Boa idéia!!!! Fica esta boa sugestão do colega para que os administradores do fórum apreciem esta possibilidade ...
Versão Imprimível
tenho uma ranger 2.2 2014 com 45 mil km e desde nova apresentava esporadicamente corte de combustivel , agora fiquei na mao, a revenda trocou a bomba e alegou quebra da mola por contaminacao do diesel e me cobrou 3800 reais, porem eu avisei do problema desde cedo e nao me deram garantia , o que faco ?, sou medico e nao uso a camionete fora do asfalto, abasteco so em posto conhecido, acho que a ford nao deveria ter feito isso, minha primeira atitude e nao comprar mais a marca e vou falar para todos meus colegas nos sites das unimeds de todo o brasil para fazerem o mesmo
Pelincho, chegasses a reclamar no 0800 da Ford?
Entenda que para quebrar uma mola ou é defeito no material ou fadiga da mola. Nesse caso é certeza de falha no material.
Busca os teus direitos pois é um absurdo a concessionária fazer isso com o consumidos. Isso só acontece no Brasil!
Acho que não comprar a marca ajuda, mas ajudaria muito mais se ninguém mais comoprasse nenhum veículo zero km. Pois o lucro da marca em cima do consumidor brasileiro é aburdo. Beira ao ridículo!!!
Eu sou contra a compra de carros zeros justamente pelo valor cobrado e pela péssima qualidade dos veículos atuais.
Se o óleo e filtros foram trocados dentro da concessionária, mais razão terás ainda, pois o filtro de boa qualidade não deixa passar nenhum contaminante particulado e nem mesmo água.
Como o Samuel não respondeu pra ninguém, vou te responder.
Repara que em 2005 teve alteração do conama, e a Maxion foi comprada pela International. Nesse ano, o único veículo que ainda usava o HSD 2.5 era a Land Defender. Dessa forma a International ajustou o ponto para reduzir as emissões e se manter em conformidade com a legislação ambiental.
Fmatos,
Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.
Quando o teu mecânico mexeu na tua L200, ele não aumentou a pressão, apenas a vazão. A pressão de injeção é dada por dois fatores, o volume injetado x a pressão de restrição que é ajustada pela regulagem dos bicos.
Quando abre o débito, permite uma maior vazão através do ajuste de anel de acelerador interno, permitindo maior vazão final em regime de máximo acelerador. É tudo questão de regulagens.
Entenda que os bicos irão abrir da mesma forma, porém irão injetar mais diesel, e como faltará oxigênio para queimar todo o combustível, parte dele sairá através de fumaça preta. Para aumentar a pressão somente ajustando os bicos para uma pressão um pouco maior. Porém corre o risco da bomba não conseguir atingir essa maior pressão caso ela possua desgaste pelo uso. Daí tem que fazer a troca dos componentes desgastados da bomba.
Outro ponto, para evitar a fumaça, basta acelerar mais gradualmente e evitar enfiar o pé no fundo com rpm abaixo da faixa de torque. FAzendo isso não existe riscos para o motor. Tuido questão de adaptação.
PP5GAS,
Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.
Para bombas em linha pode ser usado o S-10 sem problemas pois ela é lubrificada através de óleo em separado. Para sistemas common rail também deve ser utilizado o S-10. Para Bombas rotativas eu evito e não indico, pois tem muitos casos de desgastes prematuros por baixa lubricidade desse óleo. Os engenheiros e técnicos da Patrobrás afirmam que o ajuste de lubricidade está garantido, porém eu não acredito na Petrobrás, e casos de problemas com o uso contínuo do S-10 em bombas rotativas ainda persistem em aparecer...
Daí eu digo que é por conta e risco.
Walter, pelo visto o Samuel não vai voltar para te responder.
Vou te ajudar com uma experiência que tive para colocar um HSD 2.5 judiado no ponto.
Basicamente é muito similar ao ajuste do ponto de ignição em um carro com distribuidor. Coisa que está ficando rara hoje em dia.
A maior dificuldade é botar no ponto fino para ligar o motor. Depois que ligar fica muito mais fácil pois é ajuste muito sensível mesmo.
O ponto correto de ouvido, o motor tem que responder muito bem ao acelerador sem poder "estourar" na admissão quando entra o avanço da bomba injetora.
Quanto mais adiantada, mais fácil o motor liga, porém na medida que o motor acelera, o avanço deixa muito crítico e começa a estourar na admissão. Após achar esse ponto tu começas a atrasar até parar de estourar. O movimento de giro da BI nesse caso é fração de graus. Esse será o melhor ponto de ajuste "de ouvido" da BI. Se deixar muito atrasado, aumenta a fumaça e o motor irá trabalhar mais quente e o consumo aumentará um pouco.
É muito comum os HSD com correia dentada apresentarem a falta de um ajuste fino após a troca correia dentada, tensor e polia de virabrequim. No caso, travando virabrequim e BI, o ponto de injeção fica fora chegando a não pegar o motor. Daí começam as dores de cabeça dos mecânicos que desatam a falar mal do HSD... Eu aprendi da pior forma possível. Na marra e sob pressão! rsrsrs
Edintruder, parabéns pelas respostas. O Fórum foi enriquecido com teus comentários.
Edintruder, obrigado pela resposta.
Esses "estouros" na admissão são iguais aos que ocorrem em motores otto? Ou é uma sequencia de pequenos estouros, conforme a rotação?
Em sites portugueses eu achei a informação de que o ponto muito adiantado faz o motor "grilar". Já viu esse comportamento?
Emerson, NÓS fazemos o Fórum o que ele é hoje. Não eu ou você, mas nós.
Walter, ocorre exatamente o mesmo que no motor ciclo otto sim. Se ficar muito adiantado o motor tranca quando injeta e não liga. Em relação ao grilar de válvuas, sim, pode grilar sim, porém em diesel é sempre mais complicado separar o ponto do grilar de válvulas do ruído do próprio motor.
Os estouros ocorrem ao acelerar o motor solto até quase no limite de corte da BI. Na medida que passa dos 50% do rpm ele começa a dar os estouros. Nesse ponto tem que atrasar mais um pouco até ele acelerar rápido e com linearidade. Compra um estetoscópio baratinho e no lugar do "sino" coloca uma haste de metal. Eu uso um eletrodo de solda de 3,25mm. Com esse etestoscópio consegues escutar o motor certinho, de onde vem cada ruído, assim como identificar rolamentos ruins. Eu só consigo ouvir as válvulas dessa forma.
Dependendo do motor, a reguilagem de válvulas tem que ser rotineira, como nos MWM sprint 4.07 e 6.07.