Wallace,
Bom, agora que eu voltei, vamos discutir o assunto mas para isso vamos rebobinar a fita e começar onde tudo começou.
Wallace, por favor, leia com atenção antes de sair bufando ! :shock:
Se você não entender em português eu possso escrever em inglês, mas me POUPE o saco.
Nosso colega perguntou:
"quando e porquê usar a tração 4x4 Part Time, se a Cherokee tem a 4x4 FullTime. Em que situações usaria a Part Time em vez da Full Time ??"
Explicação:
Existem os seguintes modos de tração em um veículo com 2 eixos e 4 rodas - a princípio, não estou contando a presença de reduzida nem de bloqueio nos diferenciais dos eixos :
1- simples tração dianteira (exemplos: golf, fiesta, gol, etc....)
2- simples tração traseira (exemplos: opala, D10/D20/C10/C20, landau, etc...)
3- tração dianteira com opção 4x4 na traseira(exemplo: pampa 4x4- sistema Part-Time).
4- tração traseira com opção 4x4 na dianteira (exemplo: CJ até 1996 sistema Part-Time - caixa DANA 18/20/300, NP207, NP231 do jeep wrangler CJ7/TJ).
5- Tração traseira com opção 4x4 na dianteira com diferencial central. (exemplo: caixa Quadra Trac do jeep CJ7 - com cambio automático, Grand-Cherokee)
6- Tração permanente nas 4 com opção Part-Time(exemplo: selec trac NP242 da Grand-Cherokee, caixa do Niva, etc...)
7- Deve ter outro, mas não importa é variação desses todos. :evil:
O tipo de tração do item 5/6, é normalmente denominada FULL-TIME e já foi conhecido como All-Wheel Drive - vide os primórdios do sistema na perua AMC-AWD. Mas os nomes não importam e sim a funcionalidade.
O sistema full-time obrigatóriamente tem um dispositivo entre o eixo dianteiro e traseiro chamado de diferencial central. Esse dispositivo pode ser mecanico (caixa satélite) - proporcionalidade variável entre os eixos, com escorregamento limitado ou o com o hidráulico, mais conhecido como viscoso com proporcionalidade de distribuição de torque. O controlador dessa proporcionalidade pode por exemplo ser eletrônico ou mecanico.
Observação:
Não há restrição de velocidade para o sistema Full-Time. Só para o Par-time (explicação logo a seguir)
Agora vem a explicação para nosso colega Marcelo que já está de saco na Lua (se é que ele vai quere ler esse debate quase filosófico, mas que é obrigatorio para o Sr. Wallace):
SE o seu veículo tem a pretenção de também ser um fora de estrada, além de Full-Time, ele precisa ter um sistema de bloqueio do diferencial central. O bloqueio do diferencial central transforma o Full-Time em Part-Time, mesmo se for com escorregamento limitado.
Porque?
Da mesma forma como num jeep sem bloqueio e sem estar com a tração ligada se uma roda atola ou fica no ar ou patina, a outra desacelera até parar, enquanto que a outra - a que está atolada ou no ar ganha aceleração - no full time acontece a mesma coisa só que as outras 3 param de tracionr o carro. Então, se um veículo full-time, sem bloqueio ou jeep full-time com o diferencial desbloqueado entra com uma roda na lama, as outra 3 param de tracionar e o jeep atola. Exemplo prático: LADA NIVA.
O bloqueio do diferencial central isola o diferencial da frente do de trás. Assim, mesmo que a roda de um eixo atole, ainda tem 2 do outro eixo para transmitir tração.
Observação:
1- se os diferenciais estiverem com blocantes, lógicamente há vantagem tanto para o full-time quanto para o part-time.
Limitações, vantagens e desvantagens dos sistemas:
A- Full-Time:
Como não tem roda livre, não precisa por o pé na lama para ligar/desligar nem molhar a cabeça num toró. Também não precisa de roda livre automática.
Full- time com roda-livre na roda e desligada não é full-time ---é part-time.
Não é lá essas coisas para estradas muito lamacentas se não houver bloqueio dos 2 diferenciais. Rock-Crawling nem pensar.
É relativamente mais seguro no gelo e na chuva quando comparado a um part-time mas se o veículo tiver bloqueio nos 2 diferenciais, é necessário cuidado pois o veículo tem a tendência a desgarrar de lado, literalmente. Em veículos equipados com proporcionalizador de tração entre o eixo dianteiro e traseiro, essa tendência é menor.
Quando é uma vantagem estar em FullTime?
Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho.
Quando é vantagem ser Full-Time?
Para o projetista da máquina, pois pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está quase sempre dividido por 4.
