Nem vem que o teu queridinho é o Beto :lol:
Realmente, tem horas que a coisa complica mas deve ser pq os conceitos e produtos estão praticamente interligados :concordo:
[]'s
Versão Imprimível
Fabiano
Eu tb tinha essa preocupação.Mas hj ando normalmente pra todo lugar com o JR sem as travas e não sinto nada.O Elmer tb usa assim.Aliás eu experimentei depois que vi um relato dele.
Essa lenda de que o veículo fica bobo quando passa numa lombada, não acontece.E em trilhas, sem spotter que é como eu uso, não sinto isso que vc tá preocupado.
Também reboco muito com tow bar e sem problemas.
[]'
rapaz bom saber disto tenho um par que sobrou aq da HILUX ,eu ia colocar os 4 nela mas ai andamos tendo um susto logo na 1°trilha com ela (viramos 4 x morro abaixo num momento de bobeira),como o carro ficou muito forte devido a uma fuçada basica no motor pra empurrar melhor os 37",e a um kit de reduçao na T-case,o trem subia em qualquer coisa á meros 1500rpm's
mas como estavamos sem a caçamba, (ainda estava sendo encurtada),e no caso pouco peso ,acredito que isto tenha contribuido pra numa bobeira nossa,que estavamos subindo um barranco meio alto demais ate pra nós e no qual havia um precípicio do lado só pra ajudar,o carro tenha destracionado demais e voltado ladeira abaixo,os outros jeepeiros que me diçeram depois do susto que haviam visto o jumelo abrir de forma esquisita um pouco antes de acelerarmos forte pra subir
acredito que o que aconteceu foi a suspensao trazeira erguendo demais antes de tracionar devido a algum tipo de erro no acerto da pressao dos amortecedores que sao os rancho com regulagens e vi a piazada mexendo neles antes na oficina ai ficou leve demais, o articulado abriu, o carro destracionou demais e pronto la fomos de ré morro abaixo:shock:
mas acho que vou fazer uns testes antes na suspa original de outra f-75 que vou fazer,mas antes vou terminar as obras na oficina aq em casa senao pesa demais no bolso,ate la vou estudando os tal dos "airshox" nacionais,que achei simplesmente um tesao......:roll: quem vende isto aq no brasil?????:pipoca:
Ao Elmer, Samukanvas, Sérgio, Fabiano e demais !!!!!!!!!!!!!!
Realmente a discução tá meio confusa, sem ninguém se entender em nada.
Jumelos revolver ou mesmo buchas orbitais são dispositivos que auxiliam o trabalho dos molejos permitindo que estes rotacionem em seu próprio eixo, eliminado então uma interferência, e facilitando a abertura da suspensão quando esta possui bastante amplitude.
Bom pra tentar explicar melhor fiz um deseinho meio tosco.
É isso que eu acredito que pode acontecer quando se utiliza dispositivos que permitem a rotação do molejo em seu próprio eixo (jumelo revolver e buchas orbitais) eliminado portanto a resistência lateral que a mola exerce naturalmente.
Portando de acordo com minha impressão, fica mais fácil a carroceria escorregar lateralmente sobre o eixo durante acelerações laterais.
Algo parecido com o que ocorre nos casos de buchas danificadas ou jumelos muito compridos. Não sei até que ponto isso pode comprometer na dirigibilidade, porém acredito ser indesejável.
Citei anteriormente que para eliminar este movimento a barra panhard é eficiente, como todo mundo sabe, porém acho um contra-senso precisar intalar esta barra em suspensões semi elípticas com bastante amplitude. Molejo é simples e eficiente, e não precisa complicar com dispositivos extras. Para tanto trabalho, parte logo pra links, etc etc etc.
Já o questionamento do outro colega sobre Bodyroll, é em relação a ação passiva dos jumelos articulados durante sua abertura, antes de chegar ao final de curso.
Entendo que neste breve momento, o eixo não exerce peso nenhum à carrocria, o que pode aumentar sim a inclinação da carroceria.
