x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 56

Hybrid View

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por geberhard
    ....... O mesmo sistema e utilizado em caminhoes (hydraulicos), portanto se funciona bem para um caminhao, em um Jeep bem mais leve nao e problema
    Bom dia Geberhard.

No meio de todo esse entusiasmo em colocar alguma coisa como freio de estacionamento, gostaria de lembrar-vos (a todos) dos seguintes detalhes:

1- sistema de estacionamento hidráulido

Será que não seria mais confiável pelo sistema hidráulico do caminhão possuir acumulador na linha? Se assim for, no jeep não é tão seguro assim e os tupiniquins, afinal não são tão estúpidos assim. A possibilidade de perda de pressão na linha por micro-vazamentos nos lábios dos retentores ou sede das válvulas esféricas fazem, ao meu ver, comprometer a eficiência de freios de mão hidráulicos intalados no jeep. Com um acumulador, pode ser que fosse aceitável, mas isso deve ser comprovado por testes.

Alguém se habilitou ou simplesmente puzeram e que se dane ?

Ainda assim, devemos considerar os efeitos da dilatação do disco quente como o Giovani mencionou. O que praticamente invalida o sistema para uso urbano sem um acumulador na linha para compensar a contração do disco

2- sistema de estacionamento à disco

O sistemas de freios à disco foram feitos para trabalharem sob pressões muito maiores que os sistemas a tambor, por não haver o efeito alavanca dos patins sobre os tambores - vide a necessidade dos amplificadores de pressão pneumáticos = servo-freio. Tudo bem, o sistema será apenas para fornecer atrito a um disco parado e como atrito estático é maior que o dinâmico.........

Pessoalmente, devido à falta dos componente de freio a tambor ou do cambio, sou favorável à adaptação de um sistema de freios à disco, porém, devemos lembrar que caso seja optado um sistema de acionamento hidráulico ( pinça acionada por clindro mestre qualquer)recai no mesmo problema acima, enquanto que no sistema mecanico por cabo (pinça acionada por cabo), não vejo problemas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Estou impressionado....emfim vou concordar com o Leopoldo em alguma coisa.... , não tem como discordar, quando o assunto é freio estacionario, o acionamento SÓ pode ser mecânico, como na maioria dos casos é por efeito mola mecância. No caso dos caminhões mais modernos, o freio pneumático, pra quem não sabe é invertido, isto é, o ar comprimido alivia a pressão da mola, assim o freio solta. Para freiar um caminhão desses, o ar comprimido é vazado do sistema, a força da mola ( dentra da famosa quica) vence a pressão e aplica pressão sobre as sapatas. Para acionar o estacionario, é aliviado a pressão do ar dentro do sistema e os freios são acionados. AGORA mesmo assim, todos os caminhões (corretos) para freio estacionario tem quica dupla, onde uma parte é freio de serviço e outra de estacionamento, ambos os sistemas à ar......bom,chega de caminhão

Ahhh, Leopoldo, será que tu não querias dizer "contação do fluido" em "....... um acumulador na linha para compensar a contração do disco
    ", pois a contação do disco é infinitamente menor que a contação do fluido, na mesma variação de temperatura?????

No Engesa fiz alguns ensais de freio estacionario no cardan. Tinha a panela original da Toyota na trasferência, mas se mostrou pouco eficiênte, ou digamos pouco forte e em função de ser fechado, propício em acumular residuos e barro. Então fui experimentando com um disco de freio no cardan. Mas a pinça não poderia ser hidraulica e uma de Kadett com parte hidraulica e parte mecânica, solução muito cara. Acabei transformando uma pinça de fusca em pinça mecânica. Frezei dois canais opostos, deslocados, por tras dos pistões e recortei uma alicate mecânica de chapa, que aperta os pistões através dos canais. Acionado por um cabo padrão de freio estacionario e uma alavanca de F1000 até funcionou razoravelmente. A eficiência não foi muito maior que do sistema original. Mas o caminho é por ai, talves se tivesse usado logo uma pinça de kadett o Tempra, teria obtido melhores resultados. Emfim levei os Engesa para uma estação homologada pelo Inmetro para inspeção veícular de um ex-colega meu (sim, tb ja fui inspetor veícular credenciado pelo Inmetro) e colocamos na maquina de ensaio. A grande surpresa foi que mesmo funcionando mal e porcamente(pra min), o resultado foi satisfatóro e o Engesa foi aprovado no ensaios com o freios.

Por lei, todo veículo automotor em transito tem que ter freio estacionário, mecânico, em sistema independente. Sistemas conjugados são contra lei (CNT) e conta o bom senso. Enforcar um sistema hidraulico não é garantido, podem funcionar imediatamente, mas não a longo prazo. Isto não quer dizer que voce não possa usar ou instalar um. Quer dizer que voce deve ter em mente que este sistema é inadequado para substiuir o freio estacionario e que não deve ser usado para tal. Dai en diante é a consiência de cada um que manda. Então é isso.

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Franco
    ......."contração do fluido" em "....... um acumulador na linha para compensar a contração do disco ", pois a contação do disco é infinitamente menor que a contação do fluido, na mesma variação de temperatura?????
    Entrei no mérito do sistema de freio hidráulico de caminhões como nosso colega NORHTista Geberhard mencionou - não conheço o sistema de um MACK - porque os nossos rodoviários é a ar e é desbloqueio mesmo como você frisou. Afinal, muita gente literalmente perdeu a cabeça tentado abrir uma daquelas cuícas.

e não:

No caso do freio a disco, nunca me preocupei em calcular a dilatação linear e comparar como um presumido aumento de volume do fluído de freio pelo seguinte:

Num uso urbano, o freio está sempre sendo aplicado. Diferentemente do volume do fluído de freio que tem por onde escapar - a válvula de retorno no cilindro mestre, o disco aquecido "cresce" e não tem por onde fugir. Pois bem, um disco quente está dilatado. Ao Aplicar um freio de estacionamento hidráulico, sem acumulador hidráulico, a pinça assume uma posição X e não mais pois o líquido é incompressível. Ao esfriar, a pressão de contato da pastilha com o disco cai drásticamente e o freio solta.

E repetindo: qualquer pequeno vazamento no retentor, e a pressão de contato da pinça cai a zero.

Essa é a minha interpretação dos eventos.

PS - não entrar no mérito de vapor lock por fluído superaquecido.

Leopoldo

Claro , faz sentido.....estava me referindo que fluido expande mais que solido, e que há aquecimento do fluido, não só do cilindro de roda, onde ele está proximo a pastilha quente, mas por condução ao longo da tubolação, ou pelo menos no inicio dela. Por este motivo, o fluido tem os seus problemas com agua, que neste caso ferve e cria bolhas na tubolação. Por isso acredito que a contração do fluido tenha mais efeito sobre o fenômeno " o freio soltou...", como o Giovani ja tinha mencionado no inicio do que a contação do disco. Por que veja só, a pinça deve dilatar tb ao aquecer (mesmo que menos) e assim afastar as pastilhas, que ao esfriar volta a apertá-las, compenssando a contração do disco que é menor.....a dilatação do disco com 14 mm de espessura numa gama de 200 graus não chega a 0,05 mm, isso mal solta a pastilha pela rugosidade que tem, já a contação volumétrica não calculei, mas deve provocar pelo menos dez vezes este deslocamento.

Vai, ja sei que se vai calcular mesmo, pra ver se está certa a colocação

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    quem sabe : o somatório de ambos.

fala sério....voce não vai calcular isso pra ver?????

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Não.

meu freio de mão é panela no cardan.

e afinal de contas....o hidráulico no freio de estacionamento é proibido mesmo.

isso sim é que é chover no molhado

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Isso que é bonito! Dois mestres da engenharia discutindo um assunto!

Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência com esse sistema.
    Uso uma válvula esférica que bloqueia a linha de freio do eixo dianteiro. Pq o dianteiro? Pq eu só tinha disco na dianteira quando instalei, então achei que seria mais confiável.
    A válvula vaza. Com o tempo, e dependendo do aquecimento, chega a umedecer a dita, com o fluído. Se o sistema está frio, bloqueia mesmo, e não vaza.
    Sou da opinião de que o aquecimento do disco e/ou da pinça, pouco influencia na eficiência do travamento estacionário. Fosse assim, mesmo um sistema mecânico, perderia eficiência quando esfriasse. A pinça aquece e aquece o fluído, esse sim dilatando de forma significativa.
    Penso que um sistema de freio à disco no cardã, ou mesmo com 2 pinças adicionais num eixo, ligadas em separado, num outro sistema hidráulico, funcionaria perfeitamente como freio estacionário.

E ainda, por experiência própria, a pinça aquece mais que o disco. Certa vez, andando, digo, voando baixo com um Santana 1.8, deixei as pinças vermelhas. Completamente sem freio... Na F1 são os discos que ficam vermelhos. O pq disso, deixo para os mestres explicarem...

[]'s

Acho que sua pinças tinham algum tipo de problema ou foram pintadas de vermelho...))
    Os discos devem ter uma temperatura maior porque o atrito das pastilhas é feito diretamente sobre eles.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovani
    Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência...
    Caro Giovani,
    Falando em experiência, já tá pronto seu kit de freio a disco prá eixo traseiro de Band? Tens um prá vender? Tô começando a montar o chassis do meu jipe, e os eixos tão indo pro lugar.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luca
    Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência...
    Caro Giovani,
    Falando em experiência, já tá pronto seu kit de freio a disco prá eixo traseiro de Band? Tens um prá vender? Tô começando a montar o chassis do meu jipe, e os eixos tão indo pro lugar.
    []´s
    Ainda não! Pior que é serviço para 1 dia... Mas falta tempo...

Assim que tiver novidades divulgo.

[]'s

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Assim que tiver novidades divulgo.
    Valeu´s. Fico no aguardo. []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

Permissões de Postagem