Deixa eu me intromenter um pouco hehehehe
Dependendo do tamanho da turbina, ela começa a encher em baixas rotações. Já vi turbinas que com 1,500 rotações já começavam a encher. Isso pq ela depende da velocidade dos gases do escapamento para rotacionar as "pás" da parte quente, que vão girar um eixo q por sua vez gira as pás da parte fria. Isso todo mundo sabe eehehhehee...
Não tenho muita certeza, mas acho que uma turbina pqna, que entre em ação com 1.500 rotações, tendo pico de pressão em 3.000 RPM, aproximadamente, se encaixa na utilidade off-road.
Mas como disseram, é pedir pra puxar todo o pó/aguá/lama pra dentro do motor. Pra isso, é INDISPENSÁVEL o uso do snorkel... aí é só colocar um intercooler tb, e tá tudo certo...
pelo que eu percebi, está tendo muita confusão qto as nomenclaturas, entre turbo, supercharger, blower e aspirado.
bom, espero não ter falado besteira, mas acho q um turbo pqno, bem instalado, melhoraria sim a potência e torque dos jipes;
e sem esquecer a válvula de prioridade, pro famoso TSHHHHIII depois de sair do atoleiro =)))
[]s aspirados, ou com alimentação forçada de ar.