x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 37

Hybrid View

  • #1



    Não sou especialista como os colegas do fórum, mas a minha opinião segue a lógica:

    Se está escrito "full time" significa que posso usar o tempo todo ou não

    "part time" durante intervalos de tempo em que se faça necessário.

    Simples assim..

    []s tentando conter o ânimo dos colegas

  • #2
    Usuário Avatar de Paraty
    Entrada
    19/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    389
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por DougBRSP Ver Post
    Não sou especialista como os colegas do fórum, mas a minha opinião segue a lógica:

    Se está escrito "full time" significa que posso usar o tempo todo ou não

    "part time" durante intervalos de tempo em que se faça necessário.

    Simples assim..

    []s tentando conter o ânimo dos colegas
    O meu bom senso apóia o seu bom senso!

    Mesmo que eu não saiba nada de 4x4 (AINDA, sOZA!)

  • #3
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Se quiser contrariar dados de engenharia masi que conhecidos, por exemplo, escaneie e mostre a página do manual do proprietário da cherokee onde diz que pode rodar em part-time sem problemas!
    Contrariando a "SUA engenharia", pois na minha já podia... o grifo é meu.

    Manual da Cherokee 98 em portugues... assim não tem o perigo de tradução...

    Pagina 79:
    Nunca use o Command-Trac no modo 4x4 em estradas secas de superficie dura por muito tempo e use 4L somente quando necessário para obter força de propulsão extra.

    Ou seja, não só fala que pode usar a Part-time como até a reduzida...

    Quem tiver alguma duvida, ainda tem logo abaixo a explicação de como fazer para desengatar a 4x4 ou mesmo 4L quando estiver em tais pisos.

    Será que agora vão falar que o que esta escrito no manual não vale nada?
    Vamos ver qual a desculpa agora.

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    Re: como usa

    Wallace, to começando a achar que você não leu o que eu tinha a escrito.
    O seu manual fala exatamente a mesma coisa que eu tinha escrito lá em cima e você disparou essa tempestade toda:

    "Nunca use o Command-Trac no modo 4x4 em estradas secas de superficie dura por muito tempo"

    E de novo a conclusão é: andar em part-time desnecessariamente em terreno seco detona a transmissão. Espero que estejamos todos de acordo que não é imediatamente mas, causa prejuízos possivelmente a curto prazo.

    Part time é para situações fora de estrada ou por exemplo para subir a ladeira da rua ou garagem coberta de gelo, ou escorregadia debaixo de chuva.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5

    Re: como usa

    Bem agora que eu tenho razão vamos voltar a alguns pontos...

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
    Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.

    Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time.

    Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP.
    So que você esquece que o diferencial central possa ter um mecanismo tipo deslizamento limitado... o que alias 'w muito comum.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Até o TJ é assim hoje!.......mas a WARN tem kit de conversão Ful-Time para Part-Time
    Onde tem isso?
    Nunca vi!
    Ou você estaria confundindo com o kit de rodas livres?

  • #6

    Re: como usa

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Só se for em linha reta, apenas em linha reta, com a pressão dos pneus exatamente a mesma, aferido na 2º casa depois da vírgula, com a distribuição de peso por roda exatamente a mesma, idem a precisão.
    Isso é irreal. Então não pode, Wallace...........bom, poder até pode, a longo prazo é você que vai pagar as peças mesmo !
    Bem já vimos que não é assim né, é muito comum precisar do part-time, muitas vezes até reduzido para reboque, principalmente para tirar e colocar pesados barcos da água ou para transpor uma rampa acentuada com reboque pesado.
    Lembrando que muitas vezes é mais importante usar a reduzida para segurar o peso no freio motor que usar a reduzida para subir a mesma rampa.
    Outra posibilidade é como aconteceu comigo.
    Uma chuva absurda na Rodovia Carvalho Pinto, fui de full-time para part-time mesmo em curvas de tanta água que caia, mesmo assim não era seguro andar a mais de uns 50 km/h.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Foi o que eu disse sobre direção defensiva mas, veja bem que existem discussões que provam o contrário, mas isso é como a história do ovo e a galinha.
    É muito mais seguro.
    O que pode-se se discutir é o tipo da tração usada.
    Eu não gosto das tração Full-time das Grand Cherokee vendidas aqui. E 100% tração traseira, quando ela escorrega transfere a tração para frente.
    Para mim isso acaba deixando a tração imprevisivel.
    Prefiro a full-time da Sport que é 45% da força na frente e o resto no eixo traseiro.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Isso não é argumento para justificar o full-time. Não foi por esse lado da história que resolveram colocar o full time nesses veículos. Duvido que um pé bem adestrado não controle bem um carro assim.
    E segundo sua teoria, Lands e Nivas não deveriam rodar, pois não tem opção de 4x2...