Exemplo parecido é o que ocorre nas suspensões com molas helicoidais cujas estas ficam soltas,permitindo que o eixo desça muito além do seu comprimento. O serviço de segurar a descida do eixo fica a cargo apenas dos amortecedores. Nesta situação entendo que para estabilizar tal efeito somente uma barra estabilizadora resolve o problema, porém atrapalha o trabalho de amplitude da suspensão. E isso também não é novidade pra ninguém.
Finalizando, de acordo com o relato do Samukanvas que disse utilizar estas buchas orbitais, e não observar nenhum comportamento atípico da suspensão, penso que minha percepção pode estar equivocada.
Mas acho toda essa discussão pertinente uma vez que alguns usuários deste fórum podem não entender as restrições que cada tipo de preparação pode oferecer e o que pode ser desejável para uma utilização específica e hardcore, pode ser indesejável para o uso misto.
Abraços a todos
Agora sim!!! Estou começando a me situar :lol: Seguinte: Tenho umas fotos dessa bucha em sua montagem pra explicar melhor. Em ordem da esquerda para direita:
1. Por dentro do tubo vai a primeira bucha. Atrás tem uma arruela que escora ela pra não sair pelo outro lado do tubo. O tubo tem um ressalto que segura a arruela no lugar. Veja que a bucha tem o formato da "bola"
2. Daí se coloca a "bola" pra dentro.
3. A outra bucha igual entra e lacrando tudo vai outra arruela. A bucha tá travada dentro do tubo por duas arruelas, entende? Não tem pra onde andar.
4. Esse é o pacote que fica espremido entre arruelas dentro do tubo. Eles se encaixam evitando folgas.
5. Componentes (faltam peças, mas dá pra entender).
O braço é um "U" na ponta que faceia exatamente nas pontas da "bola" que estão com esses pedaços pra fora. Pelo meio passa o parafuso. Por isso a bucha fica parada no lugar. Não "anda".
Visualizou bem a montagem e o funcionamento?
Antes eu achei que vc tinha dito que essas buchas criam mais body roll. E eu respondi que o efeito dos feixes (que copia estabilizadora) não deixaria isso acontecer.
Aqui o que eu entendi é que pelo eixo se distanciar da carroceria, a mesma tem mais rolagem e consequentemente desequilibra o carro.
Eu acho que quanto mais partes do carro estiverem perto do chão melhor. por mais que a carroceria esteja se movendo em direção oposta ao eixo, o eixo está lá parado, como o Sergio Rocha explicou. Baixa o CG. Se o eixo subisse junto com a carroceria estaria fazendo o oposto com o cg.
Sabemos que a falta de peso na roda quando o jumelo está totalmente aberto é uma negativa, mas estou deduzindo que um jipe, pra entrar na discussão hardcore, tem que ter bloqueio nos dois eixos :mrgreen:
Abs
É isso aí Samukanvas, tal como você provou, a famigerada bucha orbital é bem projetada realmente. Mas a deformação que eu visualizo, não é pelo deslocamento axial da mesma.
Imagina que numa curva ela possa permitir que o feixe se torça, uma vez que está preso firmemete apenas ao eixo.
É foda bater esse papo sem poder gesticular , desenhar, rabiscar, etc etc etc. e sem cerva principalmente !!!!!!!!!!!!!!!!
Mas a deformação que eu estou me referindo é ´provocada pela mola apenas, facilitada pela rotação que a bucha é capaz de oferecer, prmitindo que a lâmina sofra torção, e não pelo deslocamento axial da mesma.
Acredito que você esteja imaginando que eu estou achando que a mola fica passeando dentor do suporte, escorregando de um lado pro outro .
Não é isso não.
Faltou um deseinho tosco na mensagem anterior.
É pra comparar o possível efeito quando andando em linha reta e fazendo uma curva.
E prometo não insistir mais neste assunto, heheheheh !!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
Renato,
Se estou entendendo o que vc está dizendo, o efeito de deslocamento da carroceria não ocorrerá. Coloquei uma "legenda" no seu desenho.
Na indicação "1", onde estão os jumelos, o desenho está certo, o feixe de molas pode articular em relação à carroceria daquela forma por causa da presença das orbitais.
Na indicação 2 é que está o erro, a fixação do feixe no eixo é rígida, e aquela angulação "non ecxiste".
O que ocorre com a colocação de orbitais, numa curva acentuada, é a carroceria inclinar mais. E precisaria ser uma curva muito acentuada para fazer um efeito perceptível, para inclinar bastante a carroceria.
Precisaria desenhar de novo, com o eixo "abrindo" em relação à carroceria, mas todo mundo entendeu, certo?
Mas se não entendi o que vc estava dizendo, explique de novo prá nós :mrgreen:
[ ]'s
Coloca curva acentuada nisso e muita velocidade tb e preferência por uma roda no alto :mrgreen:. Não acho que faria muita diferença em relação a buchas originais... É esse meu ponto de vista desde o início.
Do jeito que está o desenho parece que a bucha corre pelo olhal e o Renato disse que seria isso que achava. Mas tb não acontece.
Não inclina porque acredito que o feixe aja como estabilizadora.
Abs
Estamos concordando: disse que precisava uma curva muito acentuada para provocar um efeito perceptível...
Do desenho entendi uma coisa diferente, que o feixe de mola estaria "inclinando" em relação ao eixo, o que não acontece nem fud... aí, o jipe deslocaria a carroceria em relação ao eixo. Veja, não é o que eu acho que acontece, é o que eu entendi que o Renato acha que acontece...
Vamos esperar pra ver se o Renato explica ...
[ ]'s
É galera, tô admitindo já que minha hipótese é bastante improvável.
Porém tentarei pela última vez explicar o meu argumento já despretencioso, heheheh!!!!!!!
"Exactamiente" , hehe alí a fixação é rigida. E só sobrou esta. Originalmente eram três. É lógico que o desenho está exagerando.Citação:
Na indicação 2 é que está o erro, a fixação do feixe no eixo é rígida, e aquela angulação "non ecxiste".
Pra tentar ensaiar o tal efeito, pegue uma régua de acrílico, daquelas escolares, e segurando firmemente pelo meio, torça uma das pontas fazendo um arco simultaneamente.
O que se vê é a ponta da régua se desalinhando do centro. É isso que eu acredito que ocorra com o molejo na situação descrita, e quanto maior o arco, acredito eu, maior a facilidade de acontecer, devido o fato de existir uma alavanca maior, resultando num deslocamento ainda maior.
Repare que se a régua estiver reta, sem arqueamento, o mesmo deslocamento não acontece durante a torção.
Confesso agora que não tenho mais argumentos para explicar a minha idéia.
E admito ainda que tal efeito é improvável nas condições normais de uso do veículo.
Abraços a todos
RRSRSRSRSRSRRSRSRS AQ É O HARDCORE RENATO nada é normal!!!!!!:mrgreen:
na trilha de hoje parei pra olhar a suspa da HILUX abrindo em umas erosoes fortissimas (trilha da igrejinha no youtube)nao sei colar o endereço aq...:concordo:
aconteceu o seguinte
ela tava de lado com a lateral inteira apoiada em um barranco segurando pelos estribos na terra e os jumelos estavam fechados ate entao
mas assim que o carro saiu do seu "encosto"ela ameaçou virar forte e tombar obrigando que um subisse no estribo do outro lado pra que nao virasse,
enquanto isto pedi pra verem como estava o jumelo do lado onde o cara subiu e ele estava completamente aberto,mas foi o cara subir pra ele se fechar pela metade
entenderam a falta que faz o peso do carro em cima dos eixos agora....:concordo:
ou seja em uma linha reta em que a suspensao encontre um buraco ele abrira e deixara a suspa descer buscando traçao mas num caso em que o carro esteja ameaçando virar ele facilita o tombo por falta do peso dos eixos atuando....
MAS MESMO ASSIM VOU POR 4 NA F 75 QUE VOU FAZER NO LUGAR DOS FOUR LINKS....:mrgreen:
expliquei direito ou só piorei a ideia????:pensativo: