RICARDO PAVAN
PARABENS pelo projeto .
Mas o que eu entendo de :
1- Suspensão 4 links , é qdo vc usa 4 BRAÇOS , 2 BARRAS LONGITUDINAIS e 2 BARRAS ENVIESADAS , como é na HILUX SW4 que tenho .
2- Suspensão 3 links , é qdo vc usa 3 BRAÇOS , sendo 2 BARRAS LONGITUDINAIS e 1 TRANSVERSAL ( BARRA PANHARD ) como no ENGESA , DEFENDER .
3- Suspensão 3 links , é qdo vc usa 3 BRAÇOS , sendo 2 BARRAS LONGITUDIAIS e 1 BARRA " A " TRIANGULAR , como no JPX .
Este t é o conceito que eu cheguei em conclusão que fica mais fácil de a gente conversar , não sei se TECNICAMENTE esta nomenclatura esta correta , MAS QUE DESTA FORMA FICA BEM MAIS FÁCIL DE ENTENDER ÍSTO FICA COM CERTEZA .
Na minha opinião as suspensões de 4 links e 3 links com BARRA " A " se comportam da mesma forma , NÃO DESVIANDO O EIXO DO CENTRO DO CHASSI qdo a suspensão trabalha .
E a suspensão 3 links com BARRA PANHARD tem a desvantagem de qdo a suspensão trabalha o eixo move do centro do chassi , CAUSANDO UM CERTO DESCONFORTO AO GUIAR .
Mas nada que vc não se acostume , se fosse tão ruim a LAND ROVER não usaria num ÍCONE do 4X4 que pe o seu DEFENDER vendido e respeitado no mundo inteiro , mas que " EU PARTICULARMENTE " ACHO O nosso ENGESA melhor e mais resistente ,vai aí bem pequenininho , " que me desculpem os LANDEIROS de plantão ".