mais lenha na fogueira...
Celen e ALL, bom dia!
Até o ano passado eu tinha, além do Niva 95, uma Bonanza 94. A Bonanza é um excelente carro, que se tivesse tração eu certamente não a teria vendido. Mas adorei ter ficado com ela durante 2 anos e até cheguei a fazer alguns passeios com ela por estradinhas de terra, e até algumas trilhas levíssimas. Numa destas, sofri um pouco para subir uma estrada tranquila, e o motivo foi que a traseira patinava. Só nesta hora é que percebi quanta falta fazia a tração nas 4 rodas...
Na minha opinião, os carros de apelo off-road são só para massagear o ego de jipeiro de shopping e de internet.
Não que jipeiro de verdade não possa ter um, mas só este saberá que optou pelo carro apenas pelo visual, pois não é funcional, não dá pra fazer trilha de verdade, e nem faz tudo o que a TV mostra...
1 Anexo(s)
Re: mais lenha na fogueira...
Citação:
lá tem até Scenic 4x4 e é com tração nas quatro rodas mesmo
Lá na Europa tem muito automóvel 4X4 por causa da neve, que transforma asfalto em pista de patinação. :wink:
Citação:
Se fossemos levar tudo "ao pé da letra", então prá que vender carros equipados com motores que podem atingir velocidades acima de 200km/h se na cidade raramente podemos atingir os 90km/h seja por limite velocidade controlada por radares ou por congestionamentos ?
Simples de responder: pelo mesmo motivo que se compra um equipamento de som com 1000 Watts para equipar uma sala de 10m², pelo mesmo motivo que se compra um computador de ultima geração só para navegar pela internet, pelo mesmo motivo que se compra um canivete suiço só para cortar as unhas, pelo mesmo motivo que se compra um celular com MP3, sons polifônicos, câmara fotográfica, jogos, agenda para 1000 registros, tela colorida e o escambau para... exclusivamente atender às ligações da patroa. :lol:
Será que vocês nunca ouviram falar em gosto ou status? :wink:
Citação:
Tive oportunidade de pegar uma chuva forte voltando de Castelhanos e foi sem dúvida um dos melhores "offroads" que eu já fiz.
Ai vc vê porque precisa de um potetor de carter reforçado, motor diesel, reduzida, pneu muxo, um saco de areia molhado na caçamba...
Você poderia ter emprestado o saco de areia molhada para o Otávio, assim ele não venderia a Bonanza por causa da falta de tração nas rodas traseiras. :lol: :lol:
Mas voltando a sua citação, será que realmente precisa disso tudo?
E se ao invés de Castelhanos você for para Ilha Comprida, de que vai adiantar o motor diesel, reduzida e o saco de areia molhada? Ilha Comprida é areião puro.
A coisa é complicada, Caio, cada caso é um caso e não existe veiculo perfeito para todos os caminhos, mas existe veículo razoável para todos os caminhos e que atende pelo nome genérico de "utilitário", e quanto mais próximo o veiculo estiver do conceito de utilitário maiores serão as chances de se dar bem em QUALQUER situação.
Acredito que entendi a sua colocação na abertura deste tópico, e acho que o aparecimento destes carros com apelo fora de estrada tem tudo a ver com o marketing das empresas, que entraram na atual onda naturalista/ecológica que virou mania nos grandes centros, e essa onda pegou por ser justamente antagônica à forma de vida dos viventes nas grandes cidades.
Senão, vejamos:
O indivíduo demora horas para chegar ao trabalho (via de regra por caminho congestionado), tem o lazer restrito (via de regra em Shopping e suas filas intermináveis) e o único verde que vê não passa de uma folha de alface mal escondida dentro de um hambúrguer (de comida industrializada). Aí ele chega em seu apartamento (via de regra pequeno e com vista para a parede do vizinho), liga a TV e vê uma propaganda onde aparece um cenário "hollywoodiano", com muita vegetação, terra, mulheres bonitas, céu azul, papagaio, mulheres bonitas, coqueiro, riacho, mais mulheres bonitas, rapel, asa delta, cachoeira, e mais mulheres bonitas, tudo em cenas rápidas, com uma trilha sonora bem cuidada, para deixar o indivíduo bem atordoado, e no final aparece o carro na forma de "redentor dos fracos e oprimidos", como se fosse um passaporte para o paraíso das cenas milimetricamente determinadas pelo departamento de propaganda de alguma multinacional interessada no seu saldo bancário.
Aí não dá outra, o caboclo do asfalto morde a isca, compra o carro, e vai feliz da vida percorrer exatamente o mesmo caminho congestionado, fazer o mesmo lazer de sempre, comer o mesmo hambúrguer e olhar para o mesmo visual: parede do vizinho. :twisted:
Tudo isso está errado? Não necessariamente, mesmo porque a vida é feita de sonhos, e se alguns penduricalhos de plástico a mais ajudam a tornar o dia-a-dia menos estressante, que sejam bem vindo os penduricalhos e ponto final, mesmo porque o que mais existe dentro das garagens não passa de puro adorno, seja na forma de um Hummer equipadíssimo ou de uma Ferrari "tunada", só para ficar em exemplos extremos.
É difícil falar sobre automóveis sem entrar no mérito do status, estilo de vida, mercado de consumo, frustrações, poder, carência afetiva, e tudo o mais que envolve uma grande dose de subjetividade, mas como este espaço é um fórum especializado é de se esperar que, no mínimo, o aspecto utilitário de qualquer veículo seja tratado com coerência e objetividade, respeitando as diferenças de utilização e as pretensões de seus donos.
Fazendo assim vamos melhor entender que o mais importante não é a especialidade de nossos brinquedos e sim o que conseguimos fazer com o que temos em mão, e que o grande obstáculo não é o caminho à ser percorrido e sim nossas próprias limitações. :wink:
Abraços,