
No meio de todo esse entusiasmo em colocar alguma coisa como freio de estacionamento, gostaria de lembrar-vos (a todos) dos seguintes detalhes:
1- sistema de estacionamento hidráulido
Será que não seria mais confiável pelo sistema hidráulico do caminhão possuir acumulador na linha? Se assim for, no jeep não é tão seguro assim e os tupiniquins, afinal não são tão estúpidos assim. A possibilidade de perda de pressão na linha por micro-vazamentos nos lábios dos retentores ou sede das válvulas esféricas fazem, ao meu ver, comprometer a eficiência de freios de mão hidráulicos intalados no jeep. Com um acumulador, pode ser que fosse aceitável, mas isso deve ser comprovado por testes.
Alguém se habilitou ou simplesmente puzeram e que se dane ?
Ainda assim, devemos considerar os efeitos da dilatação do disco quente como o Giovani mencionou. O que praticamente invalida o sistema para uso urbano sem um acumulador na linha para compensar a contração do disco
2- sistema de estacionamento à disco
O sistemas de freios à disco foram feitos para trabalharem sob pressões muito maiores que os sistemas a tambor, por não haver o efeito alavanca dos patins sobre os tambores - vide a necessidade dos amplificadores de pressão pneumáticos = servo-freio. Tudo bem, o sistema será apenas para fornecer atrito a um disco parado e como atrito estático é maior que o dinâmico.........
Pessoalmente, devido à falta dos componente de freio a tambor ou do cambio, sou favorável à adaptação de um sistema de freios à disco, porém, devemos lembrar que caso seja optado um sistema de acionamento hidráulico ( pinça acionada por clindro mestre qualquer)recai no mesmo problema acima, enquanto que no sistema mecanico por cabo (pinça acionada por cabo), não vejo problemas.