x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
    Usuário
    Entrada
    18/11/2004
    Agradecimentos: 0

Part Time : Quando usar ?

Olá, apesar de haver alguns posts sobre o assunto no fórum, ainda tenho dúvidas sobre o modo de tração Part Time. Meu jeep é a Cherokee Sport automática 97/97, gasolina. A principal dúvida é quando e porquê usar a tração 4x4 Part Time, se a Cherokee tem a 4x4 FullTime. Em que situações usaria a Part Time em vez da Full Time ??

Grato,

Marcelo

Voce pode usar o Part Time e só quando o terreno tem pouca aderencia
    o Full time pode ser a qualquer momento, mas eu prefiro em dia de chuva da muita estabilidade

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

como usa

É bem assim como o Sr. Ojeda explicou mas sendo um pouco mais detalhado é o seguinte:

O jeep CJ (como exemplo) tem a tração traseira como normal do dia-a-dia. Quando em terreno escorregadio, aciona-se a alavanca de tração nas 4 rodas e as rodas livres. Nesse momento ele vira um Part-time. Muito bem, só que ele tem 2 limitações que todos conhecem:

1-não usar em Part-Time acima de 40km/h.
    2-não usar em Part-time no asfalto ou terreno sêco.

Por que?

Porque o Jeep não tem diferencial central, que vai dentro da caixa de transferência ou no meio do caminho. Sem isso, nessas condições acima, o acoplamento constante entre os 2 diferenciais destruiria as engrenages da caixa de transferência.

AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
    Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.

Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time.

Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP.

Até o TJ é assim hoje!.

corrigindo:

não é não! o bicho é part-time.....mas a WARN tem kit de conversão para por roda livre
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Re: como usa

Citação Postado originalmente por leopoldo
    O jeep CJ (como exemplo) tem a tração traseira como normal do dia-a-dia. Quando em terreno escorregadio, aciona-se a alavanca de tração nas 4 rodas e as rodas livres. Nesse momento ele vira um Part-time. Muito bem, só que ele tem 2 limitações que todos conhecem:

1-não usar em Part-Time acima de 40km/h.
    2-não usar em Part-time no asfalto ou terreno sêco.

Por que?

Porque o Jeep não tem diferencial central, que vai dentro da caixa de transferência ou no meio do caminho. Sem isso, nessas condições acima, o acoplamento constante entre os 2 diferenciais destruiria as engrenages da caixa de transferência.

AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
    Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.

Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time.

Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP.

Até o TJ é assim hoje!.......mas a WARN tem kit de conversão Ful-Time para Part-Time
    Na Cherokee e em outros 4x4 modernos pode-se andar em qualquer velocidade em 4x4 part-time, basta só andar em linha reta ou que o piso seja de baixa aderencia para as rodas poderem escorregar entes de forçar a transmissão.
    A Cherokee fica muito mais segura em 4x4 full-time mesmo a baixa velocidade. É muita potencia, muito reduzida e muito leve para andar em 4x2 em piso molhado, por exemplo.
    Pode fazer fora de estrada sim em 4x4 Full-time... normalmente é 45% da força no eixo dianteiro e o resto para o traseiro, mas em Part-time fica tudo mais previsivel.
    O TJ e assim pois é muito curto para ter a caixa select-track.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Citação Postado originalmente por Wallace
    Na Cherokee e em outros 4x4 modernos pode-se andar em qualquer velocidade em 4x4 part-time, basta só andar em linha reta
    Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.

Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !

A Cherokee fica muito mais segura em 4x4 full-time...........
    Foi o que eu disse sobre direção defensiva mas, veja bem que existem discussões que provam o contrário, mas isso é como a história do ovo e a galinha.

É muita potencia, muito reduzida e muito leve para andar em 4x2 em piso molhado, por exemplo
    Isso não é argumento para justificar o full-time. Não foi por esse lado da história que resolveram colocar o full time nesses veículos. Duvido que um pé bem adestrado não controle bem um carro assim.

Pode fazer fora de estrada sim em 4x4 Full-time... normalmente é 45% da força no eixo dianteiro e o resto para o traseiro, mas em Part-time fica tudo mais previsivel
    Não é que não pode mas se a lama for braba mesmo, acontece exatamente o que eu disse lá em cima. O que ajuda é um bloqueio no eixo traseiro.

Na Cherokee e em outros 4x4 modernos pode-se andar em qualquer velocidade em 4x4 part-time, basta só andar em linha reta
    Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.

Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !

Na teoria não pode. Na prática pode, pois o contato do pneu com o solo não é 100% sincronizado, mesmo em piso seco........

Mas que estressa mais os componentes, sem dúvida...........

Me lembro uma vez quando usava os BF 31 no Samurai. Estávamos em Parati quando bati num puto buraco no Rio-Santos e começou a ter um PUTO shimmy. Não consegui nem dirigir o carro.

Para chegar em casa, não deu outra, engatei o 4x4 e fui embora. Com o c* na mão, fazendo curvas bem abertas e tudo. Mas chegamos via o mesmo Rio-Santos, sem moer nada........

Abraços,

Deixa de falar besteira!
    Foi o que eu disse sobre direção defensiva mas, veja bem que existem discussões que provam o contrário, mas isso é como a história do ovo e a galinha.
    Mais besteira!
    Isso não é argumento para justificar o full-time. Não foi por esse lado da história que resolveram colocar o full time nesses veículos. Duvido que um pé bem adestrado não controle bem um carro assim.
    Anda mais besteira! Estamos falando do motorista medio.
    Lembre-se que antes de lama tais veiculos foram feitos para neve.
    Assim é obviamente muito mais seguro andar em 4x4 full-time em qualquer piso, assim como é muito melhor ter ABS, etc e tal.
    Deixa de ser chato e aprenda a ter uma visão mais global, e não só a sua trancada na sua garagem.
    Não é que não pode mas se a lama for braba mesmo, acontece exatamente o que eu disse lá em cima. O que ajuda é um bloqueio no eixo traseiro.
    Novamente você não sabe pensar de forma generalizada... só dentro de sua caixa de sapatos.

Meu amigo tinha uma XJ igual a minha e sempre colocava em Full-time quando a esposa dele pegava a Cherokee. Porque... porque ela é uma motorista da media que tinha um Clio 1.0 e não estava acostumada com tração traseira, motor forte etc e tal.
    Mas certamente voce vai dizer que é burrice e que ela tinha que aprender a pilotar com um pé adestrado. E enquanto não aprender todos correm risco de acidente né.
    É burrice não aproveitar da vantagem do Full-time quem tem.
    Estou achando que voce é muito invejoso e queria ter a opção de Full-time, mas como não tem, não quer que os que tem usem.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Longo prazo

Bill, concordo contigo.

O que eu disse é A LONGO PRAZO.

As engrenagens não são feitas de banana para moer em 5 minutos.

É que se a gente não alerta, vai ter nó cego que vai ler e vai pensar assim:

Já que eles disseram que pode, vou andar só em part time,

e daquí a um ano, quando começar a aparecer folga até no documento o cara vai falar:

foi aquele bando de burros que disse que podia

Então eu digo :

Não pode, não deve e quais as diferenças específicas em um sistema e outro.

Leopoldo,

Eu prefiro falar de uma forma mais objetivo. Se o nó cego não souber como interpretar isso para a sua circunstância, problema dele..........

A responsibilidade pelo uso de informações adquirido na Internet é por conta e risco do comprador..........

Abraços,

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

tecnico

Wallace,

Não perca a linha comigo porque você só perde tempo.

A DISCUSSÃO AQUI É PURAMENTE TÉCNICA E NÃO SE VOCÊ FICA AFETADO COM ISSO OU NÃO

O rapaz fez uma pergunta, responda o que é correto e não oque você acha.

Se quiser contrariar dados de engenharia masi que conhecidos, por exemplo, escaneie e mostre a página do manual do proprietário da cherokee onde diz que pode rodar em part-time sem problemas!

E sobre inveja.......isso é coisa de incompetente !

Nem se preocupe com isso porque se eu quiser tenho plena capacidade de montar um sistema desse no meu CJ a hora que eu quiser.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo,

Nem se de ao trabalho de justificar. Quem sabe, sabe.

[]´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

provas

E para não dizer que eu não sei do que falo:

Traduzindo, página 51 - Jeep owner bible - Moses Lund - Operating Your Jeep:

"A transmissão do jeep [com exceção do Quadratrac ou do Full-time] não tolera o uso em 4x4 em superfícies rígidas - lei-se asfalto.
    A tração do eixo dianteiro e do traseiro não se faz em perfeita sincronização e o resultado É engripamento de engrenagens. Esta condição se caracteriza por alavanca travada e/ou o mesmo com as rodas-livres, danificando a transmissão (Um diferencial central dentro da caixa de transferência nos cambios Full-Time evitam o engripamento)"

Ou seja......Full-Time em Part-Time danifica a transmissão.

Tem mais, depois coloco aqui.

E Obrigado Luca, é um dos que sabe.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem