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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
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    Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link




    Quais as vantagens da suspa 4-Link comparando com uma 3-Link ?

    Pelo meu modesto conhecimento, em ambas não existe panhard ( como nas 2-Link ), que são substituídas por 2 links a mais na suspa 4-Link e uma barra A/triangulo na suspa 3-link.

    Mas quais as vantagens e desvantagens entre elas ??

    Abraços
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  • #2
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    Eu já fiz quase a mesma pergunta...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...is-melhor.html (Numero de link!-quanto mais melhor?)
    Como vc vai ver tudo depende do projeto.

    T+
    Murilo Beltrame

  • #3
    Olá ricardo,

    Com certeza tudo depende do seu projeto.
    Acho que a sua dúvida se refere a diferença entre 4link triangulado (sem panhard) e 4 link wishbone que tem uma união em dois links (essa é a nomenclatura que utilizo, mas chamam de diversos nomes). 3 links geralmente é uma suspensão que contém panhard e apenas um link superior mais os dois inferiores.

    Dependendo do tipo de desempenho que necessita, um pode ser mais interessante que o outro. Controles de carroceria, movimentos do eixo, tendências sob aceleração etc... Diferenças que podem fazer diferença no tipo de trilhas que quer andar. Um melhor que o outro? Não sei... Enquanto um te dá mais possibilidades de setup, o outro é mais simples e fácil de construir... Depende...

    Abs

  • #4
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
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    12/09/2007
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    Fala Samukanvas, blz ?

    Valeu pelas informações. O meu CJ tá com uma suspa igual dos Troller RF e JPX, que possuem os braços longitudinais ( links ), e sem a panhard. No lugar dela tenho o triangulo/barra A na frente e atrás. Os links estão com terminais rotulares em uma das extremidades, assim como o triangulo.

    Qual é esse tipo de suspensão ?? 4 link triangulado ??

    Abração
    - Nissan XTerra
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  • #5
    Certamente não é um 4link triangulado por causa da junção dos links superiores. Sobre o nome correto, pelo ponto de vista do chassis, saindo 4 links, chamam de 4link. O wishbone é pela semelhança do link superior com o ossinho da sorte, então 4link wishbone.

    Pelo ponto de vista do eixo, 3link wishbone... Então, nomes diferentes para a mesma suspensão. Certo, errado... As trilhas chegam no mesmo caminho

    O wishbone é usado para sabermos que os links são juntos e facilita a identificação.

    O negócio que não fica legal no sistema dianteiro do j ou do troller (se não me engano é igualzinho do j) é que o link superior é invertido e não saem da mesma direção do inferior. Isso é um pouco ruim. Se tivesse espaço embaixo do motor, seria legal seguir o mesmo projeto da traseira.

    Abs

  • #6
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
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    Valeu Samukanvas pelas informações !!

    No meu projeto fiz identica na traseira e dianteira, que é igual da traseira do J ou RF. Só que tirei o terminal de direção de caminhão que vai no triangulo e instalei um terminal rotular no meu projeto

    Depois envio as fotos.

    Abração
    - Nissan XTerra
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    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #7
    Citação Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    Valeu Samukanvas pelas informações !!

    No meu projeto fiz identica na traseira e dianteira, que é igual da traseira do J ou RF. Só que tirei o terminal de direção de caminhão que vai no triangulo e instalei um terminal rotular no meu projeto

    Depois envio as fotos.

    Abração
    Com certeza bem melhorado em relação ao projeto original do j.

    Abs

  • #8
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    Valeu Samukanvas pelas informações !!

    No meu projeto fiz identica na traseira e dianteira, que é igual da traseira do J ou RF. Só que tirei o terminal de direção de caminhão que vai no triangulo e instalei um terminal rotular no meu projeto

    Depois envio as fotos.

    Abração


    Ricardo, voce ainda teria essa foto disponivel?

    pode me enviar?
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
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  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Hehehe, e essa foto, que significa????

