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Convex Datacenter
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  • #1
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por dero Ver Post
    Não sei se deveria entregar o ouro...


    mas vou dar a receita que está sendo usada por muitos mecânicos nos casos em que os donos NÃO querem gastar com retirada do cabeçote, mas corre-se o pequeno (mas real) risco de ressecamento de retentores.

    Em termos de desmontágem é só a aberta da tampa de válvulas e no final a do carter, e só.

    O processo é o seguinte:

    1) abre-se a tampa de válvulas e retira a borra dura com um palito ou outra ferramenta, a sobra da borra limpa-se com um pincel dissolvendo com querosene e esfregando, qdo o metal estiver todo limpo joga-se o restante do litro de querosene no motor e 250ml de FLUIDO DE FREIO.

    2) fecha-se a tampa de válvulas e funciona-se o motor em MARCHA LENTA por 30 minutos, deve-se ficar durante todo tempo no banco do motorista atento a barulhos estranhos e/ou acendimento da luz do óleo, que se ocorrer deve-se desligar o motor imediatamente.

    3) Ao final deste tempo escorre o óleo e abre-se a tampa do carter e verifica-se 2 coisas:
    a) se o carter for pintado por dentro, deve-se remover o restante da pintura interna para não descascar e entupir o pescador.
    b) verificar se há borra no filtro/peneira da bomba, se tiver remover e limpar a parte de baixo do motor com querosene.

    4) remontar o carter e usar óleo comum até o nível, funcionar novamente por outros 30 minutos em MARCHA LENTA, com a tampa de completar o óleo aberta (ajuda a evaporar o querosene), observando se há barulhos e/ou queda de pressão (acendimento da luz do óleo) neste caso desligar imediatamente.

    5) esvaziar novamente o carter, trocar o filtro e usar o óleo definitivo, não se esquecer de funcionar o motor em MARCHA LENTA por pelo menos 5 minutos antes de acelerar devido a troca do filtro.


    material:
    1,5 litros de querosene
    250ml de fluido de freio
    pincel
    óleo provisório de qualidade comum
    óleo definitivo de boa qualidade



    NÃO ACONSELHO NEM DESACONSELHO O MÉTODO, só falo do que vi várias vezes sendo feito.


    para evitar o aparecimento da borra troque o óleo sempre com 5.000 km, e abasteça somente com combustivel de boa qualidade (normalmente são os com preço normal (cuidado com as promoçoes)) e com consumo médio igual/melhor aos abastecimentos anteriores (por isso é importante marcar sempre o consumo a cada abastecimento marcando também o posto onde se abasteceu).


    para limpeza de bicos vejo também o uso do querosene no tanque (1litro a cada 20 litros de gasolina) a cada 6 meses, para carros carburados nao sei dizer se a receita funciona pq o sistema provavelmente vai trabalhar rico provocando carbonização, o q nao ocorre nos injetados q corrigem a mistura.


    valeu
    Estava lendo alguma coisa sobre óleos e encontrei esse tópico, gente por favor nunca façam isso, funcionar um motor com óleo sem viscosidade adequada por 30minutos é suicídio.

    []'s

  • #2
    Pessoal,

    Essa tal borra é um problema serio, mas também é um problema só pra quem não entende nada ou não tem saco pra perder tempo com a manutenção do seu próprio carro ou de simplesmente não ler atentamente o manual do proprietário, diferente de todos os participantes deste fórum.
    Dificilmente, mas dificilmente mesmo alguém que gosta do que gostamos terá esse tipo de problema simplesmente porque basta o mínimo de cuidado com a manutenção.
    Todas as vezes que se comenta sobre essa borra, aparecem recomendações malucas como lavar o motor com óleo diesel querosene e até pincelzinho.
    A única possibilidade de alguém daqui se deparar com essa borra, será mesmo no carro dos outros ou após compra de um carro usado por desleixo do proprietário anterior e nem é preciso desmontar nenhuma parte do motor pra achá-la. Aparece logo no bujão do carter.
    Mesmo assim se ela ainda não tiver prejudicado o motor, como já presenciei num Fiat Pálio onde depois de tirado bujão a crosta formada no fundo do carter, não permitia nem que o óleo escorresse pra fora. Bastou usar um desses produtos disponíveis do mercado pra eliminar o problema e pronto. O óleo escorreu e até onde acompanhei, tudo voltou ao normal. Sem a necessidade dessas soluções malucas.
    Só mais uma coisa. Meu sócio tem um Honda Fit que comprou 0Km e só faz as revisões na concessionária. Em todas as revisões é cobrado o tal do flush ou sei lá que. Já pedi pra ele procurar a última nota da revisão e coloco o nome do produto.
    Simplesmente eles colocam o tal aditivo antes de tirar o óleo, deixam o motor funcionando por um tempo e em seguida substituem tudo pelo óleo novo. Se Honda recomenda uso do tal produto em todas as revisões, então acredito que não prejudique os retentores como foi dito aqui.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    Leiam o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewforum.php?f=33 lá tem muitas informações sobre o óleo Lubras Top Turbo, da Petrobras.

    Um abraço
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #4
    Banido
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    03/12/2004
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    Antes de mais nada é preciso nos livrarmos dos preconceitos para aprendermos algo, caso contrário o orgulho de saber tudo nos impede de aprender de fato, esta é a intenção so forum: construçao do conhecimento e troca de experiências.

    Dito isto é importante saber que a BORRA é também fruto de combustível de qualidade duvidosa e não somente de falta de manutençao, assim e em tese, pode acontecer com qquer um e não somente com quem não entende nada de carro.

    Se não, supomos que o cidadão tenha o costume de abastecer sempre num posto próximo a casa dele por ser perto e tal, e supondo que o dono do posto adultere o combusta com solvente de tinta (50% das adulteraçoes) , resultado: BORRA na certa e com baixíssima km.

    Neste caminho, quando se fala em "recomendação maluca de querosene e pincelzinho" certamente é de quem NUNCA entrou numa oficina de CONCESSIONÁRIA/AUTORIZADA para ver como é feita a manutenção "de fábrica", pois é exatamente assim que se faz este tipo de limpeza: com QUEROSENE


    Eu mesmo achei engraçado o texto do colega que não sabia exatamente explicar a história do pincel, mas como já tinha visto o serviço sendo feito em AUTORIZADA relacionei imediatamente.

    Ademais chega a ser engraçado o fato de que o tal "FLUSH" vendido a preço de OURO nas autopeças e concessionárias é quimicamente semelhante ao QUEROSENE note-se que até o método de aplicação é semelhante (embora menos criterioso pois não recomendam a troca de óleo intermediária, antes da troca definitiva, certamente contando que o resíduo de querosene vai evaporar com o tempo), coincidência???? não, como as oficinas iam cobrar R$ 30,00/R$ 50,00 por um litro de querosene??? ninguem iria querer pagar, por isso tem que lançar produto novo e chamar de "FLUSH", (se tiverem contatos na área de autopeças perguntem por qto eles compram o litro do bucólico "Flush"...)

    Que dirá do produto de limpeza de bicos vendido o vidrinho de 200ml para ser misturado na gasolina adivinhem a semelhança química com o QUEROSENE...

    Mas empresa que faz uso de "flush" e não retira o cárter ao final da limpeza é roleta russa, pq ALGUMAS marcar tem o cárter pintado por dentro o q pode provocar descamação e consequente entupimento da peneirinha do pescador de óleo.



    Engels,

    Realmente este óleo é superior a qquer outro óleo mineral que já conheci, por isso postei o tópico do Lubrax Top Turbo, desde ontem estou fazendo um teste reverso, deixei de usar o top e passei para outro óleo muito bem recomendado (mineral tb) mas já hoje o resultado deste óleo novo é inferior ao LTT com 5.000km rodados, por isso após os testes vou voltar ao LTT.


    valeu

  • #5
    Valeu Dero, Engels, Walter,

    Suas considerações foram por demais valiosas.
    Concordo plenamente com sua visão Dero, quando fala: " devemos estar sempre dispostos a escutar, pois o objetivo deste fórum é de troca de experiências".
    Realmente, eu também prefiro usar um óleo mineral e fazer trocas com 5000Km. Nesta próxima troca vou observar como andam as coisas dentro da "máquina".
    E vamos continuar a trocar informações.

    Um abraço a todos e um bom fim de semana.

  • #6
    Um dos produtos de mercado com bons resultados, mas segundo o nosso mecanico remove não remove todo o "pixe".

    http://www.lumobras.com.br/Produtos/...nap/tunap.html
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #7
    Usuário Avatar de _portela
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    Essa tal borra é um problema serio, mas também é um problema só pra quem não entende nada ou não tem saco pra perder tempo com a manutenção do seu próprio carro ou de simplesmente não ler atentamente o manual do proprietário, diferente de todos os participantes deste fórum.
    Dificilmente, mas dificilmente mesmo alguém que gosta do que gostamos terá esse tipo de problema simplesmente porque basta o mínimo de cuidado com a manutenção.



    Tô aceitando pedradas

    Não consigo compreender, além do custo, qual a relutância em utilziar óleo sintético. Salvo quando você tem uma viatura muito antiga cheia de "craca" que nunca utilizou este tipo de óleo e o seu uso pode ocasionar o desprendimento de sujeira acumulada devido ao alto poder detergente. Para veículos novos e sem "craca" só vejo qualidades quanto ao uso do óleo sintético, exceto o custo elevado.

