nsfleo
Em parte voce esta certo , o cara vai com o carro todo porco no posto pra trocar oleo e o frentista fala:"Dotô põe esse oleo aqui e esquece por 20000km "e ai ta feita a meleca.
Óleo sintetico e trocar com 5000km vai sair muito caro e na minha opinião só se justifica se voce tiver um motor de altissima performance(muito preparado),agora muita gente usa oleo sintetico em carro 1000 , mesmo que tenha 70 cv é diferente de um 2.0 de 150cv pois esse gera muito mais calor que o primeiro e o tamanho é parecido(quase a mesma quantidade de óleo),mas mesmo assim eu usaria mineral pois se voce viaja bastante e trocar com 7000 ao inves de 5000 uma vez ou outra não vai haver problema.O bicho pega quando se usa na cidade com congestinamento e trechos curtos em que o veiculo vai andar com a mistura rica pois ainda ta frio.
Quanto ao combustível eu acho todos adulterados pois com 25% de alcool por lei ,o motor poderia consumir 10% a menos se fosse gasolina pura.Uma vez abasteci na Argentina e consegui algo como 8% em uma unica medida.
O alcool é bom mas puro com alta taxa de compressão para tirar melhor proveito.
O diesel.Descobri que existe uma resolução da ANP que dizia que a partir de 1993 todo o diesel no territorio nacional deveria ter o numero de cetano de 48 a 54 e ainda hoje ele é 42.
O numero de cetano maior significa mais rendimento,menos particulado(fuligem) e menos ruido.
Creio que todos quetem carro diesel percebem que o ruido do motor quando está frio é meio feio.Com numero de cetano maior ficaria bem melhor,alem do enxofre que polui e pode causar corrosão.
Homero