Segura sim, mas tem que ser na hora o lugar certo.Citação:
Postado originalmente por FrommarS
Versão Imprimível
Segura sim, mas tem que ser na hora o lugar certo.Citação:
na iminencia do capotamento , qdo o jipe parece não ter peso , esta equilibrado em seu cg , entre voltar p/ posição normal ou virar de ponta cabeça , um leve puxão na corda pode mudar tudo , é impressionante mas funciona ...Citação:
Postado originalmente por Wallace
[]'s
O bloqueio do Zeca é um ARB certo?
Acho que antes de tudo vocês têm que perguntar para ele se estava bloqueado ou não!
Acho que no caso específico o bloqueio poderia ter contribuído de alguma forma mais no sentido de dificultar a curva que num freio motor.
Mas pode ter contribuído no freio motor, mas duvido que isso fosse algo decisivo na capotagem.
Acho que como foi falado, a maior contribuição foi o azar de passar sobre algo que cataputou a traseira.
Os restos talvez sejam só detalhes que talvez contribuíram, mas não foram decisivos.
Talvez um jeito de travar o Jumelo remotamente para que não abra na hora errada possa ajudar também... o esquema do guincho puxando a suspenção pra baixo que o Bill, O Edvaldo e o resto da galera adotou também ajuda muuuuuuuuuito...Citação:
Postado originalmente por Fábio
Betão... da onde eu vi se o spotter tivesse puxado a cinta ele ia junto... :(Citação:
Postado originalmente por Beto Lacerda
no caso do Zeca não tinha jeito mesmo , mas o que o frommars tava falando é no geral ...Citação:
Postado originalmente por mak (SP/ZN)
o caso do zeca foi impar , bicho eu vi de frente, e se estivesse correndo o trial assumo p/ quem quiser ler , não subia lá nem amarrado ...
[]'s com meda :lol:
Citação:
Betão... da onde eu vi se o spotter tivesse puxado a cinta ele ia junto...
Se ele tivesse orientado na subida o ponto certo para o inico da descida e antes do carro comecar a descer já tivesses segurando não iria capotar. O Zeca foi em camera lenta levantando a roda ele ainda mostrou destreza e coragem ao acelerar e tentar corrigir .... mas bom de nada vale chorar pelo leite derramado tem uma porção de "se" ...
Apesar de tudo depois de acompanhar de perto ví a importância que tem este figura que fica do lado de fora... e tb da responsabilidade dele... eu mesmo não sei se seria capaz de fazer tal trabalho melhor do que qq um ali.... afinal de fora além da visão privilegiada... não temos 1/5 da adrenalina quecorre nas veias de quam tá na pista!
[]'s será que vai sair um curso Dpaschoal Goodyear para zecas, spotter's e afins.... :lol: :lol:
Depende do que é combinado, mas acho que da forma geral a equipe monta uma estrategia.
Em quase todos os casos quem manda na hora da ação é o Sportter.
Se teve algum erro é culpa do Sportter ou eventualmente do piloto se não consegiu fazer o que o Spotter pediu.
uma equipe é formada por 1 piloto 1 spotter e 1 carro ,mas pra galera spotter é que nem goleiro se da merd% e o cara tomba a culpa é dele que não mostrou o caminho certo mas se a equipe ganha foi o piloto , o carro , a sorte , todos outros fatores ... dai o spotter ... :?Citação:
Postado originalmente por Wallace
[]'s
Na prova de Sampa em todas as ações foram comandadas por mim (spotter), com excessão da rampa, pois o Marcel preferiu não arriscar o semi-eixo. Mesmo assim me perguntou se deveríamos arriscar. Chegamos a conclusão que era cedo pra arriscar e quebrar por ser a 1ª seção.
Nas demais, inclusive na seção Las Cruses, antes de iniciarmos a seção tudo foi combinado, inclusive a quantidade de cones que pegaríamos, onde seria feito contra-peso com a corda.
Esse é o grande segredo da prova: PLANEJAMENTO e confiança total no Spotter.
O Spotter é o olho do piloto fora do carro.
É assim também que o Sandro e o Magrão correm.
[]'s
Pros fiscais de pista e PRINCIPALMENTE pro Jipe de apoio seria MUITO INSTRUTIVO! cada Barbaridade que o cara fez ali! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:Citação:
Beto, a relação é que o bloqueio seria uma espécie de freio na descida. É como se vc tivesse dado uma trupicada em alguma coisa no chão (no caso um "montinho artilheiro"). Ou seja: Se vc der uma freada quando está descendo uma rampa daquelas com o jipe a tendência é do "peso" ou cg se deslocar pra frente causando uma possível capotagem. Una-se a isso uma pequena topada na traseira que ajudou ainda mais a transferir o cg pra frente. Num momento de susto pode haver uma pausa entre acelerar ou frear. Com o block a tendência com o "peso" carregado de todas as engrenagens é de travar as dianteiras completando o giro. Sem o block as rodas dianteiras girariam sendo só as traseiras que sofreriam com o block travando. Seria mais fácil controlar o carro como se estivesse com o freio de mão puxado que capotando :lol: Mas não se trata especificamente o samurai verde e sim de todos que tem block na dianteira. Sendo muito específico seu uso. Se fosse eu que tivesse competindo, desligaria o block da dianteira na descida!Citação:
Postado originalmente por Beto Lacerda
Beto, sobre o peso: O diferencial (Feio pra c@r@lho) da rural, pneus grandes, freios a disco etc acrescenta algum peso a mais tipo uns 50 ou mais, mas é claro que não foi o principal causador da destruição, mas ajudou no peso final da capotagem....................... Nada demais........ :wink: