Não sei se deveria entregar o ouro...
mas vou dar a receita que está sendo usada por muitos mecânicos nos casos em que os donos NÃO querem gastar com retirada do cabeçote, mas corre-se o pequeno (mas real) risco de ressecamento de retentores.
Em termos de desmontágem é só a aberta da tampa de válvulas e no final a do carter, e só.
O processo é o seguinte:
1) abre-se a tampa de válvulas e retira a borra dura com um palito ou outra ferramenta, a sobra da borra limpa-se com um pincel dissolvendo com querosene e esfregando, qdo o metal estiver todo limpo joga-se o restante do litro de querosene no motor e 250ml de FLUIDO DE FREIO.
2) fecha-se a tampa de válvulas e funciona-se o motor em MARCHA LENTA por 30 minutos, deve-se ficar durante todo tempo no banco do motorista atento a barulhos estranhos e/ou acendimento da luz do óleo, que se ocorrer deve-se desligar o motor imediatamente.
3) Ao final deste tempo escorre o óleo e abre-se a tampa do carter e verifica-se 2 coisas:
a) se o carter for pintado por dentro, deve-se remover o restante da pintura interna para não descascar e entupir o pescador.
b) verificar se há borra no filtro/peneira da bomba, se tiver remover e limpar a parte de baixo do motor com querosene.
4) remontar o carter e usar óleo comum até o nível, funcionar novamente por outros 30 minutos em MARCHA LENTA, com a tampa de completar o óleo aberta (ajuda a evaporar o querosene), observando se há barulhos e/ou queda de pressão (acendimento da luz do óleo) neste caso desligar imediatamente.
5) esvaziar novamente o carter, trocar o filtro e usar o óleo definitivo, não se esquecer de funcionar o motor em MARCHA LENTA por pelo menos 5 minutos antes de acelerar devido a troca do filtro.
material:
1,5 litros de querosene
250ml de fluido de freio
pincel
óleo provisório de qualidade comum
óleo definitivo de boa qualidade
NÃO ACONSELHO NEM DESACONSELHO O MÉTODO, só falo do que vi várias vezes sendo feito.
para evitar o aparecimento da borra troque o óleo sempre com 5.000 km, e abasteça somente com combustivel de boa qualidade (normalmente são os com preço normal (cuidado com as promoçoes)) e com consumo médio igual/melhor aos abastecimentos anteriores (por isso é importante marcar sempre o consumo a cada abastecimento marcando também o posto onde se abasteceu).
para limpeza de bicos vejo também o uso do querosene no tanque (1litro a cada 20 litros de gasolina) a cada 6 meses, para carros carburados nao sei dizer se a receita funciona pq o sistema provavelmente vai trabalhar rico provocando carbonização, o q nao ocorre nos injetados q corrigem a mistura.
valeu
mas vou dar a receita que está sendo usada por muitos mecânicos nos casos em que os donos NÃO querem gastar com retirada do cabeçote, mas corre-se o pequeno (mas real) risco de ressecamento de retentores.
Em termos de desmontágem é só a aberta da tampa de válvulas e no final a do carter, e só.
O processo é o seguinte:
1) abre-se a tampa de válvulas e retira a borra dura com um palito ou outra ferramenta, a sobra da borra limpa-se com um pincel dissolvendo com querosene e esfregando, qdo o metal estiver todo limpo joga-se o restante do litro de querosene no motor e 250ml de FLUIDO DE FREIO.
2) fecha-se a tampa de válvulas e funciona-se o motor em MARCHA LENTA por 30 minutos, deve-se ficar durante todo tempo no banco do motorista atento a barulhos estranhos e/ou acendimento da luz do óleo, que se ocorrer deve-se desligar o motor imediatamente.
3) Ao final deste tempo escorre o óleo e abre-se a tampa do carter e verifica-se 2 coisas:
a) se o carter for pintado por dentro, deve-se remover o restante da pintura interna para não descascar e entupir o pescador.
b) verificar se há borra no filtro/peneira da bomba, se tiver remover e limpar a parte de baixo do motor com querosene.
4) remontar o carter e usar óleo comum até o nível, funcionar novamente por outros 30 minutos em MARCHA LENTA, com a tampa de completar o óleo aberta (ajuda a evaporar o querosene), observando se há barulhos e/ou queda de pressão (acendimento da luz do óleo) neste caso desligar imediatamente.
5) esvaziar novamente o carter, trocar o filtro e usar o óleo definitivo, não se esquecer de funcionar o motor em MARCHA LENTA por pelo menos 5 minutos antes de acelerar devido a troca do filtro.
material:
1,5 litros de querosene
250ml de fluido de freio
pincel
óleo provisório de qualidade comum
óleo definitivo de boa qualidade
NÃO ACONSELHO NEM DESACONSELHO O MÉTODO, só falo do que vi várias vezes sendo feito.
para evitar o aparecimento da borra troque o óleo sempre com 5.000 km, e abasteça somente com combustivel de boa qualidade (normalmente são os com preço normal (cuidado com as promoçoes)) e com consumo médio igual/melhor aos abastecimentos anteriores (por isso é importante marcar sempre o consumo a cada abastecimento marcando também o posto onde se abasteceu).
para limpeza de bicos vejo também o uso do querosene no tanque (1litro a cada 20 litros de gasolina) a cada 6 meses, para carros carburados nao sei dizer se a receita funciona pq o sistema provavelmente vai trabalhar rico provocando carbonização, o q nao ocorre nos injetados q corrigem a mistura.
valeu
[]'s