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    Re: como usa

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Bem agora que eu tenho razão......?


    Wallace, agora eu tenho certeza que você não lê o que eu escrevo ou o que você escreve!

    Depois dessa, vou tomar um café, vou na locadora pegar um filme, vou repirar fundo e depois eu volto...........
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8

    Re: como usa

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Part time é para situações fora de estrada ou por exemplo para subir a ladeira da rua ou garagem coberta de gelo, ou escorregadia debaixo de chuva.
    Ai muitas vezes pode ficar em Full-time que funciona.

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    Diferenças

    Wallace,

    Bom, agora que eu voltei, vamos discutir o assunto mas para isso vamos rebobinar a fita e começar onde tudo começou.

    Wallace, por favor, leia com atenção antes de sair bufando !

    Se você não entender em português eu possso escrever em inglês, mas me POUPE o saco.

    Nosso colega perguntou:

    "quando e porquê usar a tração 4x4 Part Time, se a Cherokee tem a 4x4 FullTime. Em que situações usaria a Part Time em vez da Full Time ??"

    Explicação:

    Existem os seguintes modos de tração em um veículo com 2 eixos e 4 rodas - a princípio, não estou contando a presença de reduzida nem de bloqueio nos diferenciais dos eixos :

    1- simples tração dianteira (exemplos: golf, fiesta, gol, etc....)
    2- simples tração traseira (exemplos: opala, D10/D20/C10/C20, landau, etc...)
    3- tração dianteira com opção 4x4 na traseira(exemplo: pampa 4x4- sistema Part-Time).
    4- tração traseira com opção 4x4 na dianteira (exemplo: CJ até 1996 sistema Part-Time - caixa DANA 18/20/300, NP207, NP231 do jeep wrangler CJ7/TJ).
    5- Tração traseira com opção 4x4 na dianteira com diferencial central. (exemplo: caixa Quadra Trac do jeep CJ7 - com cambio automático, Grand-Cherokee)
    6- Tração permanente nas 4 com opção Part-Time(exemplo: selec trac NP242 da Grand-Cherokee, caixa do Niva, etc...)
    7- Deve ter outro, mas não importa é variação desses todos.

    O tipo de tração do item 5/6, é normalmente denominada FULL-TIME e já foi conhecido como All-Wheel Drive - vide os primórdios do sistema na perua AMC-AWD. Mas os nomes não importam e sim a funcionalidade.

    O sistema full-time obrigatóriamente tem um dispositivo entre o eixo dianteiro e traseiro chamado de diferencial central. Esse dispositivo pode ser mecanico (caixa satélite) - proporcionalidade variável entre os eixos, com escorregamento limitado ou o com o hidráulico, mais conhecido como viscoso com proporcionalidade de distribuição de torque. O controlador dessa proporcionalidade pode por exemplo ser eletrônico ou mecanico.

    Observação:

    Não há restrição de velocidade para o sistema Full-Time. Só para o Par-time (explicação logo a seguir)

    Agora vem a explicação para nosso colega Marcelo que já está de saco na Lua (se é que ele vai quere ler esse debate quase filosófico, mas que é obrigatorio para o Sr. Wallace):

    SE o seu veículo tem a pretenção de também ser um fora de estrada, além de Full-Time, ele precisa ter um sistema de bloqueio do diferencial central. O bloqueio do diferencial central transforma o Full-Time em Part-Time, mesmo se for com escorregamento limitado.

    Porque?

    Da mesma forma como num jeep sem bloqueio e sem estar com a tração ligada se uma roda atola ou fica no ar ou patina, a outra desacelera até parar, enquanto que a outra - a que está atolada ou no ar ganha aceleração - no full time acontece a mesma coisa só que as outras 3 param de tracionr o carro. Então, se um veículo full-time, sem bloqueio ou jeep full-time com o diferencial desbloqueado entra com uma roda na lama, as outra 3 param de tracionar e o jeep atola. Exemplo prático: LADA NIVA.

    O bloqueio do diferencial central isola o diferencial da frente do de trás. Assim, mesmo que a roda de um eixo atole, ainda tem 2 do outro eixo para transmitir tração.

    Observação:

    1- se os diferenciais estiverem com blocantes, lógicamente há vantagem tanto para o full-time quanto para o part-time.

    Limitações, vantagens e desvantagens dos sistemas:

    A- Full-Time:

    Como não tem roda livre, não precisa por o pé na lama para ligar/desligar nem molhar a cabeça num toró. Também não precisa de roda livre automática.

    Full- time com roda-livre na roda e desligada não é full-time ---é part-time.

    Não é lá essas coisas para estradas muito lamacentas se não houver bloqueio dos 2 diferenciais. Rock-Crawling nem pensar.

    É relativamente mais seguro no gelo e na chuva quando comparado a um part-time mas se o veículo tiver bloqueio nos 2 diferenciais, é necessário cuidado pois o veículo tem a tendência a desgarrar de lado, literalmente. Em veículos equipados com proporcionalizador de tração entre o eixo dianteiro e traseiro, essa tendência é menor.

    Quando é uma vantagem estar em FullTime?

    Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho.

    Quando é vantagem ser Full-Time?

    Para o projetista da máquina, pois pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está quase sempre dividido por 4.

    Desvantagem - e isso é para o bolso do proprietário:

    Em termos de manutenção é um veículo mais caro pois depois do cambio, são 2 cardans, diferenciais, rolamentos e acessórios o tempo inteiro rodando.

    b- Part-Time - o nosso CJ:

    Tudo bem, também não precisa de roda livre. A gente coloca para as peças não ficarem molinando e gerando desgaste e aumentando o consumo do jeep, que já é um beberrão. Então tem que por o pé na lama e molhar a cabeça num toró.

    Tem limitação de uso e velocidade em terrenos SECOS: areia, asfalto mesmo que esburacado de são paulo, cimento liso, pedregulho. Não deve ser usado justamente pela falta do diferencial central. Sem ele, o diferencial da frente luta contra o de trás e o resultado é o esforço entre os dentes das engrenagens da transmissão. Aumenta-se o desgaste e a probabilidade de quebra de um componente. Vide a dificuldade de desengatar a alavanca da tração ou as roda livres depois de um fora de estrada em terreno seco.

    Não dá para andar continuamente nem em estrada retas em part-time em alta velocidade. Isto porque as rodas não são 100% iguais, os eixos não estão totalmente paralelos o tempo todo, os pneus nã estão exatamente na mesma pressão, etc...etc...etc....

    Invariávelmente, mesmo em linha reta haverá esforço indesejando nos componentes da transmissão.

    Porém na lama, a coisa é outra. Com bloqueio nos 2 diferenciais melhor ainda, porém apresenta também a tendência em correr de lado, literalmente. Otimo para o rock crawling pois mesmo com 3 rodas no ar, se os 2 diferenciais tiverem blocante, a roda que sobra empurra ou puxa o jeep.

    No gelo e neve, tudo bem mas no asfalto molhado, a velocidade é o limitante por causa da falta do central.

    Quando é uma vantagem estar em Part-Time?

    Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho ou subindo uma estrada de terra lamacenta. No rock Crawling ou assemelhados.

    Quando NÃO é vantagem ser Part-Time?

    Para o projetista da máquina, pois não pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está só dividido por 2. Pior quando o bloqueio é previsto pois então o dimensionamento do semi-eixo é feito para o torque integral.

    Vantagem - e isso é para o bolso do proprietário:

    É um sistema mais simples e mais barato de se manter, pois não tem o diferencial central, no mínimo.

    --------------------------------------------------------------------------------------

    Conclusões:

    PART-TIME E FULL-TIME embora parecidos são funcionalmente muito diferentes.

    Full-Time não apresenta limitação de velocidade além do bom senso do motorista e da velocidade limite do pneu.

    Full-Time tem limitações no fora de estrada que são sobrepujados pelo Part-time.

    Part-Time tem limitação de velocidade e tipo de terreno.

    __________________________________________________ ___________


    Mas, afinal de contas, se o sistema full time é mais seguro que a tração simples e não tem as limitações do part-time, Porque alguns especilistas em direção criticam o sistema????

