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  • #1
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    Thumbs up Bomba injetora mecânica (tire as duvidas com um bombista).




    Olá! Sou técnico mecânico especializado em bombas e bicos injetores. Como constatei temos poucas postagens sobre sistema diesel mecânico.
    Podem perguntar a vontade que na medida do possível estarei respondendo. Cuidado com alguns comentários que são postados sobre bomba injetora, pois os que li são errôneos e escritos por pessoas sem o menor conhecimento da área.
    4X4 Brasil

  • #2
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    Citação Postado originalmente por samuelfuz Ver Post
    Olá! Sou técnico mecânico especializado em bombas e bicos injetores. Como constatei temos poucas postagens sobre sistema diesel mecânico.
    Podem perguntar a vontade que na medida do possível estarei respondendo. Cuidado com alguns comentários que são postados sobre bomba injetora, pois os que li são errôneos e escritos por pessoas sem o menor conhecimento da área.

    Olá amigo então la vai a primeira dúvida.

    Eu tenho uma l200 gls 2003 e na ultima revisão que fiz pedi que o mecânico aumentasse a pressão da bomba. Acho que ele aumentou muito pois esta com muita fumaça. Queria retornar um pouco, ele disse que tinha "apertado 1/4 de volta", neste caso eu queria voltar a metade do aperto que ele fez ou seja 1/8 de volta. Apertando o parafuso aumenta a pressão? Qual exatamente seria o parafuso a fazer isso?

  • #3
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    Fmatos,
    Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.
    Quando o teu mecânico mexeu na tua L200, ele não aumentou a pressão, apenas a vazão. A pressão de injeção é dada por dois fatores, o volume injetado x a pressão de restrição que é ajustada pela regulagem dos bicos.

    Quando abre o débito, permite uma maior vazão através do ajuste de anel de acelerador interno, permitindo maior vazão final em regime de máximo acelerador. É tudo questão de regulagens.

    Entenda que os bicos irão abrir da mesma forma, porém irão injetar mais diesel, e como faltará oxigênio para queimar todo o combustível, parte dele sairá através de fumaça preta. Para aumentar a pressão somente ajustando os bicos para uma pressão um pouco maior. Porém corre o risco da bomba não conseguir atingir essa maior pressão caso ela possua desgaste pelo uso. Daí tem que fazer a troca dos componentes desgastados da bomba.

    Outro ponto, para evitar a fumaça, basta acelerar mais gradualmente e evitar enfiar o pé no fundo com rpm abaixo da faixa de torque. FAzendo isso não existe riscos para o motor. Tuido questão de adaptação.

    Citação Postado originalmente por fmatos944 Ver Post
    Olá amigo então la vai a primeira dúvida.

    Eu tenho uma l200 gls 2003 e na ultima revisão que fiz pedi que o mecânico aumentasse a pressão da bomba. Acho que ele aumentou muito pois esta com muita fumaça. Queria retornar um pouco, ele disse que tinha "apertado 1/4 de volta", neste caso eu queria voltar a metade do aperto que ele fez ou seja 1/8 de volta. Apertando o parafuso aumenta a pressão? Qual exatamente seria o parafuso a fazer isso?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de PP5GAS
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    Samuel

    A dúvida é usar diesel S-10 com bomba injetora. É prejudicial, diminui a vida útil da mesma?

  • #5
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    PP5GAS,
    Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.

    Para bombas em linha pode ser usado o S-10 sem problemas pois ela é lubrificada através de óleo em separado. Para sistemas common rail também deve ser utilizado o S-10. Para Bombas rotativas eu evito e não indico, pois tem muitos casos de desgastes prematuros por baixa lubricidade desse óleo. Os engenheiros e técnicos da Patrobrás afirmam que o ajuste de lubricidade está garantido, porém eu não acredito na Petrobrás, e casos de problemas com o uso contínuo do S-10 em bombas rotativas ainda persistem em aparecer...

    Daí eu digo que é por conta e risco.

    Citação Postado originalmente por PP5GAS Ver Post
    Samuel

    A dúvida é usar diesel S-10 com bomba injetora. É prejudicial, diminui a vida útil da mesma?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de PP5GAS
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    PP5GAS,
    Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.

    Para bombas em linha pode ser usado o S-10 sem problemas pois ela é lubrificada através de óleo em separado. Para sistemas common rail também deve ser utilizado o S-10. Para Bombas rotativas eu evito e não indico, pois tem muitos casos de desgastes prematuros por baixa lubricidade desse óleo. Os engenheiros e técnicos da Patrobrás afirmam que o ajuste de lubricidade está garantido, porém eu não acredito na Petrobrás, e casos de problemas com o uso contínuo do S-10 em bombas rotativas ainda persistem em aparecer...

    Daí eu digo que é por conta e risco.
    Grato Edintruder
    Realmente é ver para crer. Em todo caso tenho uma bomba reserva do 14B, revisada, para eventual substituição.
    Vou continuar no S10 para saber até onde a injetora aguenta.

    Abraço

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Há algum tempo atrás eu dei uma pesquisada sobre a questão da lubricidade e encontrei trabalhos de pesquisa independentes feitos em laboratórios de universidades (tese de mestrado, doutorado...) onde se chegou à conclusão de que a adição de 3 ou 4% de biodiesel é capaz de recuperar a lubricidade do S10 igualando à do S500.
    O problema é que nossas bombas foram projetadas para o S1800 e é por isso que, mesmo usando S500 as bombas hoje duram metade do que duravam há 15 anos.



    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    PP5GAS,
    Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.

    Para bombas em linha pode ser usado o S-10 sem problemas pois ela é lubrificada através de óleo em separado. Para sistemas common rail também deve ser utilizado o S-10. Para Bombas rotativas eu evito e não indico, pois tem muitos casos de desgastes prematuros por baixa lubricidade desse óleo. Os engenheiros e técnicos da Patrobrás afirmam que o ajuste de lubricidade está garantido, porém eu não acredito na Petrobrás, e casos de problemas com o uso contínuo do S-10 em bombas rotativas ainda persistem em aparecer...

    Daí eu digo que é por conta e risco.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por samuelfuz Ver Post
    Olá! Sou técnico mecânico especializado em bombas e bicos injetores. Como constatei temos poucas postagens sobre sistema diesel mecânico.
    Podem perguntar a vontade que na medida do possível estarei respondendo. Cuidado com alguns comentários que são postados sobre bomba injetora, pois os que li são errôneos e escritos por pessoas sem o menor conhecimento da área.
    Boa tarde Samuel, estou com uns probleminhas na minha HR e se puder me ajudar agradeço demais.

    Vamos lá...

    Minha HR quando fria pela manhã ( ou qualquer hora do dia após esfriar) solta uma fumaça branca e o motor vibra muito, logo após andar uns 2km e já mais aquecida a fumaça para e a vibração vai normalizando. Já me disseram que esta fora de ponto, que pode ser regulagem de valvulas, já passei scanner e acusou POSIÇÃO DO VIRABREQUIM, levei n mecânico e o mesmo disse que poderia ser bicos sujos ou a bomba com algum problema. Por favor se puder me dar uma ajuda agradeço...Abraço!

  • #9
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    Samuel

    Duas Land Rover Defender exatamente iguais, uma fabricada em 2004 na placa diz que o pistão bombeador está com 1,27 mm de recorrido quando o pistão correspondente do motor está no PMS e na outra 2005 diz 1,42 mm , você sabe porque os valores são diferentes?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -image.jpg   -image.jpg  
    4X4 Brasil
    Hugo4x4
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  • #10
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    Como o Samuel não respondeu pra ninguém, vou te responder.
    Repara que em 2005 teve alteração do conama, e a Maxion foi comprada pela International. Nesse ano, o único veículo que ainda usava o HSD 2.5 era a Land Defender. Dessa forma a International ajustou o ponto para reduzir as emissões e se manter em conformidade com a legislação ambiental.
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Samuel

    Duas Land Rover Defender exatamente iguais, uma fabricada em 2004 na placa diz que o pistão bombeador está com 1,27 mm de recorrido quando o pistão correspondente do motor está no PMS e na outra 2005 diz 1,42 mm , você sabe porque os valores são diferentes?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Como o Samuel não respondeu pra ninguém, vou te responder.
    Repara que em 2005 teve alteração do conama, e a Maxion foi comprada pela International. Nesse ano, o único veículo que ainda usava o HSD 2.5 era a Land Defender. Dessa forma a International ajustou o ponto para reduzir as emissões e se manter em conformidade com a legislação ambiental.
    Edintruder

    Obrigado pela resposta, o homem desapareceu!
    Hugo4x4
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  • #12
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    Samuel sumiu....

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