Pelo que andei lendo o MWM 4.2 de 6 cilindros da F250 sai com 1.2 Kg/cm2
Pode até ser que sim, mas o 4.2 que equipa minha Camper "só" chega aos 1.0Kg/cm2 (medidos em instrumentos Autometer do painel).
Uma coisa que ouvi falar em relação a preparação desse motor, é a troca dos bicos injetores por outros do tipo exportação. Alguém já ouviu falar disso?
Eu não sei por que vcs querem trocar suas turbinas pelo modelo de Geometria Variavel (TGV). O custo dessa turbina é de aproximadamente R$ 2.800,00 (segundo informações que tive).
As curvas de torque e potencia podem ser alterados atraves de regulagem no débito de combustivel e na valvula de compensação (LDA), além de aumentar um pouco a pressão do turbo, com ajustes na valvula de alivio (WG).
Isso traria ótimos resultados, recomendo que os senhores façam isso primeiro e verão que não precisam gastar quantias altas para melhorar o desempenho desse motor.
Abraços
Tô contigo R$ 3.000,00 é muita grana sim...
Tava pensando em algo por esse caminho que vc falou...
Como falei na criaçao do post a ideia é juntar se possivel um bom bonito e barato e ainda sem ser nada muito arrojado ou que trouxesse prejuizo ao longo prazo ao motor...
No Rio de Janeiro tem alguem (bom e confiável) para fazer esses seviços??
[]'s BBB (bom bonito e barato!!)
Edit.. entrando na comunidade agora, sempre esqueço dos abraços... mas acho que já estou pegando o espirito
Pelo que andei lendo o MWM 4.2 de 6 cilindros da F250 sai com 1.2 Kg/cm2
Pode até ser que sim, mas o 4.2 que equipa minha Camper "só" chega aos 1.0Kg/cm2 (medidos em instrumentos Autometer do painel).
Uma coisa que ouvi falar em relação a preparação desse motor, é a troca dos bicos injetores por outros do tipo exportação. Alguém já ouviu falar disso?
[]´s
A pressão do turbo dos motores MWM Sprint 6.07 T e TCA é de 1.1~1.2 Kgf/cm2 (original).
Fábio, eu não sei qual deles está na sua Camper, mas se for o 6.07 T (da silverado 1º fase de 168 cv) a pressão pode ser elevada para 1.4 Kgf/cm2(aliás, chega super fácil a essa pressão) sem que haja prejuizos para o motor, isso apenas fazendo os ajustes na bomba injetora e no turbo.
Essa informação (bomba e bicos injetores do modelo vendido nos EUA) eu tb já tinha ouvido falar e que o motor passaria a ter 230 cv com esse sistema de injeção.
Para vc que é da capital fica mais fácil, se quiser mais informações a respeito, experimenta dar uma passada na Regicar Automecanica e falar com o Reginaldo Diniz (proprietário), foi ele quem preparou a F-1000 "viúva negra". Regicar: Rua Jaburuna, 41 - São Paulo-SP
Fone: (11) 5666-0085
Desculpe a demora em me pronunciar, estava enrrolado.
Concordo com quase tudo o que foi dito após minha mensagem, mas discordo em um ponto.
É comum as pessoas dizerem que é seguro aumentar o débito de combustivel, em motores diesel afim de se obter mais potencia, o que não é totalmente verdade:
A grande diferença entre motores diesel e gasolina é a combustão de ambos, enquanto um motor a gasolina necessita de centelha para obter ignição (Taxa de compressão em média 10:1), nos motores diesel o que proporciona a mesma é a compressão extrema (Taxa de compressão em média 19:1) a qual gera altas temperaturas possibilitando a queima.
O que permite estas altas taxas de compressão não é o combustível (como a maioria pensa) mas o sincronismo entre bomba, bicos e seus embolos (Cilindro /pistão).
Se o motor diesel que funciona por compressão admiti-se combustivel como os demais ou seja aspira-se mistura pronta para queima seu pistão não chegaria a metade de seu curso de levante (PMS) (Ponto Morto Superior), devido a ignição espontânea (mais conhecia como pré ignição batida de pino etc..), causando então o derretimento do embolo que de fato ocorreria devido as altas taxas de compressão e quantidades de calor que se tem em motores diesel.
No entanto isto não ocorre porque em motores diesel o combustivel é injetado e não aspirado, no momento máximo de compressão ou seja no PMS, o que permite o seu funcionamento, dai a necessidade da bomba injetora trabalhar com pressões altissimas (Em média 200 Bar ou 1900 libras) esta pressão se faz necessária pelo combustivel ter que primeiro vencer a taxa de compressão e também de se pulverizar ao máximo afim de obter uma queima mais homogênea.
Assim sendo um aumento de débito de combustível em motores diesel não é tão seguro como a maioria imagina.
Aumentando o débito vc está tambem aumentando a força da explosão o que trás mais potencia ao motor, mas nada vem de graça.
Este aumento de potencia tem efeitos colaterais tais como: Aumento da temperatura da camara e suas partes (Embolo, camisa, cabeçote valvulas), o que na maioria das vezes não se reflete de imediato, mas diminui em muito a vida do motor. A também que se falar na lavagem de cilindros, ou seja mais combustivel entrando menos lubrificação para os anéis. Sem dizer na emissão de gases principalmente os não queimados, que aumentam drásticamente.
Para tanto as bombas mais modernas se utilizam do sistema de débito automático mais conhecido como LDA, que permite maior admissão de ar proporcionando mais combustivel na exata necesidade do motor.
Se vc tem um motor diesel turbo com LDA de fábrica, pode-se dar um pequeno aumento na pressão da turbina sem grandes consequencias pois o LDA tem uma folga de trabalho que pode ser utilizada para tanto, manterá a dosagem correta sem as consequencias ácima descritas.
Concordo com o Afonso e digo mais,veja se no seu carro o cano e de 2" ou de 2 1/2", pois na S-10 ele comeca com 2 1/2" na saida da turbina e depois reduz para 2" so essa restricao ja te tira uns cavalos do motor. no meu carro o cano esta todo em 2 1/2" e um preparador famoso aqui do Rio me garantiu que meu motor tem 150cv(talvez isso ajude o nosso amigo Leo Santana) pois na oficina desse preparador e tambem autorizada da Porche ele trabalha com Dinamometro para aferir a potencia dos motores que ele prepara e quando fui la levar o carro de um amigo para medir a potencia no Dino entramos no assunto de Jeeps e ele me garantiu que so mudando o cano para 2 1/2" e melhorando o filtro de ar ja estaria com 150cv ele ja preparou varias S-10 com esse motor e acho que isso conta bastante.
( Nao lembro agora o nome da oficina mais sei que fica na Estrada do Itanhanga)
Bem espero ter ajudado de alguma forma.
Marcelo Cunha
Ok, seu motor tem LDA, vc pode sim aumentar a pressão de sua turbina, para até 1.3 bar com segurança (Maxxion HSD 2,5 trabalha com 0.9 /1.0 Bar de pressão)
Sua turbina pode atingir até 1,8 bar mas não é seguro para ela mesmo, e o LDA não pode compensar está pressão.
Afonso, eu vi aqui mesmo no forum, uma matéria, se não me engano do Primeiramão, que falava sobre o aumento da pressão do turbo, mas com um pequeno aumento na vazão da bomba.
Pra falar a verdade, não acho o motor tão ruim como dizem. Na reduzida, na hora da brabeza, ele responde até que bem pra uma caminhonete desse tamanho. Mas....um pouco mais de potência seria ótimo!
Só tenho receio de aumentar a pressão do turbo e ter uma falta de diesel.
Sou meio inseguro pra estas coisas....Gostaria de ter mais conhecimento sobre o assunto antes de executar o serviço, por exemplo: qts CV atingiria o motor? Implicaria em aumento da Temperatura? Qual manômetro (marca) usar para me certificar da pressão exata?
E esse negócio da vazão de escap? Vale a pena dimensionar?
Discurpe a perguntação....... é igual virgem: eu sei que é bom mas tenho medo!
Estou ganhando uma aula completa com esse post e agradeço muito por isso.....mas Afonso queria entender uns pontos a mais...
Sua primeira sugestão foi a aquisição de uma TGV (pondo ela a 1.4 Bar) com a qual eu diminuiria o Turbo Lag tendo provavelmente uma melhor curva de potência do que simplesmente fazer esse ajuste (para 1.4 Bar) na minha turbina atual, é esse o entendimento correto??
No caso a opção mais barata, de fazer esse aumento na minha turbina,(aliás qual é a pressão de fábrica? aumentaria até no máximo os mesmos 1.4 Bar?), por minha bomba ser equipada com o LDA não seria nescessário nenhum outro ajuste nela?
Que contribuição o filtro de ar pode ou nao fazer nessa história toda, existe algo tipo K&N para esse motor que melhoraria o desempenho sem comprometer a uma boa filtragem?