Não é exatamente assim.
Ja vi um motor que arrebentou a corrente de comando e o motor foi pro saco.
igual a motor que usa correia dentada.
O dono tava apavorado com o gasto, vai ter que troca ate cabeçote.
Versão Imprimível
Quando procurei por esse barulho e li sua citação, fiquei bem aliviado, tenho uma Ranger 3.0 113000 km de segunda mão e gastei pra fazer suspensão, motor de partida... na primeira semana ela apresentou esse barulho daí eu acelerava um pouco e o barulho acabava. Gosto desse site por trocar e aprender experiências.
Olá caros usuários do site.
Inicialmente eu postei um problema que tive em minha ranger, juntamente com a solução. Agora estou postando um outro problema para que vejam e se possível caso alguém tenha visto ou vivido algo parecido posa me dar umas dicas:
se você abrir o capo do carro vai escutar fortes barulhos de batidas, que todos os mecânicos que já andei perguntando dizem ser normal de caminhonetes... mas o que me intriga é um segundo barulho que ouço melhor quando observo próximo aos pneus dianteiros, uma sequencia de TEC TEC TEC TEC... no qual começa fraca e fica um pouco mais forte e sequencias... o ciclo dura por volta de 10 a 20 segundos de tec tec .... para e recomeça e assim sucessivamente, como disse começa fraco e fica mais forte ate o final, já pensei ser barulho de corrente folgada... ou tucho... vale também salientar que apos o motor quente e rodar alguns KM o barulho fica mais nítido, e mais fácil de notar.
Caso alguém possa dar alguma sugestão, dica ou tenha visto algo... agradeço
DADOS UTEIS> 110.000 km rodados > óleo lubrificante 10/40 semissintético acordo manual > filtro de óleo novo >
Abço
Acho que você tá relatando um barulho comum e normal desse motor. Se puder faça um vídeo.
Ou o barulho seria semelhante a esse?
https://www.youtube.com/watch?v=cYlKkLUZHPA
Caso seja, existem duas possibilidades:
1) Ser normal, se acontecer algumas vezes e parar após alguns minutos
2) Anormal, caso seja constante. Aí é o caso de se verificar o kit de correntes.
Só pra ficar claro. Esse motor não bate tuchos tão facilmente assim.
ranger stomr 3.0 08/09 250mil kms, vem compartilhar as experiencias.
ainda todo original, mes passado troquei somente kit embreagem, e as coisinhas basica. eh um excelente motor e mecanica.
Normalmente sao 3 barulhos mais comum na ranger
1* tec tec tec - esse barulho aparece e some do nada, eh por causa dos tuchos do balancim sem lubrificacao.
para.resolver - deixa o carro em 2500rpm durante 4 minuto e depois marcha lenta 30 segundos para oleo.entra nos buraquinho dos tuchos hidraulico.
2* tu tu tu - esse barulho de manha com motor frio e some depois do motor esquenta em alguns segundos ou minutos, eh por causa do arruela do assentamento do bico injetor que ta dando vazamento de pressao.
para resolver so tirar a arruela velha e coloca uma nova, custa 10 reais..
3*barulho do tensor superior do kit de corrente do comando , as vezes fica muito tempo em marcha lenta,por causa da lubrificacao nao chegue ate ele, mas so vc ta uma volta com carro o barulho some.
Olá, tenho um troller 3.0 que tirei zero e com 7 mil Km começou com este barulho. Atualmente está com 85 mil Km e já aprendi a conviver com este tec tec tec. Já notei que após a troca de oléo o barulho some por um tempo. Depois dos 5 mil rodados com o óleo o barulho retorna. Já esperimentei colocar meio litro de óleo para ver se diminuia e notei que não resolveu muito. Acho que tem a ver com as propriedades do óleo que vai afinando com o passar do tempo e simplesmente aumentar meio litro não resolve muito. Quando comprei o Troller o óleos tinham especificação diferentes da atual. Todos os principais fabricantes (Ipiranga Brutus indicado pela Troller e petrobras Top Turbo) usavam especificação "G". Agora só acho óleo especificação "I". Notei que o ruído aparece cada vez mais cedo. Temos que considerar que o motor está ficando mais velho também. Já li varias vezes sobre trocar a corrente de comando mas não parece a solução definitiva pois muita gente disse que gastou dinheiro a toa. A maioria sai da oficina sem o barulho mas com o óleo novo e diz que sumiu o barulho. Depois de rodar alguns mil km vê que perdeu dinheiro. Abraços
"2* tu tu tu - esse barulho de manha com motor frio e some depois do motor esquenta em alguns segundos ou minutos, eh por causa do arruela do assentamento do bico injetor que ta dando vazamento de pressao.
para resolver so tirar a arruela velha e coloca uma nova, custa 10 reais.."
tenho reparado ando nesse barulho e que a viatura parece estar mais fraca, como posso confirmar se está vazando compressão mesmo? E como deve ser feito o reparo porque os bicos parecem estar bem enferrujados, se precisar sacar vai dar problema eu acho.
Muito obrigado amigo.
Concordo. Já troquei essa arruela de dois bicos da minha ranger,o barulho que faz não é "tu tu tu tu", e sim "psi psi psi psi", parecido com uma panela de pressão. Na primeira vez que aconteceu, teve que trocar o bico, R$ 1.000,00. Nessa última vez o mecânico tirou o bico sem danificar,o que me custou 50,00.
Minha ranger também está com um tec tec tec tec,troquei o kit da corrente e permanece. O mecânico que é experiente em motores a diesel disse que podia ser pistão batendo. Aí me deu medo, imagina quanto não deve ser abrir um motor desses e trocar os pistões? Já estou andando assim há uns 20 mil km...
barulho tec tec tec no cabecote pode ser normal, porque esse motor a regulagem de valvula do cabecote eh automatico, nao manual, porisso faz esse tec tec tec , ta fazendo a regulagem do seu cabecote para deixa em ordem, eu acho, nao sei se esta certo..
Meus amigos, não quero ser chato, mas existem 1001 tópicos no fórum sobre esse assunto "barulho". Já está comprovado que isso é NORMAL nesse motor. O que não é normal é o barulho não parar.
Não é pistão, não é corrente, não é tuchos, nada disso...