Afonsão, é queixo duro ou tem roda livre?
Interessante isso aí cara...
abs
Versão Imprimível
Afonsão, é queixo duro ou tem roda livre?
Interessante isso aí cara...
abs
Grande Samuka, hoje é queixo duro, mas o cubo e ponta estão prontos para receber a roda livre, original do 1113.
Abração.
utilizo o sistema do PAULO a mais de ano na hilux, e ate agora susse,engraxa usa lava e mais nada, susse mesmo, e o sistema rotacional é algo realmente interessante pois flexiona melhor as laminas,mas nao sei até onde seria menos ou mais eficiente com ou sem eles:concordo:
Pra quem possa interessar, encontrei um dispositivo que pelo menos pra mim é novidade.
Trata-se de um sistema que substitui a bucha do molejo por uma rótula que permite o molejo rotacionar.
O que ví de vantagem nisso é o fato de o molejo rotacionar sem fazer movimento de translação.
Porém, elimina o amortecimento que a bucha oferece, além de criar uma instabilidade lateral da suspensão o que também pode ocorrer com o Jumelo revolver.
Ta aí mais uma sugestão !!!!!!!!!
Abaços a todos
Bom procurando mais referências, encontrei mais informações.
O tal dispositivo é chamado de "Orbital-eye".
Segue mais algumas fotos.
Renato,
Estas Orbital são muito usadas lá fora, mas por aqui não sei se alguém vende e qual será o custo disto, e não sei se combinam com barro e areia.
Abraço,
RENATO estes orbitais sao otimos mas realmente o que o MARILSON DIÇ É VERDADE , aq no brasil a galera nao tem muito a ideia de fazer manutençao preventiva nos carros mesmo nos de trilha....
andei pesquisando eles a uns 6 meses atras e o preço ate que é legal e facil de trazer, mas temos dificuldades quanto a medida exata pros nossos tipos de feixes,lá fora eles colocam muito nas tacoma que sao nossas hilux,e vi alguma coisa na argentina tambem pras "estancieiras",nossas rural/f 75,mas o ideal seria comprar e mandar fazer um feixe em medidas exatas ja usando molas mais grossas e em menos quantidade....
ainda nao desisti de usar estes orbitais mas ainda estou vendo com o importador ç valeria a pena ou nao trazer uma quantidade razoavel de peças!!!!!
Não tem nada a ver com os jumelos, mas talvez seja útil p/ alguém este site... Têm uniball de todos os modelos..
http://www.ballisticfabrication.com/qa1-_c_125.html
EMHO, eu não acho que faça isso tudo que disse...
Eu uso essas buchas no meu carro e elas não oferecem instabilidade lateral porque quem cuida disso são molas, amortecedores e estabilizadoras. Elas ficam presas no "meio" do tubo (Externo da foto) por arruelas e pelas arruelas passa esse pequeno tubo (No qual passa o parafuso por dentro) que centra ela no suporte do jumelo ou olhal...
Ajudam no movimento da lâmina como o revolver ajuda. Não precisa girar muito pra saber que as buchas sofrem quando se usa um jumelo simples ou missing link. A distância que as duas "quinas" externas do olhal são diferentes quando um lado da suspensão está comprimido e o outro aberto, por isso revolver ou buchas rotulares...
Tá bem explícito na foto que colocou :concordo:
Combinam com barro e areia porque sua estrutura interna é composta por uma bucha de pu e vc coloca graxa para isolar do barro. Se estiver sempre abastecendo com graxa, ela se auto-limpará.
Abs
Pois bem Samukanvas, seu relato é pertinente.
Quando eu disse que este sistema pode gerar instabilidade foi diante de uma observação teórica. E na minha opnião o mesmo se vale para jumelos revolver.
O que avaliei para tal conclusão é o seguinte: NA suspensão com feixes de mola, o molejo é a única estrutura responsável em manter o eixo em sua posição. E avaliando o movimento lateral que o eixo pode fazer, o que o mantém na posição é a resistência que as lâminas oferencem à torção em seu sentido longitudinal.
Como o molejo é preso ao chassi e por sua vez o eixo é preso a ele, entendo que a resistência destas fixações é que colocam o eixo no seu devido lugar. Se existir um favorecimento para esta torção (a função das buchas orbitais e dos jumelos revolver) entendo que o eixo possa ter um deslocamento lateral mais acentudado. Em uma situação de curva por exemplo, naturalmente já acontece esse deslocamento, mas acredito que com estes dispositivos o efeito pode ser acentuado. Daí a conclusão de gerar uma certa instabilidade.
Porém entendo que para veículos de utilização restrita, mais off road que on road, o benefício pode ser maior que o risco.
E o seu relato de ser usuário deste dispsitivo pode perfeitamente comprovar que na prática talvez o negócio funcione de forma diferente.
Encontrei um deseinho meio "tosco" pra tentar comprovar minha idéia.
Abraços a todos
Eu vou tentar descrever mais ou menos o que eu acho sobre o sistema de molas, feixes, buchas rotulares e jumelos (Relacionados com o tópico). Vou tentar, porque eu não me explico muito bem :rolleyes:
Acredito que o sistema de feixe já tenha uma estabilizadora "embutida" porque ao fazer uma curva para a direita, por ex (Como na sua foto), enquanto os feixes do lado externo empurram o carro pra cima, os do lado interno puxam ele pra baixo. Isso depende do tamanho dos jumelos e acredito que seja por isso que os carros de rua usam jumelos pequenos...
Acredito que tb por conta dessa "estabilizadora" a carroceria não inclinaria ou melhor dizendo, body roll, seria o suficiente para que a bucha faça diferença e se fizer, seria muuuuito pouca em carros de rua....
Vamos ter que ignorar carros de rua porque essa é a seção hardcore :mrgreen:
A grande vantagem dessas buchas é que elas são flex 360 "graus" e assim como o jumelo revolver, o grande diferencial seria facilitar o movimento quando o feixe está no "arco".
Como na foto abaixo, o movimento que o feixe (parte mais baixa presa no eixo) faz desalinha ele em relação a sua posição original no plano/carro parado. Tanto isso, quanto o formato do feixe fazem criar diferenças de comprimento na ponta das molas. O lado externo da mesma mola segue um caminho e o mais interno, outro. Isso se acentua com lâminas mais largas.
http://img300.imageshack.us/img300/4160/img4207yh5.jpg
Na foto estão bem explícitas essas diferenças e um missing link no lugar trabalharia em função das buchas, deixando todo o resto para as molas até o ponto de travar.
Como na foto abaixo, a montagem original ignora o espaçamento do suporte do feixe/bucha espremendo o feixe e limitando o movimento... Imagina uma bucha rotular com espaçadores pro feixe não tocar nas laterais do suporte a diferença que faria. Está "torcendo", mas é limitado e grande parte do "peso" passa pra suspa traseira. Veja novamente o arco que a mola faz em relação ao chassis ou ao carro parado. Linha vermelha - Posição "parado", Linha amarela - Posição do "arco". O arco não é o feixe e sim a posição que o feixe percorre (linha vermelha - linha amarela).
http://img183.imageshack.us/img183/3...mpfrontlr4.jpg
É mais ou menos por isso que acredito que essas buchas e o revolver são importantes.
Eu não sei se consegui passar a mensagem pela minha limitação em explicar as coisas :putz: :-D
Nem sei se está certo, mas é o que penso :concordo:
Abs