Powered by vBulletin

Você usa seu freio de mão à disco??

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/08/2005, 13:14
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por geberhard
    ....... O mesmo sistema e utilizado em caminhoes (hydraulicos), portanto se funciona bem para um caminhao, em um Jeep bem mais leve nao e problema

Bom dia Geberhard.

No meio de todo esse entusiasmo em colocar alguma coisa como freio de estacionamento, gostaria de lembrar-vos (a todos) dos seguintes detalhes:

1- sistema de estacionamento hidráulido

Será que não seria mais confiável pelo sistema hidráulico do caminhão possuir acumulador na linha? Se assim for, no jeep não é tão seguro assim e os tupiniquins, afinal não são tão estúpidos assim. A possibilidade de perda de pressão na linha por micro-vazamentos nos lábios dos retentores ou sede das válvulas esféricas fazem, ao meu ver, comprometer a eficiência de freios de mão hidráulicos intalados no jeep. Com um acumulador, pode ser que fosse aceitável, mas isso deve ser comprovado por testes.

Alguém se habilitou ou simplesmente puzeram e que se dane ?

Ainda assim, devemos considerar os efeitos da dilatação do disco quente como o Giovani mencionou. O que praticamente invalida o sistema para uso urbano sem um acumulador na linha para compensar a contração do disco

2- sistema de estacionamento à disco

O sistemas de freios à disco foram feitos para trabalharem sob pressões muito maiores que os sistemas a tambor, por não haver o efeito alavanca dos patins sobre os tambores - vide a necessidade dos amplificadores de pressão pneumáticos = servo-freio. Tudo bem, o sistema será apenas para fornecer atrito a um disco parado e como atrito estático é maior que o dinâmico.........

Pessoalmente, devido à falta dos componente de freio a tambor ou do cambio, sou favorável à adaptação de um sistema de freios à disco, porém, devemos lembrar que caso seja optado um sistema de acionamento hidráulico ( pinça acionada por clindro mestre qualquer)recai no mesmo problema acima, enquanto que no sistema mecanico por cabo (pinça acionada por cabo), não vejo problemas.
  • 20/08/2005, 17:52
    Franco
    Estou impressionado....emfim vou concordar com o Leopoldo em alguma coisa.... :dance: :dance: :dance: , não tem como discordar, quando o assunto é freio estacionario, o acionamento SÓ pode ser mecânico, como na maioria dos casos é por efeito mola mecância. :concordo: No caso dos caminhões mais modernos, o freio pneumático, pra quem não sabe é invertido, isto é, o ar comprimido alivia a pressão da mola, assim o freio solta. Para freiar um caminhão desses, o ar comprimido é vazado do sistema, a força da mola ( dentra da famosa quica) vence a pressão e aplica pressão sobre as sapatas. Para acionar o estacionario, é aliviado a pressão do ar dentro do sistema e os freios são acionados. AGORA mesmo assim, todos os caminhões (corretos) para freio estacionario tem quica dupla, onde uma parte é freio de serviço e outra de estacionamento, ambos os sistemas à ar......bom,chega de caminhão :mrgreen:

Ahhh, Leopoldo, será que tu não querias dizer "contação do fluido" em "....... um acumulador na linha para compensar a contração do disco
    ", :pensativo: pois a contação do disco é infinitamente menor que a contação do fluido, na mesma variação de temperatura?????

No Engesa fiz alguns ensais de freio estacionario no cardan. Tinha a panela original da Toyota na trasferência, mas se mostrou pouco eficiênte, ou digamos pouco forte e em função de ser fechado, propício em acumular residuos e barro. Então fui experimentando com um disco de freio no cardan. Mas a pinça não poderia ser hidraulica e uma de Kadett com parte hidraulica e parte mecânica, solução muito cara. Acabei transformando uma pinça de fusca em pinça mecânica. Frezei dois canais opostos, deslocados, por tras dos pistões e recortei uma alicate mecânica de chapa, que aperta os pistões através dos canais. Acionado por um cabo padrão de freio estacionario e uma alavanca de F1000 até funcionou razoravelmente. A eficiência não foi muito maior que do sistema original. Mas o caminho é por ai, talves se tivesse usado logo uma pinça de kadett o Tempra, teria obtido melhores resultados. Emfim levei os Engesa para uma estação homologada pelo Inmetro para inspeção veícular de um ex-colega meu (sim, tb ja fui inspetor veícular credenciado pelo Inmetro) e colocamos na maquina de ensaio. A grande surpresa foi que mesmo funcionando mal e porcamente(pra min), o resultado foi satisfatóro e o Engesa foi aprovado no ensaios com o freios.

Por lei, todo veículo automotor em transito tem que ter freio estacionário, mecânico, em sistema independente. Sistemas conjugados são contra lei (CNT) e conta o bom senso. Enforcar um sistema hidraulico não é garantido, podem funcionar imediatamente, mas não a longo prazo. Isto não quer dizer que voce não possa usar ou instalar um. :concordo: Quer dizer que voce deve ter em mente que este sistema é inadequado para substiuir o freio estacionario e que não deve ser usado para tal. Dai en diante é a consiência de cada um que manda. :shock: Então é isso.

[]'s
  • 20/08/2005, 18:30
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Franco
    ......."contração do fluido" em "....... um acumulador na linha para compensar a contração do disco ", :pensativo: pois a contação do disco é infinitamente menor que a contação do fluido, na mesma variação de temperatura?????