Desvantagem - e isso é para o bolso do proprietário:
Em termos de manutenção é um veículo mais caro pois depois do cambio, são 2 cardans, diferenciais, rolamentos e acessórios o tempo inteiro rodando.
b- Part-Time - o nosso CJ:
Tudo bem, também não precisa de roda livre. A gente coloca para as peças não ficarem molinando e gerando desgaste e aumentando o consumo do jeep, que já é um beberrão. Então tem que por o pé na lama e molhar a cabeça num toró.
Tem limitação de uso e velocidade em terrenos SECOS: areia, asfalto mesmo que esburacado de são paulo, cimento liso, pedregulho. Não deve ser usado justamente pela falta do diferencial central. Sem ele, o diferencial da frente luta contra o de trás e o resultado é o esforço entre os dentes das engrenagens da transmissão. Aumenta-se o desgaste e a probabilidade de quebra de um componente. Vide a dificuldade de desengatar a alavanca da tração ou as roda livres depois de um fora de estrada em terreno seco.
Não dá para andar continuamente nem em estrada retas em part-time em alta velocidade. Isto porque as rodas não são 100% iguais, os eixos não estão totalmente paralelos o tempo todo, os pneus nã estão exatamente na mesma pressão, etc...etc...etc....
Invariávelmente, mesmo em linha reta haverá esforço indesejando nos componentes da transmissão.
Porém na lama, a coisa é outra. Com bloqueio nos 2 diferenciais melhor ainda, porém apresenta também a tendência em correr de lado, literalmente. Otimo para o rock crawling pois mesmo com 3 rodas no ar, se os 2 diferenciais tiverem blocante, a roda que sobra empurra ou puxa o jeep.
No gelo e neve, tudo bem mas no asfalto molhado, a velocidade é o limitante por causa da falta do central.
Quando é uma vantagem estar em Part-Time?
Na chuva, subindo uma rua como a apeninos, no tempo que era de pedregulho ou subindo uma estrada de terra lamacenta. No rock Crawling ou assemelhados.
Quando NÃO é vantagem ser Part-Time?
Para o projetista da máquina, pois não pode "aliviar" o dimensionamento dos componentes depois do cambio / transferência pois o torque está só dividido por 2. Pior quando o bloqueio é previsto pois então o dimensionamento do semi-eixo é feito para o torque integral.
Vantagem - e isso é para o bolso do proprietário:
É um sistema mais simples e mais barato de se manter, pois não tem o diferencial central, no mínimo.
--------------------------------------------------------------------------------------
Conclusões:
PART-TIME E FULL-TIME embora parecidos são funcionalmente muito diferentes.
Full-Time não apresenta limitação de velocidade além do bom senso do motorista e da velocidade limite do pneu.
Full-Time tem limitações no fora de estrada que são sobrepujados pelo Part-time.
Part-Time tem limitação de velocidade e tipo de terreno.
__________________________________________________ ___________
Mas, afinal de contas, se o sistema full time é mais seguro que a tração simples e não tem as limitações do part-time, Porque alguns especilistas em direção criticam o sistema????
Devido à obsolência dos motoristas. O que se argumenta é que o automatismo na direção devido aos diversos sistemas automotivos: a cambio automático, ABS, direção hidráulica, computador de bordo e sistema de direção por satélite tem diminuído a capacidade de reflexo dos motoristas em geral.
Wallace, que fique claro que:
a. não é apenas o FUll-time. Ele está no contexto.
b. não sou eu que afirma isso (embora entenda perfeitamente), é a mídia e pesquisadores.
Discussão semelhante tem na área da aviação. Só que o enfoque é um pouco diferente.
__________________________________________________ ___________
Bom, mas se um veículo FULL-TIME é mais caro, porque as pessoas compram?
Basicamente status e comodidade pois a maioria nunca vai ver lama ou neve. É o que o mercado quer. E paga-se o preço.
Mas tem gente que sabe o que quer e paga pela segurança ou porque precisa. Quem dirige na neve agradece.
__________________________________________________ ___________
Wallace, agora respondendo a outras perguntas :
"segundo sua teoria, Lands e Nivas não deveriam rodar, pois não tem opção de 4x2..."
Foi você que disse isso inferindo nem sei de onde. Isso não saiu pelos meus dedos no teclado.
__________________________________________________ __________
Sobre o TJ, é verdade. :oops: Aqui eu ERREI mesmo, pois estava me lembrando do kit WARN de roda livre mas o bichinho é Command-trac NV-231, então é Part-Time.
O kit roda livre mata o ABS mas salva os componentes que ficam molinando de graça.
__________________________________________________ __________
Obrigado pela paciência,
Agora vou ver ENTERPRISE> :wink: