Prezados,

Após enviar minha Ranger 3.0 PSE para execução de revisão de motor em uma oficina, notei que houve uma pequena perda de desempenho e um sutil aumento no consumo. Olhando o conjunto da turbina, percebi que aparentemente a posição da rosca de ajuste do tubo que posiciona a válvula waste gate foi aumentada, deixando o tubo mais comprido, pois dá pra ver que uma parte da rosca de ajuste não está suja igual ao resto do conjunto. Paralelamente, notei que o computador de bordo não mostra mais o gráfico do turbo enchendo até 1,5 bar como originalmente (o gráfico do painel só marca até a metade, algo em torno de 1 bar). Ainda percebi que quando estou manobrando o veículo e piso suavemente no acelerador ouço um pequeno escape de ar comprimido, semelhante a uma pequena pisada no freio de um caminhão. Isso pode indicar que a válvula está aliviando o turbo antes da hora ou na quantidade errada? retornar a rosca do tubo ao ajuste anterior pode ser perigoso? qual a pressão nominal do turbo do motor PSE 3.0?