x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 51

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0

Leopoldo,

O último corpo a ser identificado era de um colega de trabalho. Você tem toda a razão, não é nada disso mesmo.

Vamos falar do que entendemos que é de pneus. Se é que entendemos.

Como eu disse, no caso desse pneu, eu acho que o problema foi derivado de excesso de pressão combinado com choque frontal/lateral (ou seja, no ombro do pneu), tipo subir eu calçada, cair em buraco na rua/estrada. Enfraqueceu a malha, depois de um tempo ela rompeu.

Eriksom

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Concordo com você.

Só que quanto às bolhas ..............

E para vocês que gostam de assunto "PNEU", no site da Goodyear tem uma ótima apostila sobre pneus:

http://www.goodyearaviation.com/img/...raftmanual.pdf (direto)

http://www.goodyearaviation.com/tech.html (para baixar)

Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Exame de pneus

Pessoall,

Andei lendo este tópico e acho que tenho algumas coisas para dizer.

Muitos de vcs me conhecem, mas para os que não me conhecem: meu nome é Marcelo Leitão, sou empresário do ramo de pneus tenho revendas oficiais Pirelli e sou especializado em pneus para Off Road e Rallye.

Minha família esta no ramo de pneus a 65 anos, tenho reformadora de pneus e atua diretamente no negócio desde 92.

Sou examinador credenciado Pirelli e examino de 5 a 10 pneus por mês.

Mais de 1000 carros passam pela minha loja mensalmente, ou seja, eu já vi e continuo tendo contato com muitos casos: acidentes e defeitos.

A minha experiência com pneus GEneral Grabber MT começou em 99. Já devo ter comercializado uns 30 jogos de MT nas medidas 30, 31, 33 e 35.

O que posso dizer deles:

Nunca detectei nenhum defeito de fabricação nestes pneus vendidos ou em outros do mesmo modelo que pude observar. (pelo menos que tenha chegado a meu conhecimento ou análise, vendido por mim ou por outros)

Porém em comparações de durabilidade muitos cliente me relataram insatisfação. Porém é bom ressaltar que alguns tb se manifestaram satisfeitos com a durabilidade.

Tive um alto índice de acidentes por cortes laterias em pneus 33. Mas em todos os casos que tive feed-back foram casos notórios de acidentes e mal uso... cortes em pedras, tocos de madeira, arame farpado e impactos em obstáculos em altas velocidades em raids... sempre por pilotos arrojados.

Tive muitos casos tb de acidentes parecidos com pneus 33 Mud Terrain da BF Goodrich, que na minha região até alguns anos atrás eram os mais usados nesta medida.

É impossível analizar pneus apenas com fotos. É muito importante vê-los e senti-los ao vivo. Alguns sinais sempre acabam revelando as verdadeiras causas do acidente ou do defeito (que são raros mas existem)

Pelos relatos e fotos e pelas estatísticas o primeiros casos (bolha lateral e estouro) parecem ser casos típicos de acidentes... o primeiro por impacto e o segundo por rodagem com pressão insuficiente.

Furos, vazamentos, consertos mal feitos e a consequente rodagem com pressão insuficiente é de longe o principal fator de acidentes com pneus.

Não estou dizendo que o pneu foi simplesmente mal calibrado, acima ou abaixo do ideal. Estou falando de vazamentos de ar, por diversos fatores entre os mais comuns destaco:

1- Válvulas e bicos ressecados, quebrados ou mal apertados
    2- Furos simples de pregos
    3- Outros furos
    4- Vazamentos por rodas (muito comum em pneus sem câmara usados para off road)
    5- Vazamentos em consertos inadequados (99% dos consertos realizados por borracheiros e muitas lojas, o tipo macarrão, são tecnicamente errados, pois são provisórios e tÊm consequÊncias dessastrosas)

Resumindo... o que provavelmente aconteceu no estouro foi que o pneu foi perdendo pressão por um vazemento qualquer... mais provavel pelos consertos tipo macarrão) e depois de trabalhar com baixa pressão, a temperatura aumentou, os cordonéis laterais se partindo ocasionando o estouro. Já ví dezenas de casos em pneus de carro, camionete, jipes e caminhões.

