1- Fui procurar o tópico citado pelo sr.Eduardo, e pude constatar que é verdadeira a afirmação do ocorrido com a hélice. Após lido e "re-lido" o post, percebo que existe sim uma grande parcela de culpa do cliente após a tal viagem. Um carro que já é propenso a esquentar, fazer gambiarras e rodar por centenas de kilometros, é um tiro no pé.
Romeu.
O que fiz com a hélice foi apenas trava-la!
Esse fato contribui para o motor trabalhar mais frio e não compromete em nada os reparos no cabeçote.
Era a minha garantia de retornar a sampa sem ser guinchado!
Agora com a presença das duas partes......pouco mudou.....
Foi confirmado por ambas as partes q a Trilha Master, através de seu representante Sr. Eduardo, informou ao cliente que ""não mais o atenderia""....... , Falha gravissima, onde ja se viu agir desta forma com um CLIENTE... , ainda mais insatisfeito......q coisa feia.....
Espero q tenha servido de lição, da próxima vez, façam um levantamento de TODOS os itens q podem estar causando o problema e FORMALIZEM com o cliente, ai sim, se o cliente manda fazer um itenzinho, se der pau o problema é dele; se for feito tudo e der pau o problema é da oficina, e o mais importante, todo mundo estará documentado.....uiii q fresquinho... , desculpem não resisti.....
Por outro lado, nada a ver com o ''causo'' pude ver q a manutenção desta Sportage, deixa a desejar (segundo relatado), eu NUNCA faria uma viagem longa com a minha família com uma viatura nestas condições....
E é claro q a gente fica put.. da vida qdo a viatura fica na oficina, mas tem defeito q é fod...de acha..
Bom, salvo novidades, de minha parte já tenho opinião formada, os dois lados são os responsaveis por esta situação, porém esta de ""não te atendo mais"" foi fatal......
O que fiz com a hélice foi apenas trava-la!
Esse fato contribui para o motor trabalhar mais frio e não compromete em nada os reparos no cabeçote.
Era a minha garantia de retornar a sampa sem ser guinchado!
Depois de ter lido a resposta da Trilha Master sobre o caso, e lido também o e-mail do Comenale (na parte destinada a sportage) , notei que o mesmo esta invertendo o que escreveu anteriormente.
No citado e-mail postado no tópico "Sportage", ele alega que na viagem para bahia, sua helice apresentou defeito devido a evaporamento do gel, deixando de funcionar, havendo com isso superaquecimento do carro (talvez a queima da junta)!!!!!
Acho que não há mais duvidas sobre quem tem razão na historia.
Sempre soube da honestidade da Trilha Master, dai o afinco em defender algo q acredito.
Ora, passados 2 meses com o carro andando e sem problema ( e vcs hao de concordar q passados 2 meses andando com o carro o problema já teria surgido aqui no transito de SP caso o serviço fosse mal executado), acontece um NOVO defeito - AGORA NA HELICE (não substituido pela empresa) - que causa NOVO problema.
PERGUNTO SEM OFENSAS: FOI JUSTO NÃO MENCIONAR TAL FATO E QUERER COBRAR RESPONSABILIDADES E INDENIZAÇÕES DA EMPRESA - QUE NADA TEVE COM O FATO????
Eu só lamento o ocorrido, pela forma como se deu, ALERTA DE CUIDADO CONTRA UMA EMPRESA POR PROBELMAS PESSOAIS!
OMITIR OS FATOS, ALÉM DE PREJUDICAR O DIAGNOSTICO, ACABOU GERANDO UMA INJUSTA ACUSAÇÃO CONTRA A EMPRESA, cabendo a seus prejudicados a devida reparação na esfera judicial...
Para quem não é muto "filosófico" e não conseguiu captar: a "verdadeira" verdade pode não estar numa parte e nem na outra, pois cada um vê a coisa com os olhos que quer enxergar.
Nunca tive nenhum problema sequer coma Trilha Master, sou cliente a mais de 3 anos com 2 jipes em manutenções por lá.
Sempre fui muito bem atendido, sempre com muito respeito e sempre de forma transparente.
Entrar na oficina e ver seu jipe sendo consertado, analisar a peça defeituosa, ter a atenção prestativa dos mecânicos e o excelente atendimento do Sr.Eduardo não tem preço.
