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  • #1
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    Bem, nao entendo nada do assunto (mas sempre desejei colocar um blower no meu jeep, que tem o motor georgia 2.3, que segundo alguns tinha blower ou turbo original, quando era exportado para o EUA).
    Mas nao é por isso que estou escrevendo.
    Meu mecanico esta fazendo a revisao de uma TR4 que ira participar do Rally dos Sertoes 2004 (ele ira fazer o apoio da equipe tb) e fui dar uma olhada no carro. Ela tem motor 4 cilindros (acho que é o original da TR), a alcool, com 5 bicos de injeçao e blower.
    O carro é da propria mitsubishi e ela cedeu para uma dupla de pilotos aqui da minha cidade participarem de algumas provas.
    Se alguem quiser algumas informacoes referentes ao blower e demais equipamentos, gentileza fazer as perguntas, que se for possivel, tentarei obter os dados junto com o mecanico.
    abraço
    vinicius
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #2
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    Caro Vinicius

    Sei que não faz parte do assunto blower versus turbo, mas já que foi aberta a perguntas sobre a TR4....

    Vc disse que o motor 4 cc desta TR4 está no álcool.
    Gostaria de saber se foi feita alguma alteração a mais, além da mudança de combustível? Ex: Remapeamento de chip (se foi feito, onde foi?), alteração da taxa de compressão, o esquema do 5 bico...
    [ ]s'
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #3
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    Beleza, vou ver o que consigo. A tarde vou passar na oficina e tentar obter as respostas.
    Abraco
    Vinicius!
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  • #4
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    Não obtive muitos dados, mas segue algumas informacoes sobre o veiculo.
    A TR4 foi preparada na empresa do Mauricio das Neves, de Curitiba, que tb é piloto que participa de varias provas nacionais.
    O modulo de injecao é original, mas parece que os bicos e alguns outros sensores foram trocados por da marca BOSCH.
    O blower pode ser "ligado" e "desligado" atraves de um sistema parecido com o do ar condicionado dos veiculos normais, parece que fizeram isso pra nao perder muita potencia com a correia do mesmo.
    O bico extra foi instalado dentro do blower e é acionado mediante uma chave independente.
    Foi instalada ainda uma bomba de combustivel adicional, também acionada de forma independente da principal.
    Como disse antes, o funcionamento dela é a alcool e com o blower e o bico adicional ligado parece que o consumo beira os 2,5 km litro.
    Ficou muito brava para andar, subindo o giro super rapido, com um excelente torque em baixa rotação.
    Esse veiculo vai participar no sertoes 2004 na categoria REGULARIDADE (parece que é o primeiro ano que vai ter essa categoria) .
    Qualquer coisa, entre em contato!
    Abraço,
    Vinicius!
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  • #5
    Vinícius,

    Conseguiram descobrir qual blower está instalado ? Marca/modelo ?

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #6
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    A única informacao que obtive é que o blower instalado é o que vem de serie na mercedes compressor.
    abraço
    vinicius!
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  • #7
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    A grande maioria dos Blowers/supercharges instalados no Brasila sao Eaton, ou em se tratando de V8, devido a grande capacidade volumétrica X menor custo, usa-se os grandes detroit diesel, provenientes de caminhoes americanos (desmanche).

    Eu particularmente prefiro o blower ao turbo, devido ao menor aquecimento do ar admitido (=mais potencia e menos danos ao motor) , devido a nao "cozinhar" o óleo do motor (tem sistema de lubrificação independente e com autonimia de + de 50.000km), não desregular (não trabalha com válvulas reguladoras), manter pressão uniforme em todos os giros (menos lag), baixíssima manutençao.

    Problema em relação ao turbo = preço.


    A) Preparação Para Performance e em carros injetados (com HIS, bico supementar, compressor, filtro):

    Horse Power (Rio de Janeiro): 21 2501.9099

    Blower Company (São Paulo): 11 3115.2855/9144.7755

    Street Car Performance - SPOCK (Sao Paulo) 11 3931.7419/9136.3096 - especializado em V8



    B) Preparaçao para melhoria de torque em carburados (e bicombustivel em carburados!!! o carro sendo original gasolina trabalha tb com álcool) NAO TRABALHA COM INJETADOS nem praparaçao pesada.

    Seu Juca (Jacareí-SP): 12 3952.6454



    valeu

  • #8
    Olá pessoal !

    Alguém tem informação de instalação de um superCharger em uma Toyota Hilux SW4 diesel 2.8D ? ou outro motor diesel similar ?

    Pelo que andei lendo no tópico, ninguém abordou sobre a perda de potência inicial na instalação do supercharger, penso que mais uma polia no virabrequim teria o mesmo efeito da polia do ar condicionado. Tá certo que o acréscimo de potência gerada irá compensar a que ele rouba.

    Um abraço

  • #9
    Banido
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    pboratto,

    A instalação em qquer motor ciclo otto ou diesel é teoricamente possível !

    Tanto a turbina qto o blower geram perdas, a turbina bem menos, o blower bem mais, mas o ganho do blower é infinitamente superior às perdas, de modo q o saldo é sempre positivo (e como é!).

    Qdo se ouve falar em perda de potência inicial no blower pode saber q é teorização (porém verdadeira) e não de prática (cujo saldo é sempre ótimo).

    Para vc ter uma idéia diz-se q as perdas do blower são de 30 a 50% do valor de cv ganhos por ação de arrasto da correia/polia/tensionador/blower que não estavam lá antes, mas gera-se tanta potência (leia-se desde a marcha-lenta) q a perda nem é computada no final.

    Continuo afirmando q a única desvantagem realmente relevante contra o blower no Brasil é o preço.

    Digo no Brasil pq nos EUA os preços são em conta e ainda eles ainda tem um terceiro e quarto tipo de compressores (os Paxton e os Booshead- Electric Supercharger) cuja concorrência baixam ainda mais os preços, mas isso já é outra história.



    valeu

  • #10
    Usuário Avatar de WOT
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    30/05/2005
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    Sou membro também de outro, que visa mais a performance em pistas de arrancada, e de preparação de motores lá, é só o que se fala. Estou bem inteirado sobre o assunto Turbo, Compressor, etc.
    Voltando ao assunto dos filtros de ar, gostaria de dizer q em carros preparados, ou até em carros originais geralmente se usa um tipo de filtro de ar cônico e de tecido, para maior vazão de ar e estes geralmente são laváveis, ou seja, elimina-se o problema da troca do filtro a cada 10 ou 5 mil km, tenho um filtro desses no meu jeep e até agora não tive nenhum problema.
    Agora uma pergunta para os mais entendidos, no caso do compressor (blower), na hora da desaceleração, não seria vantajoso colocar uma válvula como as de prioridade do turbo? Pq nesse caso o sistema força ar p/ dentro do motor mesmo nas horas em q é desnecessário, por exemplo em marcha lenta com o carro parado, ou em uma descida utilizando freio motor.
    ps: Não sei se é possível a adaptação de uma válvula assim, ou se o sistema já dispõe de uma válvula e eu não conheça, mas desde já obrigado
    Rafael Maurici

  • #11
    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    ps: Não sei se é possível a adaptação de uma válvula assim, ou se o sistema já dispõe de uma válvula e eu não conheça, mas desde já obrigado
    Olá Pessoal, são pouquissimos modelos de veículos que vemos por aqui com o Supercharger, por isso acho normal a grande quantidade de dúvidas e mitos equivocados sobre o tema.

    Pesquisei muito e acabo de instalar um eaton M-45 no meu JPX, e vou postar as impressoes pois creio que possam ser úteis.

    Há uma distinção fundamental entre instalar um Blower e uma turbina, a posição da borboleta. Em turbinas a sequencia de instalação é:

    Filtro - Turbina - Borboleta - coletor de admissão.

    No caso do Blower tambem é possível fazer assim mas traz muitas desvantagens, e o usual para Blowers é:

    Filtro - Borboleta - Blower - Coletro de admissão.

    Tentem lembrar do velozes e furiosos e a das borboletas acima do capo, e o Blower abaixo delas, hehe

    Citei um trecho do post o WOT, e é extamente a questão que ele levanta, pois graças a isso não é necessário usar absolutamente nenhum tipo de válvula de descarga, pois, por exemplo em altas rotaçoes, para ficar mais fácil explicar, voçe tira o pé do acelerador e oBlower continua girando, porem ele não tem ar para bom bombear para o motor, e com isso não há pressão.

    Bom, mas como regular a pressão já que não tem válvula? A pressão é regulada através da relação da polia de transmissão, ou seja, aumentando ou diminuindo o tamanho da polia do Supercharger.

    No meu caso coloquei uma válvula de alívio pois achei que teria usinar uma polia nova para baixar a pressão, porem como isso não foi necessário travei a válvuula e assim que usinar um parafuso para tambar o buraco vou tirar a válvula, que no momento está lá literalmente, pra tapar buraco, hehe

    Sei que com a evolução das turbinas e injeçoes programáveis as mesmas começam a atuar em rotaçoes menores, porem são raríssimos os preparadores que sabem fazer isso bem e que não usam turbinas muito pequenas que acabam sendo um problemas em rotaçoes maiores. Pela mor de Deus, os turbineiros não precisam mandar paralelepípedos na minha cabeça, cada sistema tem suas vantagens e desvantagens e respeito todo mundo.

    Porem o Charger entra em rotaçoes MUITO baixas, no meu caso trabalho com pressão máxima de 0.6Kg, e em 1000RPM, é isso mesmo, 1000RPM o bichinho da 0,5Kg. Reparem bem no que disse, ele não começa a atuar em 1000RPM, ele dá 0.5kg em 1000RPM

    Isso no Off-road é sensacional, pois a diribilidade é exelente na cidade ou em trilhas, e na estrada garante um torcão gostoso, e não tão alto a ponto de comer muito combustível ou causar danos ao motor.

    Não nesse tópico, mas pelo forum ouvi muitos comentários falando que eu poderia instalar o SC e minha injeção se adquaria. BALELA!

    Meu motor é um 1.8 Flex, e assim que veio o pressão o motor ficou perdidaço, moral da história, acabei investindo em uma Pandoo, ai tudo se resolveu.

    Mais um detalhe referente ao filtro de ar. A sugeira no mesmo é proporcinal a qualidade do ar que entra, e quanto a isso o máximo que podemos fazer é colocar esnorquel e a vazão de ar admitida pelo motor, vamos falar sobre esse fator.

    Um motor aspirado, na mesma rotação, vai sugar menos ar que um com SC, por isso o filtro suja um pouco menos, porem como Sc é possível trabalhar em rotaçoes menores. Mas ai acho que é meio insignificante a diferença.

    O que não é legal fazer é colocar os famosos filtros exportivos, que passa até um grão de feijão pela malha a acreditar que vai ser capaz de filtrar a mesma coisa.

    Vale relatar que o troço deu muito trabalho pra instalar, talvez por falta de experiencia da minha parte, esse tambem é um fator a ser ponderado, pois uma turbina voçe compra um Kit tabajara, vai no preparador e ta tudo certo, porem com essas receitas básicas não da pra esperar muita coisa, como pressão boa a 1500RPM, ai já tem que investir um pouco mais.

    Pra finalizar a mensagem que deixo é:
    Dizer que supercharger não é para off-road é pura falta de conhecimento sobre o tema.

    Grande abraço.
    4X4 Brasil
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • #12
    Usuário Avatar de Supercharger
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    20/05/2004
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    Cadê as fotos da bagaça?

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