A articulação longitudinal ou o rotor, eixo rotacional, seja lá como se referem, é mesmo importante????
Veja que quando abertos este movimento fica nulo, atuando parcialmente apenas no lado que está na posição passiva.
Tô levantando este questionamento pois sei que o componente mais complexo e crítico do jumelo é este que permite rotacionar o terminal. Entendo tanbém que seja o calcanhar de Aquiles do jumelo, pois seria a porção menos resistente do conjunto.
Esta rotação é bem vinda para facilitar a abertura da suspensão no sentido de diminuir a torção da lâmina do feixe, poupando ainda as buchas do molejo.
Porém só ocorre de um dos lados e exatamente daquele em que o pneu está apoiado e recebendo força.
Como já foi discutido antes, a abertura do jumelo se dá de uma forma passiva, sem ação de qualquer força que não a da gravidade e da alavanca exercida pelo pneu do lado oposto, onde ainda para que isso aconteça, é necessário vencer a força de torção longitudinal de todo o feixe.
Assim concluindo meu questionamento, relato dizendo que conheço muito bem os jumelos articulados confeccionados pela TT4 que simplesmente se abrem sem nenhuma articulação rotacional a exemplo do revolver, e que atuam com excelente desempenho, segurança e eficiência, sem comprometimentos para outros componentes do carro.
Vejam bem, não estou querendo fazer propaganda, simplesmente discutindo a eficiência X simplicidade X resistência X custo, etc etc etc de duas soluções de projeto para uma mesma finalidade.
Sem mais....
Abraços a todos