x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1

    Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.




    Estou criando este tópico para reunir relatos de ''proezas'' mecânicas e elétricas, realizadas no mato para por as viaturas novamente na ativa.

    Topico para aprender e dar boas risadas com as ''enjambracoes'' e quem sabe montar um ''Manual do jiperio MacGyver''

    Iniciou com algumas:

    - CASO 01: CJ5 afrouxa, espana e quebra todos os parafusos que prende a manga de eixo ao munhão, tudo salta fora.
    Trilha dia 31 de Dez. ultimo dia do ano, e para nao passar o réveillon comendo linguiça com pão, o jeito seria adaptar:
    Fizemos rosca com parafusos Telep M10 e iniciamos a montagem.
    Da cruzeta sumiram praticamente todos os roletes do copinho.
    Solucão: Uma colher (jogada no meio de uma cx de ferramentas ??) foi cortada a concha e o cabo foi enrolado dentro do copinho da cruzeta e montado com muita graxa. Terminamos a trilha inteira com um CABO DE COLHER na cruzeta..

    - CASO 02: CJ5 quebra pino do eixo da tomada de forca de um guincho mecânico, apos desmontar a tomada, foi constatado que o pino nao sairia.
    Solucão: Um puncão temperado de 1045 foi enfiado na marreta no lugar do pino. Creio que deva estar la ate hoje, ninguem deve ter dado jeito de sacar.

    - CASO 03: CJ5 apaga no meio de um ribeirão. Ao abrir o distribuidor para secar, o ''meçanico'' deixa cair a molinha helicoidal da escova dentro da aguá, obviamente ninguem acharia.
    Solucão: Umo caneta esferográfica (Também jogada dentro da cx de ferramentas ) foi desmontada e retirada a ''molinha'' e montou perfeitamente.

    []s , tentando lembrar mais
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
    www.WB4X4.com.br / www.JEEPECIA.net

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,355
    Agradecimento: 1
    Um caso que eu passei.

    Ao atravessar um rio, a hélice e o radiador se desentendem.

    Uma folha de jornal bem picada + 2 ovos dentro do radiador, lembrando que se deve retirar a válvula termostática, consegui rodar aproximadamente 200km de volta.

    Outra solução para o carvão do distribuidor que se perde.
    Pegue um talo de mato bem verde, e coloque no distribuidor.
    Vai bem, mais leve mais alguns, pois quando ele desidratar dentro do distribuidor, terá que ser substituido.

  • #3
    Usuário Avatar de Jeep83
    Entrada
    25/01/2004
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    54
    Posts
    167
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Um caso que eu passei.

    Ao atravessar um rio, a hélice e o radiador se desentendem.

    Uma folha de jornal bem picada + 2 ovos dentro do radiador, lembrando que se deve retirar a válvula termostática, consegui rodar aproximadamente 200km de volta.
    essa solucao de ovo, fuba, etc... ja ouvi varias, e funcionam.
    Eu acrescento que combinado com isso ande sem a tampa do radiador para nao pressurizar.

    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Outra solução para o carvão do distribuidor que se perde.
    Pegue um talo de mato bem verde, e coloque no distribuidor.
    Vai bem, mais leve mais alguns, pois quando ele desidratar dentro do distribuidor, terá que ser substituido.
    Para o distribuidor sera que um toquinho de arame nao resolveria ?

    --//--

    Uma vez me quebrou uma barra de direcao...quebra resultado de uma solda mal feita. Consetei com um pedaco de chave de roda que eu coloquei dentro da barra de direcao. E com uma corrente presa nas abracadeiras dos terminais... ficou joia.

  • #4
    Usuário Avatar de Bernardaomodificado69
    Entrada
    23/04/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    50
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    Outra para o distribuidor eh o carvaozinho, eh desmontar uma pilha e pronto la temos o carvaozinho que muitas vezes deixa alguem na mao....

  • #5
    Reparos Emergenciais na Trilha?!?!

    Eu resumiria numa palavra: GAMBIARRA!!!

    Bom, eu já usei um biquini no lugar de uma correia da bomba de água. Funcionou por poucos quilômetros, mas o suficiente para passar a noite em local seguro e conseguir ajuda.

    Tem detalhes aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=74247

    Inclusive a caçada por um parafuso compatível (não essencial ao funcionamento do motor) quando o parafuso do esticador do alternador quebrou.

    Vou procurar umas fotos antigas, quando usamos um Hilift para destalonar o pneu e reparar a câmara de ar.

    Seria bacana ilustrar tudo com fotos, se possível.

    Bom tópico!!!

    Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #6
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Legal esse tópico....
    Uma vez a hélice encontrou o radiador, depois de uns pulinhos nas dunas..
    Só que abriu um buraco tão grande que o jornal com ovo não daria conta...
    Um pouco de poxpol e tudo resolvido...consigui rodar os 300 km devolta e acabei esquecendo do reparo...nunca incomodou...até que mandei consertar depois de alguns meses...só saiu com maçarico!!!


    Abraços

  • #7
    Hahaha.

    Loras, além de uma boa dica de adaptação, é uma boa desculpa se as patroas encontrarem calcinhas,sutians, biquines dentro da viatura.
    Nada mais que uma simples correia reserva.
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
    www.WB4X4.com.br / www.JEEPECIA.net

  • #8
    Fomos numa trilha e um amigo tava com uma land 90. Primeira trilha do carro.
    Na porta da trilha e ele parou pq ela ferveu...
    Fomos ver e a tampa do radiador tava trincada por sobre-torque (manutenção dia anterior).

    Para quem nao sabe a land usa um bujao roscado e nao tampa como outros carros usam.

    Pois bem, um de nossos amigos, tinha uma mala de ferramentas completa, só tranqueiras...parecia o Mc Guiver!

    Um niple daqueles de banheiro deu certo na rosca. Apertamos, completamos a água e toda a trilha sem problemas!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #9
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    36
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JUNINHO_BITTENCOURT Ver Post
    - CASO 01: CJ5 afrouxa, espana e quebra todos os parafusos que prende a manga de eixo ao munhão, tudo salta fora.
    Trilha dia 31 de Dez. ultimo dia do ano, e para nao passar o réveillon comendo linguiça com pão, o jeito seria adaptar:
    Fizemos rosca com parafusos Telep M10 e iniciamos a montagem.
    Da cruzeta sumiram praticamente todos os roletes do copinho.
    Solucão: Uma colher (jogada no meio de uma cx de ferramentas ??) foi cortada a concha e o cabo foi enrolado dentro do copinho da cruzeta e montado com muita graxa. Terminamos a trilha inteira com um CABO DE COLHER na cruzeta..

    [
    Juninho,

    Uma vez um carro que já havia acontecidom isto anteriormente ( parafusos espanados) voltou a acontecer novamente, como não adiantaria parrar um macho pois a rosca "maior" estava espanada também, a solução foi usar parafusos passantes no munhão, com a cabeça pelo lado de dentro.. o inconveniente foi ter de retirar o semi eixo, pois esse pegava na cabeça dos parafusos.

    Outra situação que foi Macgyver total : Voltando da trilha de noite, um dos carros do pelotão não vê uma valeta e "vaza" por cima dela... Resultado : "orelha" inferior do munhão entortada ( Onde vai o rolamento)

    Solução Um pino de 1/2 pol aproximadamente de um aço que não sei qual era, mas era resistente pacas apoiado na peça entortada, acoplado ao pino o cado do Hi lift e umas 4 pessoas fazendo força até o pino cisalhar. por incrível que pareça o munhão voltou e conseguimos terminar a trilha

    Vou tentar lembrar de mais alguns

    Abraço
    Denis

  • #10
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    48
    Posts
    1,172
    Agradecimentos: 2
    Achei isso no youtube. Já tinha ouvido falar nisso, mas nunca em video...

    Na trilha, furou dois pneus e só tem um estepe? Solução:

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=PC2b8ZuEds0[/ame]

  • #11
    Serve principalmente se quebrar semi-eixo semi-flutuante:

    Solução a la Clodovil: Enfia o pau, tranca bem forte e dpos é so fazer o trenzinho (ui )

    *Trilha Praia Triste - Porto Belo/SC.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.-1176.jpg   Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.-1177.jpg   Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.-1181.jpg   Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.-1182.jpg   Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.-1185.jpg  
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
    www.WB4X4.com.br / www.JEEPECIA.net

  • #12
    Usuário Avatar de mrcrema
    Entrada
    14/09/2006
    Local
    SÃO CAETANO DO SUL/SP
    Idade
    53
    Posts
    2,403
    Agradecimentos: 0
    Uma solução que vi em um video da Adrenalama, quebrou o terminal de direção do jeep e não tnha nada na mão para colocar no lugar e eles tinham que terminar a trilha. Entra o Gonzo na parada tentando uma solução. O que fizeram ? Prenderam o gancho do guincho eletrico de um lado do terminal que estava quebrado passando por cima e prendendo na barra do outro lado, o jeep foi conduzido ate o final da trilha pelo guincho eletrico, enrolava ele ia para a direira, desenrolava ele ia para a esquerda, genial essa gambi.

    Quem quiser ver tem em um video gravado pela Adrenalama.

    Abraços
    JEEP VIAGRA - DE VOLTA.
    E
    XTERRA

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade