe brincar com joystick. :lol:


    No meu entender, o termo "off road" está mais para um conceito, um estilo de vida, que tem como ícone veículos caracterizados para tal, e deixando de lado os extremos de utilização, até o ícone pode ser dispensado e mesmo assim continuarmos a usufruir do conceito de "off road".

    Detalhe interessante: hoje em dia devem existir mais jipes nas grandes cidades do que no campo, e quem pratica off road dificilmente vê jipões equipadissimos na mão dos nativos que moram no fundão do mundo.

    Por que será? :wink: :lol:

    Abraços,[/b]
  • 27/04/2005, 08:49
    Caio
    Grande Sukis,

    Coloquei o termos on-road mais para dar inicio na conversa mesmo, concordo que os termos onroad/offroad vai além de definição técnica.
    Coloquei as fotos da estradinha mais para dar um exemplo de um caminho tranquilo que vc chegou de Chevette q com uma chuva forte de 45min pode virar o bicho :twisted: :twisted: .
    Tive oportunidade de pegar uma chuva forte voltando de Castelhanos e foi sem dúvida um dos melhores "offroads" que eu já fiz.
    Ai vc vê porque precisa de um protetor de carter reforçado, motor diesel, reduzida, pneu muxo, um saco de areia molhado na caçamba, e braço para não parar nos barrancos.
    Esse riozinho manso eu passei com água quase na linha do farol, aquela primeira subidona parecia um sabão, tive que tentar duas vezes e sem dó de acelerar em 3ª reduzida.

    [ ]´s ainda querendo convencer o dentista a comprar um 4X4 :roll: :roll:
  • 27/04/2005, 09:23
    Cícero Franco
    Os espanhos têm duas classificações: "todo terreno" e "todo camino". É bem interessante isto. Para eles, todo terreno é o Willys, o Land Rover, etc. Todo camino são picapes e carros 4x4 (lá tem até Scenic 4x4 e é com tração nas quatro rodas mesmo). Agora estes nossos carrinhos maquiados não entram em qualquer classificação, são no máximo bonitinhos!

    []s
  • 27/04/2005, 10:01
    Ronaldo B.
    Citação:

    Postado originalmente por Sukys

    No meu entender, o termo "off road" está mais para um conceito, um estilo de vida, que tem como ícone veículos caracterizados para tal, e deixando de lado os extremos de utilização, até o ícone pode ser dispensado e mesmo assim continuarmos a usufruir do conceito de "off road".

    Acho que essa é uma excelente definição para os carros "Adventure", "Crossover", etc... Não acredito que alguém seja ingênuo o suficiente prá comprar um carro desses e querer colocar num "Pinheirinho" da vida.

    Eu jamais compraria um Doblô Adventure porque acho o carro feio prá kct e nem um Ecosporte 4x4 porque acho que não vale quanto custa, mas compraria uma Palio Adventure ou um CrossFox prá rodar no dia a dia em São Paulo sem problemas, porque do jeito que tem lombada, valeta e buraco nessa cidade, um carro com uma suspensão alguns centimetros mais alta já ajuda, porque é irritante ficar sentido o fundo do carro raspar ao passar em uma lombada ou valeta, além do visual de alguns modelos me agradar, mas nem por isso iria colocar o carro prá "ralar" numa trilha.

    Se fossemos levar tudo "ao pé da letra", então prá que vender carros equipados com motores que podem atingir velocidades acima de 200km/h se na cidade raramente podemos atingir os 90km/h seja por limite velocidade controlada por radares ou por congestionamentos ??? Então só deveriam fabricar carros com motor 1.0, que seriam mais que suficientes ????

    []´s
  • 27/04/2005, 10:03
    otaviofilho
    mais lenha na fogueira...
    Celen e ALL, bom dia!

    Até o ano passado eu tinha, além do Niva 95, uma Bonanza 94. A Bonanza é um excelente carro, que se tivesse tração eu certamente não a teria vendido. Mas adorei ter ficado com ela durante 2 anos e até cheguei a fazer alguns passeios com ela por estradinhas de terra, e até algumas trilhas levíssimas. Numa destas, sofri um pouco para subir uma estrada tranquila, e o motivo foi que a traseira patinava. Só nesta hora é que percebi quanta falta fazia a tração nas 4 rodas...

    Na minha opinião, os carros de apelo off-road são só para massagear o ego de jipeiro de shopping e de internet.

    Não que jipeiro de verdade não possa ter um, mas só este saberá que optou pelo carro apenas pelo visual, pois não é funcional, não dá pra fazer trilha de verdade, e nem faz tudo o que a TV mostra...
  • 28/04/2005, 02:00
    Sukys
    1 Anexo(s)
    Re: mais lenha na fogueira...
    Citação:

    lá tem até Scenic 4x4 e é com tração nas quatro rodas mesmo
    Lá na Europa tem muito automóvel 4X4 por causa da neve, que transforma asfalto em pista de patinação. :wink:

    Citação:

    Se fossemos levar tudo "ao pé da letra", então prá que vender carros equipados com motores que podem atingir velocidades acima de 200km/h se na cidade raramente podemos atingir os 90km/h seja por limite velocidade controlada por radares ou por congestionamentos ?
    Simples de responder: pelo mesmo motivo que se compra um equipamento de som com 1000 Watts para equipar uma sala de 10m², pelo mesmo motivo que se compra um computador de ultima geração só para navegar pela internet, pelo mesmo motivo que se compra um canivete suiço só para cortar as unhas, pelo mesmo motivo que se compra um celular com MP3, sons polifônicos, câmara fotográfica, jogos, agenda para 1000 registros, tela colorida e o escambau para... exclusivamente atender às ligações da patroa. :lol:

