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Tópico: Biodiesel

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  • #1
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    José

    Você não tem como fugir do BioDiesel. Todo o diesel no Brasil é o BioDiesel distribuído pela Petrobrás.

    -"não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor."

    Guiga, você leu esse estudo?

    http://www.tecpar.br/cerbio/Palestra...Programa...pdf

    Abraço;
    Chico

  • #2
    Caro José, utilizo a dois anos na minha Band (motor MB 364 do 709) e nunca tive problemas. Verifiquei os bicos injetores a pouco tempo e estão em perfeito estado.
    O consumo é ligeiramente maior, quase insignificante.
    [ ]s

  • #3
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    Querem agora 15% de biodiesel... Bom ou ruim?

    Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel

    Economia - Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel


    Acabei de ver essa matéria e estou com muito receio do que pode ou não acontecer. Querem 15% agora...

    Alguém tem algo a compartilhar conosco sobre o assunto?? Mais biodiesel é benéfico ou vão empurrar isso para outros lucrarem e a gente sifu...??

    Lembrando que estamos com 7% no momento.
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  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    Já vi isso quando a super tecnologia dos flex surgiu, depois diesel s10 e até o momento tenho certeza que não foi em beneficio do meio ambiente ou do propriotário dono do carro, o povo já anda com um pé de mandioca atochado, uma raiz a mais ou a menos alguns não vão nem perceber.
    ARILDO
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  • #5
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    deixamos o complexo de vira lata de fora ... o assunto ja foi debatido com profundidade no forum.

    qr queira ou nao queira, o biodiesel veio pra ficar e se Deus permitir, vai ficar 100% biodiesel. só nao é por pura incompetencia geral desse semi-país.

    resumindo a historia:

    todo carro diesel, veio do seu criador Diesel, que na realidade não era diesel de petroleo e sim .. BIODIESEL, mas o petroleo economicamente superou e se tornou referencia ao longo da historia... Logo, os primórdios, foram com base no biodiesel, ruim de fato é o diesel de petroleo, esse sim um mal a ser eliminado.

    Nao gostou? Pois é, história real a parte, é essa a verdade. Os petro-dólares dominaram desde os anos 60 até hoje com uma força que nos faz ficar cego da realidade.

    E qual a realidade?

    Até 30% de mistura no diesel atual a unica coisa que acontece é atuar como aditivo, nada mais que isso. Diminui emissões, limpa o motor, causa menos cancer , fede menos e deixa teu motor mais limpo.

    "ahhh mas meu mecanico falou que o biodiesel é ruim, já viu o tanto de pau que nos motores e mimimimimimiim"

    Na boa? Vai estudar. Isso é mimimi de achismo. Nostalgia pura, papo de mecanico. Os caras mal sabem escrever os próprios nomes, vai me falar que vc acredita em mecanico, vendedor de carro e papai noel? hehehe entao ta...

    ANtigamente motor quebrava pra kct, diesel quebrava pra kct, tanto é que dono de oficina diesel sempre teve bem de vida, mais ainda no passado que agora, basta pergutnar quem tinha casas , ranchos, viajava e quem tem as emsmas cosias hoje...

    COntinuando..

    Entre 30 e 70% o biodiesel atua como de fato algo a agregar como fonte de potencia, em geral os motores vai render mais , consumir menos , girar mais e serem menos poluentes.

    Acima dos 70% de biodiesel a coisa é um pouco mais complexa. De fato o biodiesel tem propriedades diferentes do diesel de petroleo, e de uma forma geral os motores obrigatoriamente terao que ser reconfigurados para o combustivel dominante.

    é algo simples, provavelmente, as ECUs atuais vao fazer isso sozinhas, já os antiguinhos terão que serem regulados. O que convenhamos, é mais do que necessário, basta ficar ao lado de qqr 1113, 112, scania, nh, nl, etc, é um saco, 99% deles estão totalmente desregulados.

    Se nao forem regulados irao consumir mais e perderão em média 7 a 12% de potencia.

    Regulados terão o mesmo desempenho atual ou até 5% a mais de potencia (o que por si só será otimo).

