Postado originalmente por
enasor
Já que o amigo pretende aditivar o diesel S10 ... já pensou nesta outra forma de aditivação do diesel (adotada por muitos aqui do forum, mesmo de viaturas mais antigas), através de um desses aditivos industrializados disponibilizados no mercado (STP, Bardahl Max Diesel, Actioil, Teccom 10, Extra Power, XP3, Etc.)???!!! ... a proposta básica indicada pelos fabricantes desses aditivos é melhorar (ou recompor) a lubricidade do S10 em razão de seu envelhecimento (procurando mantê-la em patamares tidos como adequados para lubrificar partes e peças de bomba e bicos), reduzir a emissão de particulados (responsáveis pela poluição ambiental e pelo entupimento do sistema de admissão de ar, como EGR e coletor de admissão), inibir o desenvolvimento de fungos/bactérias no combustível (responsáveis pelo desenvolvimento de borras no tanque do veículo), além de deixarem uma película lubrificante permanente nas partes e peças por onde circula o combustível (bombas, bicos, paredes do tanque e sua linha, etc.), inibindo desgastes ou corrosão por oxidação ... funcionam????!!!!! ... ainda não sei!!!!! ... e tem muito sentido sua postura de duvidar desse nosso sistema industrial ... de qualquer forma, quero acreditar que esses aditivos, se bem não fazem, mal também não farão ... particularmente, estou testando há um ano ... por enquanto, nada a reclamar, mas, lembrando que meu Full é common-rail, menos susceptível a danos na bomba (de alta pressão), porém, que também requer cuidados especiais quanto à qualidade do combustível, eis que também é lubrificada por este, assim como os bicos injetores que pulverizam o diesel no interior da câmara de combustão ...
Forte abraço.