Tem a ver com maior temperatura + diferença de temperatura no movimento do gás até a câmara de combustão.
Independente deste problema, o uso de sistemas de gás em carros são a marca maior de um país ridículo; que não sabe administrar seus recursos energéticos.
Há muitos problemas usando gás em carros:
1. NUNCA funciona 100% direito, tem uns que não pegam direito quando frio; outros não pegam direito quando quente; tem uns que não pegam nem na gasolina nem no gás direito;
2. perde potência
3. perde ESPAÇO
4. muito peso (força as molas)
5. vazamentos (sempre há) + riscos de incêndio
6. ainda não descobriram como informar ao motorista a quantidade de gás que há no cilindro (ou seja, você não sabe quanto combustível tem!!)
7. tem problemas (afogamentos) com diferença brusca de rotação, exemplo, quando está a 70 km/h (4 marcha, 4 mil RPMs) e precisa freiar rápido, tira-se a marcha, a RPM cai para 1000 e... o carro morre afogado e perde-se o servo-freio, ficando apenas com o freio duro. Entendeu? No meu acontecia isto, nada de diminuir a rotação rapidamente...
8. é muito chato ter que passar para gasolina e gás em botão várias vezes;
9. você não consegue utilizar o gás para percursos curtos (o carro não liga direito no gás e para desligar, quilometros antes tem que passar para gasolina).
Uso de gás em carro é ridículo!! Deveria ficar restrito às indústrias e geração de energia elétrica.
E sim, carros foram projetados para funcionar com gasolina, etanol e diesel! Deveriam baixar os IMPOSTOS imbutidos no preço da gasolina.
O sistema é tão ruim que até o Hugo Chaves está incentivando a adoção na Venezuela.
Obs: este tópico representa opinião sobre este assunto: uso de gás em veículos. Não levar como pessoal, não é citado e nem feito alusão a nenhuma pessoa daqui.
Daniel