    Será que vocês nunca ouviram falar em gosto ou status? :wink:

    Citação:

    Tive oportunidade de pegar uma chuva forte voltando de Castelhanos e foi sem dúvida um dos melhores "offroads" que eu já fiz.
    Ai vc vê porque precisa de um potetor de carter reforçado, motor diesel, reduzida, pneu muxo, um saco de areia molhado na caçamba...
    Você poderia ter emprestado o saco de areia molhada para o Otávio, assim ele não venderia a Bonanza por causa da falta de tração nas rodas traseiras. :lol: :lol:

    Mas voltando a sua citação, será que realmente precisa disso tudo?
    E se ao invés de Castelhanos você for para Ilha Comprida, de que vai adiantar o motor diesel, reduzida e o saco de areia molhada? Ilha Comprida é areião puro.
    A coisa é complicada, Caio, cada caso é um caso e não existe veiculo perfeito para todos os caminhos, mas existe veículo razoável para todos os caminhos e que atende pelo nome genérico de "utilitário", e quanto mais próximo o veiculo estiver do conceito de utilitário maiores serão as chances de se dar bem em QUALQUER situação.


    Acredito que entendi a sua colocação na abertura deste tópico, e acho que o aparecimento destes carros com apelo fora de estrada tem tudo a ver com o marketing das empresas, que entraram na atual onda naturalista/ecológica que virou mania nos grandes centros, e essa onda pegou por ser justamente antagônica à forma de vida dos viventes nas grandes cidades.

    Senão, vejamos:

    O indivíduo demora horas para chegar ao trabalho (via de regra por caminho congestionado), tem o lazer restrito (via de regra em Shopping e suas filas intermináveis) e o único verde que vê não passa de uma folha de alface mal escondida dentro de um hambúrguer (de comida industrializada). Aí ele chega em seu apartamento (via de regra pequeno e com vista para a parede do vizinho), liga a TV e vê uma propaganda onde aparece um cenário "hollywoodiano", com muita vegetação, terra, mulheres bonitas, céu azul, papagaio, mulheres bonitas, coqueiro, riacho, mais mulheres bonitas, rapel, asa delta, cachoeira, e mais mulheres bonitas, tudo em cenas rápidas, com uma trilha sonora bem cuidada, para deixar o indivíduo bem atordoado, e no final aparece o carro na forma de "redentor dos fracos e oprimidos", como se fosse um passaporte para o paraíso das cenas milimetricamente determinadas pelo departamento de propaganda de alguma multinacional interessada no seu saldo bancário.
    Aí não dá outra, o caboclo do asfalto morde a isca, compra o carro, e vai feliz da vida percorrer exatamente o mesmo caminho congestionado, fazer o mesmo lazer de sempre, comer o mesmo hambúrguer e olhar para o mesmo visual: parede do vizinho. :twisted:

    Tudo isso está errado? Não necessariamente, mesmo porque a vida é feita de sonhos, e se alguns penduricalhos de plástico a mais ajudam a tornar o dia-a-dia menos estressante, que sejam bem vindo os penduricalhos e ponto final, mesmo porque o que mais existe dentro das garagens não passa de puro adorno, seja na forma de um Hummer equipadíssimo ou de uma Ferrari "tunada", só para ficar em exemplos extremos.

    É difícil falar sobre automóveis sem entrar no mérito do status, estilo de vida, mercado de consumo, frustrações, poder, carência afetiva, e tudo o mais que envolve uma grande dose de subjetividade, mas como este espaço é um fórum especializado é de se esperar que, no mínimo, o aspecto utilitário de qualquer veículo seja tratado com coerência e objetividade, respeitando as diferenças de utilização e as pretensões de seus donos.

    Fazendo assim vamos melhor entender que o mais importante não é a especialidade de nossos brinquedos e sim o que conseguimos fazer com o que temos em mão, e que o grande obstáculo não é o caminho à ser percorrido e sim nossas próprias limitações. :wink:

    Abraços,
  • 28/04/2005, 03:19
    Alessandro Henrique
    Sukys,

    Muito boa a colocacao.

    Sds.
  • 28/04/2005, 03:46
    andretomasi
    Mestre, falou e disse :)
  • 28/04/2005, 08:01
    lg_gustavo
    Sukys,

    Parabéns pelo texto. 8)

    [ ]s
  • 28/04/2005, 13:03
    Sergio Rocha
    Surkys

    O q eu mais gostei foi o verde da folha de alface.

    É isso aí.

    Parabéns pelo excelente texto.
  • 28/04/2005, 23:36
    lucas.sanches
    kkkkkkkkkkk vcs ja viram o tal do uno adventure???? eh a coisa mais ridicula q fizeram... na boa...e tem gente q compra!!(meu vizinho comprou um mes passado)
    e olha q aki nem tem shopping e nem folhas verdes de alface industrializado!!!!! eh tudo de verdade!!!

    []´s
  • 29/04/2005, 01:18
    Sukys
    Alface industrializado :?:

    Deixa prá lá, deve ser coisa do ET de Varginha...

    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

    Abraços,
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:59.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy