Amigos,
Bem, recentemente tive problemas com os pneus da Azulinha...

Entrei em contato com o pessoal da Grabber e não fiquei muito satisfeito com o resultado do laudo técnico que fizeram do pneu!!!!

Gostaria da opinião de pessoas que entendessem um pouco mais que eu sobre o assunto, para saber se vale a pena tentar ressarcir o prejuízo através de outros meios ou não!!!
Então vamos à história...

Desde que a comprei, em janeiro de 2003, rodo com pneus Grabber MT 33 x 12,5 pol em rodas Mangels 15x10 off set -44. Geralmente rodo com 32 a 35 lbs de pressão, chegando a 38 quando muito carregada.
Após mais ou menos 28 mil quilômetros, notei o aparecimento de uma bolha na lateral externa do pneu traseiro direito (como vocês podem notar na foto).A bolha não aumenta de tamanho. Pode ser defeito de fabricação?
Dias depois o pneu apresentou um furo... consertado com aqueles macarrões.
Alguns meses e quilômetros depois, rodando com a Azulinha sem carga, a uns 40 km por hora, em uma estrada de cascalho e chão batido, ouvi um estouro do lado do motorista. A viatura perdeu o embalo, e quando parou tinha certeza que o pneu tinha ido embora...

Para minha supresa, não foi o pneu com a bolha, e sim o pneu traseiro do lado esquerdo, que não apresentava nenhum sinal de desgaste irregular ou reparo anterior. O pneu rachou!!!!

Enviei os dois pneus para análise na Continental, e as respostas foram:
Ruptura por choque e/ou impacto acidental - Deformação repentina da carcaça atingindo um obstáculo à alta velocidade, principalmente se o pneu estiver sendo utilizado com baixa pressão de inflação e/ou sobrecarga, pois nesta condição as paredes laterais ficam mais expostas. Choque contra objetos contundentes, tais como guias, blocos de sinalização de pista, desníveis acentuados de pontes, etc... PRODUTO NÃO APRESENTA FALHAS DE FABRICAÇÃO E/OU MÃO DE OBRA
Avarias or reparos e/ou consertos - Devido a reparos efetuados por terceiros, fora de especificação ou repado mal realizado, reparos em regiões do pneu não recomendado pelo fabricante, tais como laterais, etc.. excesso de escariações ou acima do tamanho recomendado. PRODUTO NÃO APRESENTA FALHAS DE FABRICAÇÃO E/OU MÃO DE OBRA
Comprei dois pneus novos e instalei na frente. Passei os da frente para trás, sem trocar de lado. O pneu com bolha ficou de estepe. Então dias desse notei que o pneu (agora) traseiro esquerdo está com a borracha soltando!!! Digo, parece que tem uma minhoca (tira) de borracha, medindo uns 2 cm x 5 mm saindo da lateral... não aumenta de tamanho, nem vaza ar...

Então eu me indago

1-) Visto que a bolha surgiu antes do pneu furar e precisar ser reparado, o laudo faz algum sentido? Como provar que a bolha apareceu primeiro? É obrigação minha ou deles provar a ordem dos fatos?
2-) Compro um pneu 100% off road, com garantia total segundo o vendedor. Um pneu 100% off road não deveria resistir a um choque ou impacto acidental? Não estava em alta velocidade... e não bati em nada naquele dia!!!! Até fiz o caminho de volta a pé, para ver se identificava alguma pedra ou algo parecido, e não achei!!!!
3-) De 4 pneus comprados na mesma oportunidade, 3 apresentaram problemas... isso é normal? Ou a Azulinha teria algo a ser corrigido?

Enfim, fica aqui a minha experiência com pneus da Grabber.

Não volto mais. Realmente são discretamente melhores que os BF no barro, mas a durabilidade e resistência ficaram devendo... não compro mais. Vou experimentar os BF MT da próxima vez...
Se alguém pude elucidar um pouco mais minha ignorância, agradeço!!!

Abraços,
=Loras=