    Com 85% ou mais de biodiesel, praticamente todos os motores terão que trocarem algumas mangueiras, retentores e selos, pois o biodiesel de origem vegetal é mais ácido que o de petroleo e tenderá a romper esses ítens .

    Nada que um mecanico com 4 horas de serviço nao consiga fazer sozinho e tomando uma breja...

    Com b100 ou 100% de biodiesel, teremos um upgrade de potencia ao redor de 10% economia de mais de 20%, emissoes cairão absurdamente (depende muito de cada motor, mas pode considerar acima de 80%).

    Enfim, o biodiesel por uma questao de LOGICA e RESPONSABILIDADE deveria já ser disponível a 100%. Uma pena que nao seja.

    Lembrando que regulagem, troca de borrachas etc, isso nao é problema, nunca foi, na epoca que tiraram as gasolinas azuis, com chumbo etc, todo mundo teve que regular carburador, ponto, troca de vela, filtros, etc... Coisa simples.

    Pq entao não se faz a mistura ou disponibiliza pra qm qr?

    pq estamos no BRASIL, esse semi-país é um foda...

    Somos o maior produtor de biodiesel no mundo, mas nao exportamos nenhuma gota, a Alemanha nao produz uma gota e é a maior exportadora e consumidora do mundo.

    Será que na Alemanha o governo e a nação que é burra , será que os mecanicos de lá sao burros? Sera que o povo é burro e aceita esse lixo de biodiesel?? ehehe acho que nao neh...

    pq entao temos tao pouco de biodiesel na mistura do diesel?

    PQ qm encabeçou o projeto biodiesel foi o .. LULA ... Ja viu neh? Na epoca, fizeram um plano ridiculo , com base em materia prima errada, custos errados, enfim, todo tipo de coisas que nao deviam.. Colocaram um plano linear de crescimento que nao condizia com a realidade nem com a necessidade do pais.

    Na epoca o custo pra adquirir oleo de soja estava em 0.80 lula, ao sair o projeto, pulou pra 1.20, depois 1.80, agora estamos falando algo perto de 3 temers... Ou seja, vc compra isso caro e ainda tem q fazer o biodiesel, o que o torna mais caro.

    Ora se o diesel com imposto, frete, posto, funcionario, etc, etc, etc custa 2.80, como vc vai por algo no diesel que custa 3 reais o litro? vai torna-lo mais caro.

    entao o governo freia a adicao de biodiesel no diesel com base no projeto do genio de 4 dedos implantou pra nao ter um preco maior no diesel na bomba.

    em contrapartida, freia tb investimentos, financiamentos etc, as usinas que foram enganadas pelo governo estao 99% delas quebradas sendo mantidas por um leilao da ANP que é no minimo risível. O biodiesel nacional fica semqualidade (com misturas de materias primas ruins, um blend de porcaria), fica caro pra produzir, fica inviavel pra investir, as fabricas ficaram enormes complexos de milhoes de dolares obsoletos e usando materia prima errada..

    Enfim, é um erro atras do outro de forma tao espatafúrdia que se vc nao estudar muito bem o setor, nao vai entender nem ter 1% da dimensao da podridão.

    Isso sem contar o brasil perdeu o timming do negocio, seja aqui, seja la fora, e ficou motivo de chacota la fora, o que piora ainda mais investimentos e possivel venda .

    Agradeça ao Lula e a Dilminha.

    Mas nao fica triste nao, há ainda gente que acredita no biodiesel e eqto a ANP continuar a fazer o leilao mais perturbado da historia, as usinas vao continuar operando (no vermelho... mas vao...), quem sabe antes conseguimos um b20 ou b25% e ainda se salvam algumas usinas e com um pouco de sorte, teremos governos menos patéticos para deixar de fazer merda e conseguimos ver melhoras no longo prazo.

    Resumindo: bem vindo b15 ! Ja poderia ser B85 !

  • #6
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    deixamos o complexo de vira lata de fora ... o assunto ja foi debatido com profundidade no forum. Resumindo: bem vindo b15 ! Ja poderia ser B85 !
    Obrigado foi bem esclarecedor.
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  • #7
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    Depois deste post, não sobrou nada pra falar, apenas absorver o conteúdo, ou não.
    ARILDO
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  • #8
    Usuário Avatar de SavioBatista
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    Realmente o negocio é muito complexo. vamos Aguardar então!!
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  • #9
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    Troller a Vista, como mora em Ribeirão entendo que deve ter visto a CA%&¨&DA do 9 dedos de perto.
    Trabalho na Petrobras e havia ouvido esta narrativa de um amigo da área de biocombustíveis.
    O cara jogou na privada o trabalho de muita gente boa.
    Oliver - Rio de Janeiro
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Oliver Ver Post
    Troller a Vista, como mora em Ribeirão entendo que deve ter visto a CA%&¨&DA do 9 dedos de perto.
    Trabalho na Petrobras e havia ouvido esta narrativa de um amigo da área de biocombustíveis.
    O cara jogou na privada o trabalho de muita gente boa.
    Oliver, assisti sim, infelizmente, com muita dor na carne, assisti. Estudo biodiesel desde 2002, desde 2003 tenho um projeto na área inédito no mercado, consegui trazer pro BR 4 empresas européias em busca de investimento, mas gracas ao 9 dedos eu só dei com os burros nagua e só vi a idéia que teria chances de fazer do brasil uma potencia mundial bem mais interessante que o petroleo ruir...

    Um pena! O setor sofreu de sucessivos erros crassos, daqueles que até uma criança teria dificuldade em cometer, muito golpe do governo, rasteiras do mercado, enfim, é muita coisa que infelizmente, escrever num forum seria desgastante demais e sem frutos para dissertar.

    Mas na prática, o projeto biodiesel do governo, arruinou vidas, talvez eu diria mais, matou muita gente que investiu , se jogou e se ferrou com tudo isso. Mata gente por que nao consegue decolar, gera pobreza, e o resultado todos sabemos qual é...

    Na época haviam 3 grupos concorrendo pra chegar na melhor matéria prima, Eu, a Petrobras e outro grupo particular, era incrível, quando chegávamos num ponto, num pesquisador, fazenda etc, a história se repetia: ahhh fulano saiu daqui faz algumas horas, ou alguns dias... Éramos sempre os 3 chegando nos mesmos resultados, mas td ruiu... Quem sabe daqui pra frente alguem toma tino e leve isso pra frente como deve, o país merece isso.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Herbet23 Ver Post
    Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel

    Economia - Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel


    Acabei de ver essa matéria e estou com muito receio do que pode ou não acontecer. Querem 15% agora...

    Alguém tem algo a compartilhar conosco sobre o assunto?? Mais biodiesel é benéfico ou vão empurrar isso para outros lucrarem e a gente sifu...??

    Lembrando que estamos com 7% no momento.
    Olá, meu amigo Herbet ...
    Boa noite.

    Bastante amplas as considerações do amigo Troller-a-vista, logo acima ... sobrou pouco para falar ... tentarei algumas considerações, correndo o risco de até ser prolixo, repetindo aquilo que ele já comentou ...

    Mas, vamos lá ... vou arriscar deixar minha humilde opinião ...

    O Biodiesel apresenta algumas vantagens e desvantagens, no contexto dos temas "particulados, borras e lubricidade", relacionados a problemas que tanto afligem a todos, particularmente a nós, proprietários de veículos a diesel, problemas estes, amplamente discutidos na internet e, diga-se de passagem, com grande ênfase, neste site 4x4Brasil, enciclopédia, cujo cadastramento, leitura e participação é altamente recomendada a quem tem, ou tenha pretensão de ter, um veículo 4x4 ...