  • #10
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
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    kkkkk e essa foto aí ? é sua barra A ??? kkkkkk

    Cara, to te enviando as fotos quando ainda estava no estaleiro ... depois te envio as fotos pintadinhas e com mais detalhes.Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00271.jpgVantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00216.jpgVantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00217.jpgVantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00220.jpg
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    kkkkk e essa foto aí ? é sua barra A ??? kkkkkk

    Cara, to te enviando as fotos quando ainda estava no estaleiro ... depois te envio as fotos pintadinhas e com mais detalhes.Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00271.jpgVantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00216.jpgVantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00217.jpgVantagens da 4-Link sobre a 3-Link-img00220.jpg

    RICARDO PAVAN

    PARABENS pelo projeto .

    Mas o que eu entendo de :

    1- Suspensão 4 links , é qdo vc usa 4 BRAÇOS , 2 BARRAS LONGITUDINAIS e 2 BARRAS ENVIESADAS , como é na HILUX SW4 que tenho .

    2- Suspensão 3 links , é qdo vc usa 3 BRAÇOS , sendo 2 BARRAS LONGITUDINAIS e 1 TRANSVERSAL ( BARRA PANHARD ) como no ENGESA , DEFENDER .

    3- Suspensão 3 links , é qdo vc usa 3 BRAÇOS , sendo 2 BARRAS LONGITUDIAIS e 1 BARRA " A " TRIANGULAR , como no JPX .

    Este t é o conceito que eu cheguei em conclusão que fica mais fácil de a gente conversar , não sei se TECNICAMENTE esta nomenclatura esta correta , MAS QUE DESTA FORMA FICA BEM MAIS FÁCIL DE ENTENDER ÍSTO FICA COM CERTEZA .

    Na minha opinião as suspensões de 4 links e 3 links com BARRA " A " se comportam da mesma forma , NÃO DESVIANDO O EIXO DO CENTRO DO CHASSI qdo a suspensão trabalha .

    E a suspensão 3 links com BARRA PANHARD tem a desvantagem de qdo a suspensão trabalha o eixo move do centro do chassi , CAUSANDO UM CERTO DESCONFORTO AO GUIAR .

    Mas nada que vc não se acostume , se fosse tão ruim a LAND ROVER não usaria num ÍCONE do 4X4 que pe o seu DEFENDER vendido e respeitado no mundo inteiro , mas que " EU PARTICULARMENTE " ACHO O nosso ENGESA melhor e mais resistente ,vai aí bem pequenininho , " que me desculpem os LANDEIROS de plantão ".

  • #12
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Hehehe, e essa foto, que significa????

    Grande Renato!

    To chegando na fase de comecar a pensar o que fazer e como fazer a suspensao pros meus novos eixos e as duvidas sao inumeras!

    Meu interesse é ter um bom curso off-road, de 14 a 16", e boa dirigibilidade on-road sem bumpsteer, shimmy, caster original.

    A duvida principal é:

    - Mantenho a geometria original do RF (2 link + wishbone invertido na dianteira)?
    - Faco 3 links com panhard nesse esquema? podendo deslocar o link superior de acordo com o vao livre abaixo do motor
    Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link-0909or_03_z-front_suspension_technology-graph_2.jpg

    - Faco um 3 Link com Panhard usando os links originais do troller T4? (primeiro esquema abaixo)
    Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link-0012or_04_z-multi_link_suspension_sytems_links_proper_travel-link_mountings.jpg
    - 4 Links paralelos + Panhard conforme esquema acima e abaixo?
    Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link-0909or_01_z-front_suspension_technology-suspension.jpg


    Quero usar o maximo possivel das fixacoes existentes originalmente nos eixos do troller T4,

    Tava olhando o troller exposto pela Power na Fenajeep e a geometria da suspensao dele é parecida a essa acima. Seria a melhor opcao?

    Se puder me dar uma luz, agradeco, pois estou com muitas duvidas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link-0909or_02_z-front_suspension_technology-graph.jpg  
    C.J. - Carlos Negrão
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