Ahhh, Leopoldo, será que tu não querias dizer "contação do fluido" em "....... um acumulador na linha para compensar a contração do disco
",

No Engesa fiz alguns ensais de freio estacionario no cardan. Tinha a panela original da Toyota na trasferência, mas se mostrou pouco eficiênte, ou digamos pouco forte e em função de ser fechado, propício em acumular residuos e barro. Então fui experimentando com um disco de freio no cardan. Mas a pinça não poderia ser hidraulica e uma de Kadett com parte hidraulica e parte mecânica, solução muito cara. Acabei transformando uma pinça de fusca em pinça mecânica. Frezei dois canais opostos, deslocados, por tras dos pistões e recortei uma alicate mecânica de chapa, que aperta os pistões através dos canais. Acionado por um cabo padrão de freio estacionario e uma alavanca de F1000 até funcionou razoravelmente. A eficiência não foi muito maior que do sistema original. Mas o caminho é por ai, talves se tivesse usado logo uma pinça de kadett o Tempra, teria obtido melhores resultados. Emfim levei os Engesa para uma estação homologada pelo Inmetro para inspeção veícular de um ex-colega meu (sim, tb ja fui inspetor veícular credenciado pelo Inmetro) e colocamos na maquina de ensaio. A grande surpresa foi que mesmo funcionando mal e porcamente(pra min), o resultado foi satisfatóro e o Engesa foi aprovado no ensaios com o freios.
Por lei, todo veículo automotor em transito tem que ter freio estacionário, mecânico, em sistema independente. Sistemas conjugados são contra lei (CNT) e conta o bom senso. Enforcar um sistema hidraulico não é garantido, podem funcionar imediatamente, mas não a longo prazo. Isto não quer dizer que voce não possa usar ou instalar um.

[]'s