    Outra. Alguns fabricantes, como a CASTROL, por exemplo, afirmam que alguns de seus óleos sintéticos não apresentam problemas de interação com óleos minerais. E aí?
    Acho que não dá para generalizar e que existem óleos e óleos...

    Joguem pedras, mas borra para mim é resultado muito mais de combustível que de óleo. A menos que o cara não tenha cuidado com tipo e prazos de troca.

    A Lubrax este ano lançou o Tec Turbo, semi sintético. Que agora é o top de linha da Lubrax, apesar de ser CF e não CI como o Top Turbo.

    Abraço
    Jimny 4All

  • #8
    Óleo sintético é a salvação pra quem precisa rodar muito.
    Quem roda 10mil ou mais kilometros dentro de um período de 6 meses, o sintético é de longe a melhor opção. E mais econômica também
    Pro resto a melhor opção é o mineral mesmo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Usuário Avatar de _portela
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    Pois é Walter. É isso aí. Mais uma vez

    Mas que criam estórias em volta do sintético criam

    Abraço
    Jimny 4All

  • #10
    Por culpa de casos, como o que citei do Pálio. O cara esperou 2 anos, até o carro completar 20000Km pra fazer a primeira trocar do óleo. E enquanto estávamos na oficina apareceram uns 3 outros caras que disseram: “Óleo sintético é F.”
    Aí um fala, 2, 3, 4 repetem... O óleo sintético é vítima da síndrome do papagaio...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Usuário Avatar de _portela
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    18/08/2004
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    Para este caso existem 3 culpados:

    1. O manual nem sempre é claro quanto aos prazos (em quilômetros e em anos);
    2. O sujeito nem sempre lê o manual;
    3. O outro sujeito que também tem preguiça de ler o manual, repete o que ouviu dizer sem saber o motivo. Se liga apenas no resultado e não na causa.

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #12
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    25/04/2005
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    Oleo sintetico é bom.Tão bom que e´usado em motor a reação de aeronaves .
    Agora, todos os casos que tive contato de ocorrencia de borra estavam ligadados ao uso de oleo sintetico.(tive oficina por 10 anos)
    Qual a causa?Não sei.Pode ser o combustível adulterado?Pode.Então se usar só combustível bom está resolvido?Não sei.Alem do mais ,perto de casa tem um posto TEXACO maravilhoso e caro que compra combustível de qualquer distribuidor barato e vende como sendo TEXACO ,mas não é.
    A TEXACO sabe mas o dono tem varios postos e esse posto é muito bonito,grande ,imponente num lugar que a TEXACO quer estar presente... e ai azar seu.
    Quando voce viaja , de repente o combustível está acabando e voce se ve obrigado a abastecer de qualquer maneira.
    Então por tudo isso eu não uso no meu carro óleo sintetico e troco a cada 5000 km no máximo .O filtro também.

    Nunca presenciei a ocorrencia de borra em veiculos diesel , mesmo com usuários que esqueciam de trocar o óleo.
    Alguns usuários e mecanicos mais velhos usavam em veiculos a gasolina e álcool oleo para motor diesel como dito no forum e nunca notei qualquer problema.

    Quem anda muito , pega estrada frequentemente , procura usar combustível bom e TEM UM VEICULO DE ALTA PERFORMANCE talves usar óleo sintético e ampliar a troca para 10000km seja conveniente , mas esse é um risco que eu prefiro não correr.

    Tive um Marea turbo 99 que usava óleo Selenia 20K (não sintetico mas tambem não mineral puro) com chip para 205cv que trocava oleo e filtro com 5000km , vendi com 90000km e o motor estava perfeito.(usava quase todos os cavalos do motor)

    A Fiat matou o Marea porque os 2.0 ela recomendava trocar oleo com 20000km e fazia uma borra ressecada que destruia o motor mais manurenção muito cara.

    A Toyota no Corola manda trocar com 5000km com só 500 de tolerancia e não usa oleo sintético.Sugiro para quem ame óleo sintético ligar para a Toyota e pergunte o por que.

    A Toyota está se rendendo ao pessoal de marketing em detrimento do pessoal técnico pois para as novas Hilux a troca de óleo é de 10000km(o óleo é o mesmo usado nas antigas,se bem que a queima do motor eletronico é melhor) , mas ai voce ve no manual as recomendações padrão para trocar com 5000km e pior :SE O VEICULO FOR UTILIZADO FREQUENTEMENTE EM REGIÃO COM ALTITUDE MAIOR QUE 700 METROS , A TROCA DEVE SER EFETUADA A CADA "2500 kM"!

    Eu moro em São Paulo a 770 m gosto de fazer passeios por Monte Verde,Gonsalves,Campos do Jordão , todas a mais de 1000m estou trocando com 5000km pois só viajo e não ´so para lugares altos.



    Homerp

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