    Uma desvantagem do biodiesel, como sabemos, é que favorece a proliferação de microorganismos dentro do tanque do veículo (é um verdadeiro "manjar" para fungos/bactérias/leveduras). Associado a isso, o fato do diesel S10 ainda ser mais higroscópico que seus predecessores (S500, S1800, etc.), o tanque do veículo com esse combustível torna-se um verdadeiro "paraíso" para a vida de tais microorganismos, cujas excreções e restos mortais resultam em borras que se inscrustam no tanque do veículo ... isso, associado ao acúmulo de umidade, acabam sendo prejudicial a bombas, bicos, enferrujamento de tanques, etc ... Daí, na hipótese desse teor de biodiesel ser aumentado, cuidados especiais deverão ser redobrados pelos proprietários de veículos movidos a diesel e abastecidos com tal combustível ...

    Vamos a algumas vantagens:

    - Segundo determinadas fontes (Manual do S10 da própria Petrobrás, trabalhos acadêmicos de pós-graduação, mestrados, etc.), esse biodiesel eleva a lubricidade do diesel S10 a patamar aceitável, pensando no desgaste de partes e peças que dependem da lubrificação do combustível;

    - “Não compromete o funcionamento do motor” ...;

    - “O seu uso como aditivo do diesel pode reduzir substancialmente a emissão de material particulado (fuligem)” ... em prol do sistema de admissão de ar (EGR, coletor de admissão, etc.), pois haverá menos carbonização do sistema em razão da recirculação dos gases de escape ...;

    - “Reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2)” ... em prol do meio ambiente ...

    O destacado acima, entre "aspas", está disposto na matéria dos "links" abaixo, num trabalho de mestrado na Unicamp:

    Unicamp - Sala de Imprensa
    http://www.unicamp.br/unicamp/unicam.../213-pag11.pdf
    Notícias

    Dentro deste contexto, permitam-me destacar interessante comentário de colega nosso aqui do fórum, visto no "link" abaixo:

    Diesel Comum ou S-10 ? - MaCamp - Guia Camping e Campismo

    Conclusivamente, quanto ao aumento do teor de biodiesel no combustível, tomando-se os cuidados elementares que já temos ciência, e amplamente discutidos neste forum, particularmente, smj, corroborando o entendimento do Troller, não vejo problemas para o motor de nossos veículos ...

    Quanto à vantagem para nossos bolsos, com relação ao preço do combustível na bomba em razão desse aumento no teor de biodiesel ... bem ... neste caso, compartilho de sua preocupação (também "estou com muito receio do que pode acontecer") ... infelizmente, financeiramente, não podemos esperar nenhum benefício para a sociedade, pois, aqui neste nosso país, ainda estamos lutando para sair das mãos de certos governantes, políticos e empresários inescrupulosos que olham primeiramente para o "umbigo" deles ... na verdade o que estamos vendo é muita gente "arrotando" hipocrisias ... e assim, nós aqui do povo, continuamos "afundados e atolados" nessa interminável crise política, econômica, institucional e moral, sem saber como e quando vamos sair dela ... a propósito, estão vindo eleições por aí ... vamos escolher gente que presta para nos representar ... político com ficha suja, com maus antecedentes, incompetentes, nem pensar!!!!! ... vai ser difícil escolher???? ... sim!!!! ... mas, vamos nos dar ao trabalho de pesquisarmos o passado de cada um, antes de votarmos ... vamos ser bons formadores de opinião e influenciarmos aqueles que, infelizmente, por contingências da vida, não tiveram a sorte de serem tão letrados e informados como nós ...

    Forte abraço, e boa sorte a todos nós.

    E.T.:

    Quem tiver paciência, e quiser saber um pouquinho mais a respeito do biodiesel, sugiro ler a matéria do "link" abaixo:

    http://www.inova.unicamp.br/inovacao...e-expedito.php
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #12
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá, meu amigo Herbet ...
    Boa noite.

    Bastante amplas as considerações do amigo Troller-a-vista, logo acima ... sobrou pouco para falar ... tentarei algumas considerações, correndo o risco de até ser prolixo, repetindo aquilo que ele já comentou ...

    Mas, vamos lá ... vou arriscar deixar minha humilde opinião ...

    O Biodiesel apresenta algumas vantagens e desvantagens, no contexto dos temas "particulados, borras e lubricidade", relacionados a problemas que tanto afligem a todos, particularmente a nós, proprietários de veículos a diesel, problemas estes, amplamente discutidos na internet e, diga-se de passagem, com grande ênfase, neste site 4x4Brasil, enciclopédia, cujo cadastramento, leitura e participação é altamente recomendada a quem tem, ou tenha pretensão de ter, um veículo 4x4 ...

