Dureza – medida em SHORE A e representa, que para um composto específico a vulcanização ocorreu com sucesso. Cada composição possui uma dureza específica, tudo dependendo de sua formulação. A composição define a dureza, mas a dureza não define a composição. Ex: Pneus de diferentes fabricantes com dureza igual e desempenhos totalmente diferentes.
Movimento – um veículo comum transforma o movimento de rotação das rodas em movimento de translação através dos pneus e no ponto de apoio a velocidade de rotação se anula e possui valor = 0
Qualquer interferência neste ponto altera processo de translação do veículo. No caso dos pneus Slick basta um pouco de areia, um simples filme de água para a velocidade de translação transformar-se em velocidade de rotação. Devemos lembrar que vários elementos inerentes ao produto colabora para a rotação se transformar em translação
Para tanto defini-se dois tipos principais de desenho
Desenho direcional – no sentido de rotação do veículo não opondo resistência ao movimento.
Desenho Trativo – Perpendicular ao sentido de rotação. Opõe resistência ao rolamento
Frenagem – Transformação da energia em calor.
Alta severidade – pneus desenvolvidos para serviços onde os pavimentos não apresentam condições ideais ao movimento.
Baixa severidade – condições ideais ao movimento.
Isto posto, trataremos dos pontos não esclarecidos do assunto
30/70 50/50 etc...
Capacidade de desempenho entre direcional e trativo. Não necessariamente asfalto e terra. No caso específico do 50/50 costuma-se designar com misto.
Estrutura da carcaça – Define a capacidade da mesma para os melhores resultados ao trabalho proposto. No caso específico dos pneus que utilizamos as mesmas podem ser de estrutura diagonal ou radial, as primeiras possuem grande capacidade de resistência a impactos notadamente na região dos flancos, mas baixíssima flexibilidade, perda da área de contato e baixo desempenho quilométrico. As radiais só não possuem altíssima resistência nos flancos. Normalmente as carcaças utilizadas para condições severas são mais resistentes em comparação às utilizadas em condições brandas. Algumas apresentam camadas extras de lona ou cintas para aumentar a resistência.
Capacidade de carga e índice de velocidade: Conforme a necessidade e tipo de serviço a que o pneu se destina. Normalmente os pneus utilizados para condições severas possuem índices diferenciados dos pneus de baixa severidade. Cada caso exige o pneu e estrutura específica para o serviço.
Cada fabricante possui em seu processo construtivo características próprias, as quais aliadas a compostos, materiais, formulações e propostas de desenhos geram os diferentes resultados e valores dos produtos.
Sinceramente o 30/70 deles é mais uma jogada comercial para vender mais pneus... se você não enxergaram isso são potenciais vitimas a comprar gato por lebre.
Lamentável sua atitude agressiva sem motivo.
Lamentável sua atitude agressiva sem motivo.
Realmente vc não me deu nenhum motivo. Aliás é o que vc faz com todo mundo aqui no Fórum, vai lá fala um monte e depois dá uma de inocente, já saquei a sua.
[]´s