    Devido à obsolência dos motoristas. O que se argumenta é que o automatismo na direção devido aos diversos sistemas automotivos: a cambio automático, ABS, direção hidráulica, computador de bordo e sistema de direção por satélite tem diminuído a capacidade de reflexo dos motoristas em geral.

    Wallace, que fique claro que:

    a. não é apenas o FUll-time. Ele está no contexto.
    b. não sou eu que afirma isso (embora entenda perfeitamente), é a mídia e pesquisadores.

    Discussão semelhante tem na área da aviação. Só que o enfoque é um pouco diferente.

    __________________________________________________ ___________


    Bom, mas se um veículo FULL-TIME é mais caro, porque as pessoas compram?

    Basicamente status e comodidade pois a maioria nunca vai ver lama ou neve. É o que o mercado quer. E paga-se o preço.

    Mas tem gente que sabe o que quer e paga pela segurança ou porque precisa. Quem dirige na neve agradece.

    __________________________________________________ ___________


    Wallace, agora respondendo a outras perguntas :

    "segundo sua teoria, Lands e Nivas não deveriam rodar, pois não tem opção de 4x2..."

    Foi você que disse isso inferindo nem sei de onde. Isso não saiu pelos meus dedos no teclado.

    __________________________________________________ __________


    Sobre o TJ, é verdade. Aqui eu ERREI mesmo, pois estava me lembrando do kit WARN de roda livre mas o bichinho é Command-trac NV-231, então é Part-Time.

    O kit roda livre mata o ABS mas salva os componentes que ficam molinando de graça.


    __________________________________________________ __________


    Obrigado pela paciência,

    Agora vou ver ENTERPRISE>
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Leopoldo,

    Muito obrigado pela aula. Nada como ler uma explicação de quem sabe. O episódio de ontem foi lega? Eu não cheguei em casa a tempo.

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    Assista o repeteco segunda às 14:00, as histórias
    estão ótimas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12

    Re: Diferenças

    Caro Leopoldo,

    Corrigindo seus errinhos e outras...
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    4- tração traseira com opção 4x4 na dianteira(exemplo: CJ até 1996 sistema Part-Time. - caixa DANA 18/20/300, NP207, NP231, NP242 do jeep wrangler CJ7/TJ).
    NP242 é a Select-Trac que equipa a Cherokee Sport que tem opção 4x4 Full-time.
    E pelo que sei ela nunca equipou de fabrica o CJ7 e o TJ.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    5- Tração traseira com opção 4x4 na dianteria com diferencial central. (exemplo: caixa command trac:cherokee sport - Quadra trac do jeep CJ7)
    A command track é a NP231 que não tem opção de Full-time.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    6- Tração permanente nas 4 rodas(exemplo Niva, Gran-Cherokee, etc...)
    A Grand (e não Gran) Cherokee pode ser equipada com a command track assim como pode ser só 4x2... são raras mas existem.
    Como é um 4x4 sob demanda não devia ser considerado um tração permanente nas 4 rodas, mas tudo bem, é uma questão de opinião.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O sistema full-time obrigatóriamente tem um dispositivo entre o eixo dianteiro e traseiro chamado de diferencial central. Esse dispositivo pode ser mecanico ou hidráulico (viscoso), com ou sem proporcionalidade de distribuição de torque. O controlador dessa proporcionalidade pode por exemplo ser eletrônico ou mecanico.

    Observação:

    1- Não é porque o veículo é full-time que obrigatóriamente tenha diferencial central.
    Quer se decidir se o full-time obrigatoriamente o diferencial central ou não!
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    SE o seu veículo tem a pretenção de também ser um fora de estrada, além de Full-Time, ele precisa ter um sistema de bloqueio do diferencial central. O bloqueio do diferencial central transforma o Full-Time em Part-Time.

    Porque?

    Da mesma forma como num jeep sem bloqueio e sem estar com a tração ligada se uma roda atola ou fica no ar ou patina, a outra desacelera até parar, enquanto que a outra - a que está atolada ou no ar ganha aceleração - no full time acontece a mesma coisa só que as outras 3 param de tracionr o carro. Então, se um veículo full-time, sem bloqueio ou jeep full-time com o diferencial desbloqueado entra com uma roda na lama, as outra 3 param de tracionar e o jeep atola. Exemplo prático: LADA NIVA.

