Pessoal,
Essa tal borra é um problema serio, mas também é um problema só pra quem não entende nada ou não tem saco pra perder tempo com a manutenção do seu próprio carro ou de simplesmente não ler atentamente o manual do proprietário, diferente de todos os participantes deste fórum.
Dificilmente, mas dificilmente mesmo alguém que gosta do que gostamos terá esse tipo de problema simplesmente porque basta o mínimo de cuidado com a manutenção.
Todas as vezes que se comenta sobre essa borra, aparecem recomendações malucas como lavar o motor com óleo diesel querosene e até pincelzinho.
A única possibilidade de alguém daqui se deparar com essa borra, será mesmo no carro dos outros ou após compra de um carro usado por desleixo do proprietário anterior e nem é preciso desmontar nenhuma parte do motor pra achá-la. Aparece logo no bujão do carter.
Mesmo assim se ela ainda não tiver prejudicado o motor, como já presenciei num Fiat Pálio onde depois de tirado bujão a crosta formada no fundo do carter, não permitia nem que o óleo escorresse pra fora. Bastou usar um desses produtos disponíveis do mercado pra eliminar o problema e pronto. O óleo escorreu e até onde acompanhei, tudo voltou ao normal. Sem a necessidade dessas soluções malucas.
Só mais uma coisa. Meu sócio tem um Honda Fit que comprou 0Km e só faz as revisões na concessionária. Em todas as revisões é cobrado o tal do flush ou sei lá que. Já pedi pra ele procurar a última nota da revisão e coloco o nome do produto.
Simplesmente eles colocam o tal aditivo antes de tirar o óleo, deixam o motor funcionando por um tempo e em seguida substituem tudo pelo óleo novo. Se Honda recomenda uso do tal produto em todas as revisões, então acredito que não prejudique os retentores como foi dito aqui.