Recomendo a TRILHA MASTER, pois quando mais precisei deles numa quebra de motor, cara, foi show de bola, pouquíssimas oficinas me tratariam, me atenderiam, me dariam suporte e me ajudariam como eles fizeram. Pouquíssimas empresas hoje respeitam seus clientes como eles o fazem e tenho certeza que assim foi com o Sr.Comenale !
Minha indignação é com as palavras do Sr.Comenale e seus colegas, a educação passou longe e o nível de discussão do fórum foi pra privada !
É uma pena que o Sr.Comenale tenha esse tipo de atitude e mais lamentável ainda o fato de postar um tópico com as palavras que lele utilizou. Não tão pior quanto colegas do fórum meterem o pau sem ao menos saberem do fato.
Da próxima vez lembra de avisar o mecânico que o problema mais comum de superaquecimento das Sportage é a HÉLICE, como aquele que aconteceu na sua viagem, antes de retornar após meses à Trilha Master para novo conserto.
Lembre inclusive que depois de ter superaquecido o motor a ponto de trincar o cabeçote, muitas outras peças já foram pro saco e vão apresentando problema ao longo do tempo.
Lembre também que se tivesse levado numa autorizada Kia o orçamento teria sido muito maior porque iriam trocar um porrilhão de peças que nem apresentaram problemas (e vcs sabem muito bem que é assim !)
Bem, é assim que algumas pessoas agradecem ajuda, tacando pedra !
Neste caso leva pedra de volta...rsrsrsrs
FALEI !
Abraços,
Fernando Rosin
T4 Amarelo 2003 - BOB Esponja
SP/ZN
Lembre também que se tivesse levado numa autorizada Kia o orçamento teria sido muito maior porque iriam trocar um porrilhão de peças que nem apresentaram problemas (e vcs sabem muito bem que é assim !)
É por essas e outras que não levo meus carros a concessionárias (seja de qual marca for, inclusive TRoller) nem para recall.
Creio que este tópico pouco agregou ao grupo e ofendeu demais pessoas envolvidas sem a menor necessidade.
Já vimos que as discussões até perderam o sentido, tipo, esgotou o assunto.
Como não levou a nada mesmo, sugiro a remoção deste topico do forum, se a maioria concordar claro, pois acho que não é o tipo de tema que mereça ser guardado no histórico da nossa lista.
Então, vamos em PAZ !!!!
Abraços,
Fernando Rosin
T4 Amarelo 2003 - BOB Esponja
SP/ZN
1- Sportage (ou QUALQUER veiculo refrigerado a agua) que apresentasse problema de aquecimento. O que procuraria inicialmente ? SUJEIRA no radiador, válvula termotastica com defeito, etc.
2 - vazamentos nas mangueiras;
3- vazamentos no bloco (junta) ,etc;
4 - outros.
Analisando os posts dos Srs. Comenale e Eduardo, podemos avaliar quais etapas foram adotadas/suprimidas.
Com o post do Sr. Eduardo da TM, reforço que o assunto deve ser resolvido no Tribunal. Mas não deixem de informar o resultado !!!!!!!!!!!
[ ] s
PS.: sem nenhuma formação jurídica, mas com um mínimo de informação como cidadão e consumidor, lembro ao Sr. Eduardo que o Cliente não tem a obrigação de COMPROVAR o dano causado ( discordemos ou não, mas é a LEI brasileira), mas sim cabe ao "réu" comprovar que não praticou o delito.
Pelo que li as duas partes estão certas e erradas.
Não há como negar que houve falha na TM em não executar um exame mais detalhado principalmente em se tratando de um veículo desconhecido (ou seja de um não cliente, onde se desconhece o histórico), a oficina corrigiu a consequência mas não procurou identificar e corrigir a causa.
Por parte do Sr. Comenale, teve razão na sua 1a irritação em viagem, mas deveria ter dado o tempo que fosse necessário para a TM resolver o problema no retorno, não fazendo isto abriu brecha para qualquer tipo de desculpa, pois erros todos podem cometer, mas nessa altura se o problema não fosse definitivamente corrigido teria todo direito do mundo.
A partir daí é só mimimi....
OBS.: Mecânico é igual médico, cada um tem o seu, é uma relação de confiança mutua que demora muito tempo para se construir, sempre que furei essa regra me estrepei.
[quote=José Augusto;381852]Pelo que li as duas partes estão certas e erradas.
Não há como negar que houve falha na TM em não executar um exame mais detalhado principalmente em se tratando de um veículo desconhecido (ou seja de um não cliente, onde se desconhece o histórico), a oficina corrigiu a consequência mas não procurou identificar e corrigir a causa.
José Augusto,
Preste atenção nas datas dos problemas....o primeiraquecimento com queima de junta ocorreu no inicio de dez de 2006. Foi corrigido.
O Comenale andou com o carro durante 2 meses sem apresentar defeitos...Nao sou mecanico, mas acho q se tivesse sido feito o conserto errado, ou com ineficiencia, o transito de SP hjá teria feito o carro esquentar antes. Isso me leva à conclusão de que o conserto foi correto.
Passados 2 meses, o carro volta, com alegação de que o primeiro conserto nao foi correto! Verifica-se o radiador do carro e este esta entupido....fato q nao estava antes....será q esse fato novo nao causou o NOVO AQUECIMENTO DO CARRO?
Depois, descobre-se que o cliente está com a helice travada, sem q q comunicação. Por que ele travou a helice? Segundo o mesmo, a helice apresentou problema na Bahia e teve de ser travada....SERÁ QUE ESSE FATO NOVO NÃO CAUSOU O PROBLEMA DO CARRO.
Pergunto de novo: SERIA JUSTO COBRAR GARANTIA OU VIR AQUI ACUSAR A EMPRESA DE IRRESPONSAVEL POR CAUSA DE UM NOVO PROBLEMA QUE NADA TEVE DE RELAÇÃO COM O CONSERTO ANTIGO E QUE FOI OMITIDO AQUI NESTE TOPICO?
Costumo navegar pelas discussões envolvendo Sportage (que é meu atual carro), e ontem a noite, vi por lá, citação sobre esta discussão.
Lí todo o tópico desde o começo.
Então fiquei pensando em duas situações vividas por mim:
- a primeira: em dezembro de 2005, resolvi comprar uma Sportage. Depois de selecionar várias ofertas, fui a São Paulo para ve-las. Optei por uma que estava a venda na Trilha Master. Negócio fechado, voltei para Jacarezinho-Pr, feliz e realizado. Ao fazer seguro para a viatura, surpreso fui recusado por três seguradoras. Um corretor amigo descobriu o motivo: a viatura havia sido recuperada de perda total. Lembro-me que era no meio da tarde quando fiquei sabendo disso. Imediatamente liguei para a TM e reclamei do fato, indignado, e amargando o provável prejuízo. Surpreso fui informado que não havia nenhuma ocorrência sobre o veículo nos sites de registro das seguradoras, mas, independente disso, eles resolveriam o caso, seja trocando o veículo, seja devolvendo meu dinheiro. E isto aconteceu. Fui até lá, troquei a primeira Sportage, que era a gasolina, por outra a diesel, e voltei feliz da vida para casa. Inclusive, recomendando a empresa a todos que me perguntavam.
- a segunda: depois de um ano com a viatura, tive problema de superaquecimento (quem a companha os foruns sobre Sportage, conhece a minha história), e vivi situação bem parecida como a aqui narrada.
Desmontei o cabeçote em um mecânico, que limpou o radiador, etc, etc, mandei recuperar o cabeçote em uma outra oficina, e o primeiro mecânico montou novamente.
Em poucos dias voltou o problema. Levei a outra oficina, mandei desmontar, retornei ao recuperador, refez os testes, e trouxe para a segunda montagem. Sai em viagem e o maldito superaquecimento apareceu....andei 2000km dessa forma...onde levei o carro o diagnóstico era de que o cabeçote estava condenado.
Ao retornar para casa, fui orientado pelo recuperador a verificar o aperto do cabeçote, e, surpreso descobri que estava frouxo...após nova troca de junta do cabeçote, e correto aperto do cabeçote, acabaram-se os problemas...
Assim, posso afirmar, quando precisei fui muito bem atendido pela TM, sem restar a menor queixa, tanto que a procurei novamente para trocar a minha viatura por uma mais nova, negócio que não prosperou na ocasião por falta de tempo$$.
E, sei por experiência própria que são poucas as pessoas dispostas a mexer nos motores de Sportage a diesel, dificuldade esta que já vivi antes com uma JPX.