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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Daqui a pouco o Mallace aparece dizendo que o Leopoldo ofendeu ele e começou a discussão..

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #14
    Usuário Avatar de Luca
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    Keko,

    Criatividade brilhante.
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    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #15

    Re: provas

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    E para não dizer que eu não sei do que falo:

    Traduzindo, página 51 - Jeep owner bible - Moses Lund - Operating Your Jeep:

    "A transmissão do jeep com exceção do Quadratrac ou do Full-time não tolera o uso em 4x4 em superfícies rígidas - lei-se asfalto.
    A tração do eixo dianteiro e do traseiro não se faz em perfeita sincronização e o resultado É engripamento de engrenagens. Esta condição se caracteriza por alavanca travada e/ou o mesmo com as rodas-livres, danificando a transmissão (Um diferencial central dentro da caixa de transferência nos cambios Full-Time evitam o engripamento)"

    Ou seja......Full-Time em Part-Time danifica a transmissão.

    Tem mais, depois coloco aqui.

    E Obrigado Luca, é um dos que sabe.
    Leopoldo, não concordo com a forma que o Wallace escreve, mas no caso do Full Time de Cherokee na sua resposta diz
    (exceção do Quadratrac ou do Full-time não tolera o uso em 4x4 em superfícies rígidas - lei-se asfalto.)

    No full time o diferencial central está destravado, das 4 rodas que estão em curso só uma está tracionando efetivamente a roda que estiver fazendo menos força ou em caso de curva a roda que estiver fazendo o raio maior, por isso pode-se usar full-time o tempo todo, uma situação que é excelente e quando vc está rebocando. veja foto em anexo
    quando vc trava o diferencioal central ele vira um 4x4 normal part time tracionando os dois eixos ao mesmo tempo, ou seja uma roda de cada eixo esta efetivamente tracionando, e é a mesma situação eum uma curva seas rod da frente não giram igual as de trás e por isso gera trancos e desgaste prematuro da transmissão,

    Concordo com vc que entre usar 4x2 e 4x4full time no full time há o desgaste natural de estar usando toda transmissão dianteira e se não houver um motivo (chuva ou reboque) para que usar.

    Não sei se ajudei,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Part Time : Quando usar ?-dsci00332_156.jpg  

  • #16
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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  • #17
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Mas é a mesma coisa!

    Ojeda,

    lógico que ajudou .... você escreveu exatamente o que estive defendendo até agora !

    Só que no caso desta tradução você confundiu o texto :

    o que o manual diz é:

    a menos que esteja em full-time, não dá para dirigir tranquilamente e em velocidade em piso seco !

    MAs para não deixar dúvidas vou colocar um parênteseis lá em cima.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #18
    Não sou especialista como os colegas do fórum, mas a minha opinião segue a lógica:

    Se está escrito "full time" significa que posso usar o tempo todo ou não

    "part time" durante intervalos de tempo em que se faça necessário.

    Simples assim..

    []s tentando conter o ânimo dos colegas

  • #19
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Se quiser contrariar dados de engenharia masi que conhecidos, por exemplo, escaneie e mostre a página do manual do proprietário da cherokee onde diz que pode rodar em part-time sem problemas!
    Contrariando a "SUA engenharia", pois na minha já podia... o grifo é meu.

    Manual da Cherokee 98 em portugues... assim não tem o perigo de tradução...

    Pagina 79:
    Nunca use o Command-Trac no modo 4x4 em estradas secas de superficie dura por muito tempo e use 4L somente quando necessário para obter força de propulsão extra.

    Ou seja, não só fala que pode usar a Part-time como até a reduzida...

    Quem tiver alguma duvida, ainda tem logo abaixo a explicação de como fazer para desengatar a 4x4 ou mesmo 4L quando estiver em tais pisos.

    Será que agora vão falar que o que esta escrito no manual não vale nada?
    Vamos ver qual a desculpa agora.

  • #20
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Re: como usa

    Wallace, to começando a achar que você não leu o que eu tinha a escrito.
    O seu manual fala exatamente a mesma coisa que eu tinha escrito lá em cima e você disparou essa tempestade toda:

    "Nunca use o Command-Trac no modo 4x4 em estradas secas de superficie dura por muito tempo"

    E de novo a conclusão é: andar em part-time desnecessariamente em terreno seco detona a transmissão. Espero que estejamos todos de acordo que não é imediatamente mas, causa prejuízos possivelmente a curto prazo.

    Part time é para situações fora de estrada ou por exemplo para subir a ladeira da rua ou garagem coberta de gelo, ou escorregadia debaixo de chuva.
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  • #21

    Re: como usa

    Bem agora que eu tenho razão vamos voltar a alguns pontos...

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
    Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.

    Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time.

    Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP.
    So que você esquece que o diferencial central possa ter um mecanismo tipo deslizamento limitado... o que alias 'w muito comum.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Até o TJ é assim hoje!.......mas a WARN tem kit de conversão Ful-Time para Part-Time
    Onde tem isso?
    Nunca vi!
    Ou você estaria confundindo com o kit de rodas livres?

  • #22

    Re: como usa

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.
    Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !
    Bem já vimos que não é assim né, é muito comum precisar do part-time, muitas vezes até reduzido para reboque, principalmente para tirar e colocar pesados barcos da água ou para transpor uma rampa acentuada com reboque pesado.
    Lembrando que muitas vezes é mais importante usar a reduzida para segurar o peso no freio motor que usar a reduzida para subir a mesma rampa.
    Outra posibilidade é como aconteceu comigo.
    Uma chuva absurda na Rodovia Carvalho Pinto, fui de full-time para part-time mesmo em curvas de tanta água que caia, mesmo assim não era seguro andar a mais de uns 50 km/h.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Foi o que eu disse sobre direção defensiva mas, veja bem que existem discussões que provam o contrário, mas isso é como a história do ovo e a galinha.
    É muito mais seguro.
    O que pode-se se discutir é o tipo da tração usada.
    Eu não gosto das tração Full-time das Grand Cherokee vendidas aqui. E 100% tração traseira, quando ela escorrega transfere a tração para frente.
    Para mim isso acaba deixando a tração imprevisivel.
    Prefiro a full-time da Sport que é 45% da força na frente e o resto no eixo traseiro.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Isso não é argumento para justificar o full-time. Não foi por esse lado da história que resolveram colocar o full time nesses veículos. Duvido que um pé bem adestrado não controle bem um carro assim.
    E segundo sua teoria, Lands e Nivas não deveriam rodar, pois não tem opção de 4x2...

  • #23
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Re: como usa

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Bem agora que eu tenho razão......?


    Wallace, agora eu tenho certeza que você não lê o que eu escrevo ou o que você escreve!

    Depois dessa, vou tomar um café, vou na locadora pegar um filme, vou repirar fundo e depois eu volto...........
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  • #24

    Re: como usa

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Part time é para situações fora de estrada ou por exemplo para subir a ladeira da rua ou garagem coberta de gelo, ou escorregadia debaixo de chuva.
    Ai muitas vezes pode ficar em Full-time que funciona.

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