    Uma desvantagem do biodiesel, como sabemos, é que favorece a proliferação de microorganismos dentro do tanque do veículo (é um verdadeiro "manjar" para fungos/bactérias/leveduras). Associado a isso, o fato do diesel S10 ainda ser mais higroscópico que seus predecessores (S500, S1800, etc.), o tanque do veículo com esse combustível torna-se um verdadeiro "paraíso" para a vida de tais microorganismos, cujas excreções e restos mortais resultam em borras que se inscrustam no tanque do veículo ... isso, associado ao acúmulo de umidade, acabam sendo prejudicial a bombas, bicos, enferrujamento de tanques, etc ... Daí, na hipótese desse teor de biodiesel ser aumentado, cuidados especiais deverão ser redobrados pelos proprietários de veículos movidos a diesel e abastecidos com tal combustível ...

    Vamos a algumas vantagens:

    - Segundo determinadas fontes (Manual do S10 da própria Petrobrás, trabalhos acadêmicos de pós-graduação, mestrados, etc.), esse biodiesel eleva a lubricidade do diesel S10 a patamar aceitável, pensando no desgaste de partes e peças que dependem da lubrificação do combustível;

    - “Não compromete o funcionamento do motor” ...;

    - “O seu uso como aditivo do diesel pode reduzir substancialmente a emissão de material particulado (fuligem)” ... em prol do sistema de admissão de ar (EGR, coletor de admissão, etc.), pois haverá menos carbonização do sistema em razão da recirculação dos gases de escape ...;

    - “Reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2)” ... em prol do meio ambiente ...

    O destacado acima, entre "aspas", está disposto na matéria dos "links" abaixo, num trabalho de mestrado na Unicamp:

    Unicamp - Sala de Imprensa
    http://www.unicamp.br/unicamp/unicam.../213-pag11.pdf
    Notícias

    Dentro deste contexto, permitam-me destacar interessante comentário de colega nosso aqui do fórum, visto no "link" abaixo:

    Diesel Comum ou S-10 ? - MaCamp - Guia Camping e Campismo

    Conclusivamente, quanto ao aumento do teor de biodiesel no combustível, tomando-se os cuidados elementares que já temos ciência, e amplamente discutidos neste forum, particularmente, smj, corroborando o entendimento do Troller, não vejo problemas para o motor de nossos veículos ...

    Quanto à vantagem para nossos bolsos, com relação ao preço do combustível na bomba em razão desse aumento no teor de biodiesel ... bem ... neste caso, compartilho de sua preocupação (também "estou com muito receio do que pode acontecer") ... infelizmente, financeiramente, não podemos esperar nenhum benefício para a sociedade, pois, aqui neste nosso país, ainda estamos lutando para sair das mãos de certos governantes, políticos e empresários inescrupulosos que olham primeiramente para o "umbigo" deles ... na verdade o que estamos vendo é muita gente "arrotando" hipocrisias ... e assim, nós aqui do povo, continuamos "afundados e atolados" nessa interminável crise política, econômica, institucional e moral, sem saber como e quando vamos sair dela ... a propósito, estão vindo eleições por aí ... vamos escolher gente que presta para nos representar ... político com ficha suja, com maus antecedentes, incompetentes, nem pensar!!!!! ... vai ser difícil escolher???? ... sim!!!! ... mas, vamos nos dar ao trabalho de pesquisarmos o passado de cada um, antes de votarmos ... vamos ser bons formadores de opinião e influenciarmos aqueles que, infelizmente, por contingências da vida, não tiveram a sorte de serem tão letrados e informados como nós ...

    Forte abraço, e boa sorte a todos nós.

    E.T.:

    Quem tiver paciência, e quiser saber um pouquinho mais a respeito do biodiesel, sugiro ler a matéria do "link" abaixo:

    :: Inovacao Unicamp ::
    enasor, brilhante exposicao..

    nenhuma ressalva diante do cenário atual.

    o que eu posso dizer é que se houvesse um respeito e uma consciencia básica , seja do governo, seja dos empreendedores (que sinceramente, acho q fora mais enganados e ludibriados do que se imagina, nao acho que foi ganancia ou qqr coisa dessa especie), nosso biodiesel nao seria tao ruim assim.

    isso de proliferacao de bacterias e etc., realmente existe, mas é contornável muito facilmente, exige controle de todas as partes claro (posto, caminhoes, frete, producao, etc, etc., porem nada absurdo) e um pouco de conhecimento quimico pra romper com essa degradação. Ou seja, nada que uns 6 meses num laboratório nao resolvam de fato.

    Acontece que vivemos uma baderna, temos biodiesel de soja, girassol, algodao, banha de origem animal, pinhao manso, mamona, de algas, de um monte de tranqueira.

    Isso td forma um biodiesel de baixa qualidade, propenso a inumeras formas de contaminacao, erros etc.

    Pra entender melhor (sou administrador nao quimico, portanto, uso linguagem coloquial ok?), diesel ou biodiesel é a mesma coisa, ou seja, um combustivel com características químicas, por exemplo, viscosidade, densidade, cetanos, capacidade de explosao por compressão etc.

    A grosso modo, imaginamos sempre que diesel é suco de dinossauro fervido por tanto tempo em tal temperatura, de la sai , gasolina, diesel, querosene, solventes, sei la o que mais... Logo temos a idéia de que o combustivel DIESEL (e tb GASOLINA), seja oriundo e exatamente isso.

    Nao é total realidade, combustivel é todo meio que viabilize uma queima com determinados variantes, como ar, compressao, densidade etc.

    Trocando em miúdos pro pessoal entender:

    Vc pode ter diesel ou gasolina feitos de um monte de coisas, tipo um bolo.. .vc pode ter bolo de chocolate, de cenoura, de rapadura, de coco, de mel, do q ue imaginar. Tudo é bolo.

    Qdo vc tem certas características como ser fofinho, gostoso, comestivel, conter acucar ou sal, etc... vc pode chamar de bolo e comer..

    qdo vc tem certas caracteristicas como explodir seja por centelha ou compressao, vc tem .. combustivel, que se enquadra como querosone, diesel, gasolina, solventes etc..

    acontece que se vc estiver por exemplo precisando fazer 1 tonelada de bolo de chocolate e lhe faltar 20 kilos, vc ate pode por bolo de cenoura dentro , misturar bem e tudo bem, ng vai perceber.

    Mesma coisa quando falamos em blend do biodiesel, temos alguns bolos que todos querem, como por exemplo de soja (chocolate), girassol, canola, algodao, palma, etc (cenoura), e alguns que nem tdo mundo gosta, como por exemplo pinhao manso, sebo (banha), mamona (q seriam bolo de limao, abacate, etc).

    qdeo vc mistura td em alta qualidade, ok, sai algo bom, acontece que nem sempre é assim, tem muito bolo de chocolate e cenoura ruim, tem muito bolo de limao e abacate podre no meio disso td.

    Ai saem os problemas, como bacterias, acidez alta, etc...

    Assim como o alcool que deve ser esmagado e produzido em ate 24 horas após a queimada ou corte, alguns biodiesel sofrem ataque de enzimas que degradam muito rapidamente.

    Se nao for produzido e controlado, da porcaria.

    Vejam que é algo bem complexo, gerir uma cadeia dessas, onde vc entra alimentos, commodities, combustivel, leiloes semestrais da ANP, corrupcao, desleixo, politicas tao inteligentes quando uma pilha de compostagem, pessoas despreparadas... enfim, é complicado.

    Mas o vilao da historia nao é O biodiesel, e sim a cadeia que esta em volta dele, é igual vc chegar numa cena do crime, fica paralisado com o que esta ocorrendo, os bandidos saem, a policia chega e vc é preso. Ate vc conseguir provar que nao fez nada, ja apodreceu na cadeia.

    Mais ou menos isso ehehhe

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