acho que a corda guia que mensionei, apesar de se mais trabalhosa(nem tanto assim) é bem mais segura
acho que vale a pena passa um pouquinho mais de trabalho e faze algo realmente seguro, sabendo que nao vai machuca ninguem
Versão Imprimível
acho que a corda guia que mensionei, apesar de se mais trabalhosa(nem tanto assim) é bem mais segura
acho que vale a pena passa um pouquinho mais de trabalho e faze algo realmente seguro, sabendo que nao vai machuca ninguem
Manda a sogra operar o guincho que está tudo certo! :mrgreen:
Oi usa o controle opcional da HDW que é com fio, mas pode usar sem fio para ficar num local mais seguro e distante. :mrgreen:Citação:
Postado originalmente por Sergio Rocha
Segurança infelizmente não é o forte da maioria dos trilheiros.
Quem já viu as provas de rock crawling do Brasil sabem o que estou falando. Na prova do UBROC da Imigrantes (morro artificial) os caras enrolavam as cintas atrás do rabo para evitar tombamento... Se o jipe tombasse ia ser caso de arremesso de zeca (ou spotter, como gostam de chamar). Isso sem falar em gente desvirando jipe com a mã, puxando o estribo que ficou pra cima... escorrega um pouquinho e as toneladas vem em cima do fariseu. Cabo de guincho arrebenta sim. No Mato Grosso Vi uma toyota com um rasgo no teto em decorrência disso.
Se dá pra evitar, não tem porque arriscar.
[]
Perfeito, mas qual seria sua sugestão para o Guincho ?Citação:
Postado originalmente por Natanael Junior
[]' ia me esquecendo, Benvindo ao forum
Todo mundo ri de mim quando me abaixo dentro do jipe para usar o guincho (o meu é mecânico). Nunca tive um acidente com alguém machucado, mas uma vez que o cabo arrebentou o pessoal que estava fora do jipe (meu navegador e zequinha bem longe do cabo) disse que o gancho passou pela árvore a uma velocidade espantosa. Procuramos num raio de +ou - 30 metros e não encontramos. O gancho era vermelho, bem chamativo. Deve estar subindo ainda. Em outra ocasião eu vi o gancho afundar a lataria, logo abaixo do pára-brisa de uma band. Tenho isso filmado, eu estava lá. Foi um baita susto.
Citação:
Postado originalmente por Natanael Junior
Nas provas de rally, a coisa é bem PIOR.
A solução é superdimensionar anilhas, pontos de ancoragem, cintas e cabos. Sobre os cabos, enrolar uma lona resolve. E USAR PATESCA!!! Demora mais, mas com diz um amigo meu, "se tá com pressa, compra um golzinho tunado e vai pro asfalto!!"
Abraço sem pressa e com segurança.
Com a divulgação do esporte (off-road) e com o surgimento de carros que saem praticamente de fábrica com guinchos, o número de acidentes tende a crescer.
Fato: por mais que a gente fale, discuta ou dê sugestões...ninguém as segue à risca. (nem eu)
não adianta dizer que..o ideal é......blablbabla, pr que na hora ninguém faz.
No Trial as coisas estão mudando e a UNROC está dando muita atenção a conduta de segurança. Nas trilhas não se pode fazer muito, pois é o bom senso que clama.
Eu tento ser o mais seguro possível.
IMHO o mais perigoso é guinchar (ou rebocar) usando a combinação de guincho (entenda-se cabo de aço com gancho) + manilha, + cintas, ou duas cintas combinadas com manilhas.
Isso sim é uma arma, pois as cintas, quando tensionadas costumam esticar um pouco e viram um super elástico quando arrebentam e a manilha presa ao laço, essa sim, vira um projétil.
Minha opiniao...evitem isso. usem ganchos nas viaturas para não precisarem das manilhas e superdimensionem as cintas..
Sem fazer propaganda, mas as cintas da Warn são ótimas, mas caras.
E acima de tudo...bom senso. revisem sempre seu equipamento, utilize-o com segurança e anteveja o acidente. Não utilize cintas ou cabos de guincho que apresente sinais de desgaste. Já vi muitos cabos estourarem, assim como cintas..normalmente elas estouram pouco depois de darem sinais claros de que vao abrir o bico...fiquem espertos com isso !!
Só lembrando sobre o problema de segurança:
Para quem não acredita que o cabo não machuca POUCO .......
No site Ogrish tem as fotos de um mexicano que cortou a perna no cabo do guincho do jeep !
Pra quem tem estômago .... boa sorte
Realmente só para os de estômago forte, mas como uma imagem vale por 1000 palavras, segue o link direto para as fotos:
http://www.ogrish.com/archives/cut_b...c_28_2005.html
[]s
O cabo poderia ser de um material sintetico super resistente .
Similar ao usado nas cintas - similar não igual .
Sei que já existe mas o preço deve ser alto .
Alguém por aqui tem a informação do fornecedor ???
Danilo