    O bloqueio do diferencial central isola o diferencial da frente do de trás. Assim, mesmo que a roda de um eixo atole, ainda tem 2 do outro eixo para transmitir tração.
    Como falei, existem diferenciais centrais que não precisam se exatamente bloqueado já que é tipo deslizamento limitado.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Full- time com roda-livre na roda e desligada não é full-time ---é part-time.
    Para mim não é nada... já que não andaria segundo suas próprias teorias... em tempo... nas minhas também...
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    É relativamente mais seguro no gelo e na chuva quando comparado a um part-time mas se o veículo tiver bloqueio nos 2 diferenciais, é necessário cuidado pois o veículo tem a tendência a desgarrar de lado, literalmente.
    Não. É bem mais seguro.
    Se é 4x4 Full-time não deveria ter bloqueio no eixo dianteiro que não o de deslizamento limitado ou selecionavel (delegável).
    No eixo traseiro também não tem problema, basta saber usar.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Quando é uma vantagem estar em FullTime?

    Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho.
    Têm muitas outras, mas basicamente com melhor distribuição de tração se tem mais estabilidade sempre.
    Assim como evitar de usar a 4x4 Part time em situações que possam danificar ou sobrecarregar a linha de transmissão pelo uso da tracão 4x4 part time.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Quando é vantagem ser Full-Time?

    Para o projetista da máquina, pois pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está quase sempre dividido por 4.
    Nem sempre, pois a Select Trac da Jipe e a Super Seletc da Pajero tem a 4x4 Full-time e a opção 4x2, assim o torque não esta sempre dividido não.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Desvantagem - e isso é para o bolso do proprietário:

    Em termos de manutenção é um veículo mais caro pois depois do cambio, são 2 cardans, diferenciais, rolamentos e acessórios o tempo inteiro rodando.
    Não tem a roda livre para dar problema e manutenção.
    E como você mesmo falou, com a tração dividida o desgaste da linha de transmissão traseira pode ser menor; o que pode igualar ou mesmo diminuir os custos. Mas pode ser maior também.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    b- Part-Time - o nosso CJ:

    Tudo bem, também não precisa de roda livre. A gente coloca para as peças não ficarem molinando e gerando desgaste e aumentando o consumo do jeep, que já é um beberrão. Então tem que por o pé na lama e molhar a cabeça num toró.
    Basta planejar e então ligar antes né...
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Não dá para andar continuamente nem em estrada retas em part-time em alta velocidade. Isto porque as rodas não são 100% iguais, os eixos não estão totalmente paralelos o tempo todo, os pneus nã estão exatamente na mesma pressão, etc...etc...etc....
    Pode sim no caso dos mais modernos (que foram projetados para isso) e em principio quanto maior a velocidade melhor, já que em alta velocidade temos menos aderência com o solo o que facilita o escorregamento de algum pneu.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho ou subindo uma estrada de terra lamacenta. No rock Crawling ou assemelhados.
    Se tiver a opção Full time pode deixar nela para a chuva normal em ruas e outros pisos com uma tração razoável.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Full-Time tem limitações no fora de estrada que são sobrepujados pelo Part-time.
    Errado novamente... existe uma situação que é quando se tem bloqueio nos dois eixos. Andar bloqueado nos dois eixos e em Full-time pode ser mais eficiente, com mais tração que andar em Part Time sem bloquear ambos os eixos.
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Mas, afinal de contas, se o sistema full time é mais seguro que a tração simples e não tem as limitações do part-time, Porque alguns especilistas em direção criticam o sistema????

    Devido à obsolência dos motoristas. O que se argumenta é que o automatismo na direção devido aos diversos sistemas automotivos: a cambio automático, ABS, direção hidráulica, computador de bordo e sistema de direção por satélite tem diminuído a capacidade de reflexo dos motoristas em geral.
    Teoria que quem é teórico.
    Na pratica quem tem interesse em direção se desenvolve naturalmente.
    Existem pessoas que tem limitações a aceitar avanços tecnológicos, muitas vezes por comodismo.
    Eu acho, por exemplo, mas seguro a transmissão automática da minha Cherokee onde acredito sem mais rápido e fácil baixar para 1/2 que no Stratus com o automático tipo Tip-Tronic onde só posso baixar uma marcha por vez, mas mais facilmente.
    Mas acho que é um tipo caso de comodismo de aprender algo novo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade