x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33

Hybrid View

Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.

Estou criando este tópico para reunir relatos de ''proezas'' mecânicas e elétricas, realizadas no mato para por as viaturas novamente na ativa.

Topico para aprender e dar boas risadas com as ''enjambracoes'' e quem sabe montar um ''Manual do jiperio MacGyver''

Iniciou com algumas:

- CASO 01: CJ5 afrouxa, espana e quebra todos os parafusos que prende a manga de eixo ao munhão, tudo salta fora.
    Trilha dia 31 de Dez. ultimo dia do ano, e para nao passar o réveillon comendo linguiça com pão, o jeito seria adaptar:
    Fizemos rosca com parafusos Telep M10 e iniciamos a montagem.
    Da cruzeta sumiram praticamente todos os roletes do copinho.
    Solucão: Uma colher (jogada no meio de uma cx de ferramentas ??) foi cortada a concha e o cabo foi enrolado dentro do copinho da cruzeta e montado com muita graxa. Terminamos a trilha inteira com um CABO DE COLHER na cruzeta..

- CASO 02: CJ5 quebra pino do eixo da tomada de forca de um guincho mecânico, apos desmontar a tomada, foi constatado que o pino nao sairia.
    Solucão: Um puncão temperado de 1045 foi enfiado na marreta no lugar do pino. Creio que deva estar la ate hoje, ninguem deve ter dado jeito de sacar.

- CASO 03: CJ5 apaga no meio de um ribeirão. Ao abrir o distribuidor para secar, o ''meçanico'' deixa cair a molinha helicoidal da escova dentro da aguá, obviamente ninguem acharia.
    Solucão: Umo caneta esferográfica (Também jogada dentro da cx de ferramentas ) foi desmontada e retirada a ''molinha'' e montou perfeitamente.

[]s , tentando lembrar mais
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
    www.WB4X4.com.br / www.JEEPECIA.net

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Um caso que eu passei.

Ao atravessar um rio, a hélice e o radiador se desentendem.

Uma folha de jornal bem picada + 2 ovos dentro do radiador, lembrando que se deve retirar a válvula termostática, consegui rodar aproximadamente 200km de volta.

Outra solução para o carvão do distribuidor que se perde.
    Pegue um talo de mato bem verde, e coloque no distribuidor.
    Vai bem, mais leve mais alguns, pois quando ele desidratar dentro do distribuidor, terá que ser substituido.

Usuário Avatar de Jeep83
    Entrada
    25/01/2004
    Local
    Jacareí/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Um caso que eu passei.

Ao atravessar um rio, a hélice e o radiador se desentendem.

Uma folha de jornal bem picada + 2 ovos dentro do radiador, lembrando que se deve retirar a válvula termostática, consegui rodar aproximadamente 200km de volta.
    essa solucao de ovo, fuba, etc... ja ouvi varias, e funcionam.
    Eu acrescento que combinado com isso ande sem a tampa do radiador para nao pressurizar.

Vai bem, mais leve mais alguns, pois quando ele desidratar dentro do distribuidor, terá que ser substituido.
    Para o distribuidor sera que um toquinho de arame nao resolveria ?

--//--

Uma vez me quebrou uma barra de direcao...quebra resultado de uma solda mal feita. Consetei com um pedaco de chave de roda que eu coloquei dentro da barra de direcao. E com uma corrente presa nas abracadeiras dos terminais... ficou joia.

Usuário Avatar de Bernardaomodificado69
    Entrada
    23/04/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Outra para o distribuidor eh o carvaozinho, eh desmontar uma pilha e pronto la temos o carvaozinho que muitas vezes deixa alguem na mao....

Reparos Emergenciais na Trilha?!?!

Eu resumiria numa palavra: GAMBIARRA!!!

Bom, eu já usei um biquini no lugar de uma correia da bomba de água. Funcionou por poucos quilômetros, mas o suficiente para passar a noite em local seguro e conseguir ajuda.

Tem detalhes aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=74247

Inclusive a caçada por um parafuso compatível (não essencial ao funcionamento do motor) quando o parafuso do esticador do alternador quebrou.

Vou procurar umas fotos antigas, quando usamos um Hilift para destalonar o pneu e reparar a câmara de ar.

Seria bacana ilustrar tudo com fotos, se possível.

Bom tópico!!!

Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Legal esse tópico....
    Uma vez a hélice encontrou o radiador, depois de uns pulinhos nas dunas..
    Só que abriu um buraco tão grande que o jornal com ovo não daria conta...
    Um pouco de poxpol e tudo resolvido...consigui rodar os 300 km devolta e acabei esquecendo do reparo...nunca incomodou...até que mandei consertar depois de alguns meses...só saiu com maçarico!!!

Abraços

Hahaha.

Loras, além de uma boa dica de adaptação, é uma boa desculpa se as patroas encontrarem calcinhas,sutians, biquines dentro da viatura.
    Nada mais que uma simples correia reserva.
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
    www.WB4X4.com.br / www.JEEPECIA.net

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Um caso que eu passei.

Um pouquinho de "cuspe" resolve a desidratação do talinho.

Um amigo nosso andou mais de ano com um pedacinho de madeira no lugar do carvão....começava a falhar, abria o distribuidor, dava uma lambida no talinho e punha de volta....."funcionava melhor que com o carvão", segundo ele, heheheheh!!!!

Esse final de semana aprendi mais "intervenção mecânica" do tempo do vovô, para os quem tem carburador DFV (cópia do Zenith americano).

Fui dar uma volta com o Jeep, e no caminho de volta para casa o jeep perdeu totalmente a lenta e começou a morrer. Obviamente alguma sujeira entupiu o carburador.
    O meca, que é das antigas, me falou para tentar o seguinte procedimento; Inverter 2 cabos de vela e funcionar o motor beeem rapidamente. O motor falhou um pouco, deu uns estouros e ... após colocar os cabos das vela na posição correta, a lenta voltou redondinha!

Abraço a todos

Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Mas o por que de trocar os cabos e o bura desentipir, que não entendi.

Mecanicamente falando..... Por que funcionou após este procedimento?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Alexandre, ele fez isso e deu ignição no coletor de admissão, fazendo dar um sopro contra o carburador.
    Já fiz isso em Chevette 1.4 e realmente funciona. No Monza à alcool que tive não adiantou nada, só estragou a junta do pé do carburador pois deu entrada de ar após o feito.

Pra mangueira de radiador com rasgo eu já enrolei um monte de luvas cirúrgicas que tenho no meu kit de primeiros socorros no carro (desde 1997 E já me ajudou muitas vezes) e alguns preservativos.

Cabo e vela estourado substituí por galhos finos de árvore já fiz num Monza com injeção eletrônica.

No meio de uma viagem, o sistema de avanço centrífugo do distribuidor se desmontou e usei pedaços de câmera de ar no lugar das molas.

Fio ligando direto entre a bateria e a bobina numa Lada Laika após pane elétrica à noite;

Magnetizei muito pedaço de metal com fio enrolado e curto na bobina pra pegar parafusos caídos pelo motor;

Já queimei os dedos nas faíscas segurando uma lâmpada do pisca com um fio e aterrando no motor pra enxergar de noite no escuro;

Já liguei muito motor com desengripante pra ajudar a puxar combustível ou bateria fraca

Esse eu nunca fiz, mas um amigo meu soldou uma ponteira com um arame na bateria e um eletrodo.

O meu sogro uma vez encheu um pneu com capim e areia pra seguir viajem na antiga estrada do inferno entre Mostardas e São José do Norte.

O meu sogro também mergulhou um Gol 1.8 nua vala que ficou apenas o para choque traseiro fora da água.

Drenou o cárter e filtro, sacou as velas, meteu óleo diesel no carter a bateu arranque.
    Depois tirou o diesel e botou óleo novamente e seguiu viajem com os bancos ainda escorrendo água.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Lucianom38a1 Ver Post
    Esse final de semana aprendi mais "intervenção mecânica" do tempo do vovô, para os quem tem carburador DFV (cópia do Zenith americano).

Fui dar uma volta com o Jeep, e no caminho de volta para casa o jeep perdeu totalmente a lenta e começou a morrer. Obviamente alguma sujeira entupiu o carburador.
    O meca, que é das antigas, me falou para tentar o seguinte procedimento; Inverter 2 cabos de vela e funcionar o motor beeem rapidamente. O motor falhou um pouco, deu uns estouros e ... após colocar os cabos das vela na posição correta, a lenta voltou redondinha!

Abraço a todos

Essa "técnica" aqui é chamada de desfibrilador !
    Até resolve no momento, mas solução mesmo só limpando o carbura ...

[]´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem