Postado originalmente por
Edintruder
Assis, a velocidade de queima do diesel é 20m/s. Daí quanto antes ele for injetado mais espaço de tempo (fração de segundo) ele tem para queimar, por isso faz menos fumaça, pois não é só a questão de ter o², mas ter tempo para a queima. Por isso em alta rpm o motor começa a fumaçar preto e tem uma perda considerável de torque, pois nesse regime a eficiência reduz muito em qualquer motor a combustão por pistões.
Se adiantar muito a injeção, ele irá dar os estouros como falei antes, desse forma fica evidente que está muito adiantado. Nesse regime pode causar danos às válvulas de admissão que sofrerão o impacto da explosão sem estarem assentadas nas suas sedes.
O aumento de pressão da turbina faz somente pelo débito, pois para apertar a WG por si só vai gerar restrição do fluxo de ar na admissão, e a redução do torque em rpm mais elevada é antecipada.
Dessa forma, abre o débito, adianta um pouco o ponto da BI e experimenta. Se a pressão estiver indo além dos 1,5Bar, dá uma reduzida na própria haste da WG, aliviando a pressão da haste.
Outro detalhe, uma particularidade da BI que equipa o 4.07 é que não dá para abrir mais que 2,5 voltas que ela sofre riscos de quebras na base do eixo de ressaltos do came. Podes abrir ela toda, mas tenha a consciência que se der muito "rojão" ela poderá quebrar...