uma boa opção mesmo, procurando valores pelos diodos estão caros ...
R$70,00 cada um, vale a pena comprar esse pronto mesmo.
(só n to conseguindo mais usar o paypal hheheh)
Edu, só a titulo de esclarecimento, quando falamos em descarga profunda se refere a uma descarga de até 10,50v, ou seja, não se pode ultrapassar 10,50 em qualquer tipo de bateria, se fizer isso voce estará assinando o atestado de obto da bateria, outra coisa, uma bateria automotiva conseguimos usar somente 30% da sua capacidade total pois é uma bateria projetada para ser usada com um alternado e se poder dar somente 10 descarga profunda até 10,50, já a bateria estacionária é uma bateria que foi projetada para uso em serviço, tem um aproveitamente de 80% da sua amperagem total e permite até 60 descargas profundas até 10,50, com tudo esta bateria não pode virar motor de arranque e nem dar grande solavancos, penso que para voces a melhor opção e a bateria optima Yelloow que é de 75Ah e aquivale a uma bateria de 150Ah automotiva, permite 360 descarga profundas em até 10,50v, 90% do aproveitamente total da bateria, tamanho menor e tem 1000Ah de partida fria para virar motor de arranque e é preparada para levar grande solavancos, ou seja, ela sozinha é capaz de ligar um motor diesel de caminhão 6cc.
Ass. André Pereira
Sr.s, tópico é de fato engrandecedor, e fornece inúmeras opções e possibilidade de testes a serem realizados, porem no meio de todas essas informações estou tentando vislumbrar um solução prática e barata para implantar em nossas viaturas, ai vai:
Segundo os posts anteriores é consenso que podemos ligar duas baterias em paralelo, desde que quando o alternado parar de atuar as mesmas sejam desconectadas uma da outra.
Sendo assim o uso de um Rele entre as duas baterias e que se feche quando se aciona a chave do veículo e abra quando a mesma for desligada seria uma solução para o tema.
Agora vem minha dúvida, qual rele seria indicado para juntar duas baterias, por exemplo de 75A? Isso em um veículo com guincho de +ou- 10.000lbs.
Os reles que são utilizados em guinchos são suficientes?
Alem de falar de modelos podemos também falar em valores e revendedores.
Eu usei uma bateria de 80A comum e guincho Pitbull 12K. durou 3 meses a bateria. Uso pouco cabo no guincho e sempre com motor ligado e tracionando.
Comprei uma bosch silver 90A e ficou excelente. Toca o guincho muito bem, vira o motor com muita facilidade e paguei apenas 300 reais. Alternador original 80A.
Pesquisei bastante e nao vale a pena por duas baterias. Mais desvantagens do que vantagens. Se for para por diodo, duas baterias, rele etc e tal, o sistema começará a ter baixa confiabilidade e é tudo o que não precisamos no off-road. Tem de ser simples.
Tenho amigo usando 2 baterias e amigo usando uma unica, a vários anos, todo tipo de trilha, alternador original. E a diferença entre sistemas não compensa o investimento.
Sem duvida a bateria de gel é ótima mas 1000 reais dá para colocar uma bosch a cada ano...
qual diodo seria necessário para suprir uma carga de 150
amperes?
para eu pode colocar em uma adaptação em um ônibus?
muito bom sua ideia ajudou de +++++
mt obrigado