Entrei no mérito do sistema de freio hidráulico de caminhões como nosso colega NORHTista Geberhard mencionou - não conheço o sistema de um MACK - porque os nossos rodoviários é a ar e é desbloqueio mesmo como você frisou. Afinal, muita gente literalmente perdeu a cabeça tentado abrir uma daquelas cuícas.

e não:

No caso do freio a disco, nunca me preocupei em calcular a dilatação linear e comparar como um presumido aumento de volume do fluído de freio pelo seguinte:

Num uso urbano, o freio está sempre sendo aplicado. Diferentemente do volume do fluído de freio que tem por onde escapar - a válvula de retorno no cilindro mestre, o disco aquecido "cresce" e não tem por onde fugir. Pois bem, um disco quente está dilatado. Ao Aplicar um freio de estacionamento hidráulico, sem acumulador hidráulico, a pinça assume uma posição X e não mais pois o líquido é incompressível. Ao esfriar, a pressão de contato da pastilha com o disco cai drásticamente e o freio solta.

E repetindo: qualquer pequeno vazamento no retentor, e a pressão de contato da pinça cai a zero.

Essa é a minha interpretação dos eventos.

PS - não entrar no mérito de vapor lock por fluído superaquecido.
  • 20/08/2005, 18:55
    Franco
    Leopoldo

Claro :concordo: , faz sentido.....estava me referindo que fluido expande mais que solido, e que há aquecimento do fluido, não só do cilindro de roda, onde ele está proximo a pastilha quente, mas por condução ao longo da tubolação, ou pelo menos no inicio dela. Por este motivo, o fluido tem os seus problemas com agua, que neste caso ferve e cria bolhas na tubolação. Por isso acredito que a contração do fluido tenha mais efeito sobre o fenômeno " o freio soltou...", como o Giovani ja tinha mencionado no inicio do que a contação do disco. Por que veja só, a pinça deve dilatar tb ao aquecer (mesmo que menos) e assim afastar as pastilhas, que ao esfriar volta a apertá-las, compenssando a contração do disco que é menor.....a dilatação do disco com 14 mm de espessura numa gama de 200 graus não chega a 0,05 mm, isso mal solta a pastilha pela rugosidade que tem, já a contação volumétrica não calculei, mas deve provocar pelo menos dez vezes este deslocamento.

Vai, ja sei que se vai calcular mesmo, pra ver se está certa a colocação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s
  • 20/08/2005, 19:16
    leopoldo
    quem sabe : o :pensativo: somatório de ambos.
  • 20/08/2005, 19:36
    Franco
    fala sério....voce não vai calcular isso pra ver????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 20/08/2005, 19:46
    leopoldo
    Não.

meu freio de mão é panela no cardan.

e afinal de contas....o hidráulico no freio de estacionamento é proibido mesmo.

isso sim é que é chover no molhado
  • 21/08/2005, 03:39
    Giovani
    :lol: :lol: :palmas: :palmas: :palmas:

Isso que é bonito! Dois mestres da engenharia discutindo um assunto!

Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência com esse sistema.
    Uso uma válvula esférica que bloqueia a linha de freio do eixo dianteiro. Pq o dianteiro? Pq eu só tinha disco na dianteira quando instalei, então achei que seria mais confiável. :mrgreen:
    A válvula vaza. Com o tempo, e dependendo do aquecimento, chega a umedecer a dita, com o fluído. Se o sistema está frio, bloqueia mesmo, e não vaza.
    Sou da opinião de que o aquecimento do disco e/ou da pinça, pouco influencia na eficiência do travamento estacionário. Fosse assim, mesmo um sistema mecânico, perderia eficiência quando esfriasse. A pinça aquece e aquece o fluído, esse sim dilatando de forma significativa.
    Penso que um sistema de freio à disco no cardã, ou mesmo com 2 pinças adicionais num eixo, ligadas em separado, num outro sistema hidráulico, funcionaria perfeitamente como freio estacionário.

E ainda, por experiência própria, a pinça aquece mais que o disco. Certa vez, andando, digo, voando baixo com um Santana 1.8, deixei as pinças vermelhas. Completamente sem freio... :lol: Na F1 são os discos que ficam vermelhos. O pq disso, deixo para os mestres explicarem... :concordo:

[]'s
  • 22/08/2005, 22:26
    Wallace
    Acho que sua pinças tinham algum tipo de problema ou foram pintadas de vermelho...;-)))
    Os discos devem ter uma temperatura maior porque o atrito das pastilhas é feito diretamente sobre eles.
  • 22/08/2005, 23:28
    Luca
    Citação:

Postado originalmente por Giovani
    Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência...

Caro Giovani,
    Falando em experiência, já tá pronto seu kit de freio a disco prá eixo traseiro de Band? Tens um prá vender? Tô começando a montar o chassis do meu jipe, e os eixos tão indo pro lugar.
    []´s
  • 23/08/2005, 00:47
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Luca
    Citação:

Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência...

Caro Giovani,
    Falando em experiência, já tá pronto seu kit de freio a disco prá eixo traseiro de Band? Tens um prá vender? Tô começando a montar o chassis do meu jipe, e os eixos tão indo pro lugar.
    []´s

Ainda não! Pior que é serviço para 1 dia... :putz: Mas falta tempo...

Assim que tiver novidades divulgo. :concordo:

[]'s
  • 23/08/2005, 10:57
    Luca
    Citação:

Assim que tiver novidades divulgo.

Valeu´s. Fico no aguardo. []´s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:34.