MAs sem examinar é impossível afirmar. POde ser tb um objeto que penetrou no pneu e causou a explosão e outras dezenas de causas.

O que posso dizer é que apesar de saber que já pode ter acontecido em algum lugar do Brasil ou do mundo (como no caso dos pneus da Firestone), nunca ví um pneu simplesmente estourar por falha de fabricação. Todos os casos de estouro que examinei havia evidÊncias claras de acidente: impactos sobre obstáculos e buracos, com ou sem baixa pressão, baixa pressão por vazamentos diversos (consertos, válvulas, rodas, camaras de ar), objetos cortantes e em alguns casos pneus velhos e ressecados.

Pneus velhos e ressecados irão dar um capítulo a parte no livro que um dia irei escrever sobre pneus.

É muito comum pneus com mais de 5 anos apresentarem vazamentos ou simplesmente estourarem em um momento de stress (freiada, buraco comum, velocidade) ou simplesmente estourar. NA verdade geralmente o pneu sempre avisa antes de um estouro, fica torto, desloca a suas estruturas e aí sim estoura. MAs muitas vezes se estamos em viagem e o pneu em questão está na traseira é simplesmente impossível perceber.

POr isso que as dicas para evitar acidentes são:

1) Trocar sempre os bicos das rodas (todas as trocas de pneus)
    2) Trocar sempre as câmaras de ar (anualmente)
    3) Trocar sempre as rodas de liga quando amassarem (consertos em rodas de liga são condenados pelo Imetro) Se vc quiser andar 100% seguro terá que jogar fora rodas de liga amassadas.
    4) Nunca usar pneus com mais de 4 anos de idade. (isso inclui pneus estepes que ficaram quardados)
    5) Sempre conferir a calibragem e sempre que um pneu pedir mais que 3 libras, pode saber que tem vazamento
    6) Assim que possível substituir os consertos provisórios feitos pelo borracheiro da estrada, por consertos definitivos "a frio". (nunca faça consertos vulcanizados a quente em pneus radiais sem câmara.
    7) Nunca engatilhe pneus. Pneus sem câmara (com exceção de alguns usos off road) devem ser usados sem câmara. Se o pneu não para de vazar... troque-o. Se deu bolha lateral, joque fora. SE cortou na lateral= lixo. Não existe conserto seguro para lateral de pneu. Truco quem falar o contrário.

Acreditem em mim. Eu devo passar a minha vida profissional inteira sem ver um acidente causado por falha de fabricação em pneus. Falhas acontecem, mas as graves são detectadas na primeira inflagem do pneu ou nas primeiras horas de uso. 99% dos pneus que eu já examinei estavam estragados por acidentes, mal uso, buracos, consertos mal feitos e principalmente vazamentos diversos. O pneu mesmo que esteja com defeito irá avisa-lo. Irá fazer, irá deslocar, vibrar...'acidentes acontefem quanto não levamos a sério os sinais, quando engatilhamos os pneus com cÂmaras de ar e fazemos consertos irresponsávéis. Acreditem...

Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Marcelo Leitão,

realmente, pelo que disse, acredito que voce deva entender muito de pneus.

então, por favor, já que o tópico é sobre possíveis defeitos em razão da qualidade (ruim) dos Grabber, nos esclareça.

no tópico inicial, o jogo de pneus do colega, deu defeito em 75%, ou seja, de 4, só sobrou um para contar a história.

muitos aqui já estão reclamando desta marca, embora muitos também a estejam defendendo.

acho que a porcentagem, entretanto, não está a favor da Grabber.

peço uma ajuda, para entendermos a questão. veja, a Pirelli coloca milhares de pneus pra rodar todos os anos, mas falemos só dos que rodam em camionetes e jeeps. voce tem alguma estatística, qual a porcentagem que dá problema? e quanto a BF, Good Year, etc.

a Grabber, pelo que sei, e não sei muito, só está no mercado brasileiro com estes off road importados, deve ter vendido muito pouco, se comparado às outras marcas. do pouco que vendeu, vejo muita insatisfação, ou estou errado? tem também alguma estatística desta marca?

faço estas perguntas só para enriquecer esta discussão, pois, particularmente, jamais compraria pneus desta marca.

grato.

Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1

Re: Exame de pneus

Oi Marcelo, muito boa a sua explicação.

Só algumas dúvidas:

Citação Postado originalmente por Marcelo Leitão
    ...Tive um alto índice de acidentes por cortes laterias em pneus 33. Mas em todos os casos que tive feed-back foram casos notórios de acidentes e mal uso... cortes em pedras, tocos de madeira, arame farpado e impactos em obstáculos em altas velocidades em raids... sempre por pilotos arrojados...
    Pneus projetados para o uso Off-Road não deveriam suportar esses "maus-tratos" (pedras, tocos de madeira e etc)? ou pelo menos deveriam ser bem mais resistentes do que os pneus "comuns"?

...4) Nunca usar pneus com mais de 4 anos de idade. (isso inclui pneus estepes que ficaram quardados)...
    Como ficaria o caso dos pneus recapados e remoldados, pois acredito que nesses casos as carcaças alcançam facilmente mais de 4 anos de fabricação? (sinto que estou começando uma polêmica... )

E no casos de jipes que rodam pouco (somente algumas trilhas por ano, por exemplo), chegando os 4 anos de fabricação tem que jogar os pneus fora, mesmo que os mesmos tenham muito da banda de rodagem ainda?

...Se deu bolha lateral, joque fora. SE cortou na lateral= lixo. Não existe conserto seguro para lateral de pneu. Truco quem falar o contrário...
    Nisso eu concordo plenamente!

Por enquanto é só.

[]'s

pneus 33

Um amigo meu o baiano reformou o engesa e colocou 33 graber, nas trilhas de pedras cortou dois na lateral onde eu com Bf nunca tive um furo. Apos leva-los no conserto constatamos a fragilidade da lateral na miha opiniao inadequada ao nosso esporte, ja que eu nao estou diirindo um forade estrada com a obrigacao de desviar de obstaculos

Amigos,

Fico feliz que tal tópico tenha realmente chamado atenção... e obrigado e todos, mesmo, por todo o aprendizado!!!

Bom, vamos então as minhas novas considerações:

1-) Foram levantadas duas hipóteses para o pneu estourar. Uma por excesso de pressão (máximo de 35 libras) e outra por falta de pressão.

No primeiro caso, costumava andar com 38 libras, pois no teste de WD (semelhante ao da água) que tinha feito na garagem do prédio, esta era a calibragem ideal. Assumo a minha parte no erro, deveria saber a especificação exata do pneu que estava comprando... mas se estourou por um excesso de 3 libras, estamos falando em uma margem de segurança menor de 10%!!!!

Agora fiquei com medo... de verdade!!!

Na segunda hipótese, de que o pneu apresentava um vazamento que causou a queda da pressão... me parece mais significativa. No entanto tal pneu nunca foi remendado ou reparado... o que excluiria a hipótese de falha após conserto inadequado do pneu!!!! Então sobraria aquela lista de outras possibilidades que foram citadas...

Obs: Nunca fiz trilha com pressão baixa, pois não tenho o costume de abaixar a pressão dos pneus, uma vez que são sem câmaras e não tenho bed-locks.

2-) Os quatro pneus que comprei sempre apresentaram aquelas ondulações laterais, que foi citada por alguns... isto é normal? O excesso de pressão pode causar isto?

3-) A bolha lateral surgiu em um momento que o pneu nunca havia sofrido reparos ainda. Ele furou e precisou de conserto com o macarrão depois. Agora, se a bolha for causada por um impacto lateral, sei não... não me lembro de nada significativo neste sentido também!!!

4-) Já ouvi de orelhada que os pneus da Grabber tem um composto mais macio, e por isso gastam mais no asfalto. Isso poderia explicar sua maior fragilidade?

5-) Concordo que o pneu não é indestrutível, assim como não é o 4x4. O fato é que nunca fiz trilhas pesadas a ponto de exigir 200% dos pneus. Utilizo a Azulinha como viatura de dia-a-dia e trabalho, sempre dentro das limitações de velocidade e segurança impostas pelas condições do terreno. Cheguei a fazer algumas trilhas médias, mas não foi aquela pauleira... Por isso esperava um pouco mais de resistência nesse sentido.

Bom, finalizando... gostaria de saber se existe alguma maneira de uma perícia "independente" dos pneus. Ou seja, alguém que poderia emitir um laudo, que não tivesse relação com a fábrica... uma opinião mais imparcial!!! Caso essa avaliação fosse a meu favor, aí sim pensaria em alguma outra medida.

Resumo da ópera: não tive uma boa experiência com pneus da Grabber. Isto é minha vivência pessoal, não significa que tais pneus sejam de má qualidade. Não fiquei contente com o atendimento pós-compra. Então pessoalmente, não volto mais. Da próxima vez vou tentar os BFs...

Amigos, mais uma vez obrigado!!!

Abraço,

=Loras=
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Os meus Pirelli Scorpions serão recauchutados, pois pelo menos da Pirelli nunca se ouviuy falar que isso ocorresse nem mesmo em pneus recauchutados.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Então anote 3 eventos com penus pirelli.

Dois com P44, que explodiram muito pior que os da foto. Um saiu a banda de rodagem inteira, outro vários gomos saltaram fora. Eu voltava do Nordeste e a 30 km de Vitória aconteceu isso ao mesmo tempo.

Outro, com um Scorpion, parece sacanagem, mas não é, eu voltava de viagem e no anel do contorno de vitória, um pneu traseiro desmanchou.

Será que Vitória faz mal a minha saúde, ou são os Pirelli? Como já passei por lá muitas outras vezes, com Michellin, com BF, com Grabber, não deve ser Vitória o problema

Eriksom

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Reavivando este tópico de 2005, qual seria a pressão máxima permitida para um BF 33" A/T sem carga?

É que aqui no CE, é comum usarmos o estepe como reservatório de ar, ou seja, depois da trilha usamos um transferidor que passa ar do estepe para o pneu. E então o estepe quebra um galhão, e qual seria a maior calibragem que posso deixar nele? Já vi gente com 50PSI e nunca deu problema.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    ojaneri,

aqui tá rolando tudo sobre BF's
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=30311
    inclusive temos a participação de um consultor técnico da BFGoodrich.

[]'s

Epa!

Ressuscitando o tópico...

Atualmente uso pneus BF Mud 33x12,5R15 pol na Camper.

Show de bola!!!

Até o momento, 10.000km depois, 100% satisfeito.

Já os Grabbers... olha só o que encontrei em outro tópico:

Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    LPFM,

Fuja deles. Eles foram descontinuados, portanto se der problema, não vai conseguir resolver. Se entrar no site da Continental você não encontra eles.

Eu comprei um jogo para o meu Troller. Achei eles muito bom por serem leves. Só que a banda lateral deles é muito mole e os meus começaram a deformar depois de apenas 500 km. Conclusão: a fábrica recolheu e me devolveu o dinheiro que eu havia pago.

Abraço,
    Fico feliz que a produção tenha sido suspensa. E realmente espero que o esse tópico tenha contribuído de certa forma para isso...

Enfim, usei também Pirelli Scorpion Mud na 110.

Só não aprovei a durabilidade... agora estou testando Wrangler MTR nela.

Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45

Permissões de Postagem