x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24
    Usuário
    Entrada
    16/09/2012
    Local
    Sao Gonçalo/RJ
    Agradecimento: 1

Solução

Citação Postado originalmente por murilod Ver Post
    É isso mesmo Léo e Pequeno Jr., queria mesmo é saber como resolver, mas que acontece, sem dúvida acontece, tem que abastecer bem devagar, senão é um banho de gasolina, hehehe, nem tudo é perfeito né ?
    Amigos,
    EStava com o mesmo probnlema de voces, só que a minha é Gaolina 2007, ia encher o tanque e mesmo vazio ele travava e derramava gaolina, no final não entrava mais nada e chegou ao absurdo de colocar gasolina e sair na parte de baixo, ai foi demais.
    Pesquisei na net e aqui no forum e como disse o amigoacima ninguem trouxe a solução, então vamos a ela.

Como li aqui e em outros topicos, a Ranger apresenta um erro no projeto, o tubo de abastecimento é composto de 2 mangueiras, uma na entrada e uma outra que liga ao tanque de gasolina propriamente dito, ambos ligados por uma abraçadeira. E porque dois tubos ao inves de 1? é porque o segundo tubo deve passar (justinho) entre a caçamba e o eixo, formando um angulo de uns 45 graus, isso causa 3 problemas:

1 - Como o material da mangueira não é resistente a isso, ela fica dobrada e vai criando umas rachaduras, infelizmente nao sei como enviar fotos aqui, mas ela fica cheia de estrias, justamente na parte que fica forçada, a Ford nao reconhece isso pois teria que fazer um reccal em todos veiculos e nao apenas de um loto apenas.

2 - Como ela fica dobrada de maneira forçada, o que ocasiona um fechamento da passagem do combustivel, gerando assim uma informação errada para a pobre bomba do posto que não é culpada de nada, mas acaba levando a culpa.

3 - Com esse estrangulamento da mangueira em cerca de 45 graus, a velocidade e a pressão da Bomba do Posto o tubo de abastecimento fica "entupido" levando a bomba a achar que já esta cheio o tanque quando na verdade é a mangueira que não processou a quantidade toda de liquido, por isso alguns conseguem abastecer de maneira devagar, pois a gasolina vai passando devagar sem dar tempo de encher a mangueira.

SOLUÇÃO:

Como a Ford nao reconhece o problema e lembrando que aguem disse que apos ameçar de processo a ford trocou a amngeuira de combustivel, fiz o seguinte procedimento:

1 - Para nao retirar o tanque inteiro, escorei-o e baixei algusn centimetros o suficiente para conseguir retirar a mangueira, que estava toda rachada, se tiver como enviar imegens me expliquem que envio

2 - Não consegui achar a tal mangueira na Ford, mas mesmo que encontre seria a mesma qu ocasionou o problema, ou seja, reta sendo forçada para fazer uma curva de uns 45 Graus, então comprei uma do Monza 96 que é bem maior, e tem uma curva natural dela, cortei com 1 centimetro de folga e coloquei e montei tudo novamente.

3 - Fui para o posto e mandei encher, e pasmem, problema resolvido, enveu ate a boca e só disparou com o tanque quase cheio.

Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 0
    Para inserir fotos vá em:

MODO AVANÇADO,
    ADMINISTRAR ANEXOS,
    ADICIONAR ARQUIVOS,
    SELECIONAR ARQUIVOS (Selecione as fotos que pretende enviar),
    ENVIAR ARQUIVOS
    e por ultimo,
    INSERIR NO POST.

Tá aí uma foto que tirei da Nova Blazer, fiz exatamente como descrito acima:

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problema com Abastecimento - Ranger 2006-imagem-093.jpg  
    4X4 Brasil
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

Usuário
    Entrada
    16/09/2012
    Local
    Sao Gonçalo/RJ
    Seguem as fotos que faltavam
    Citação Postado originalmente por confidente Ver Post
    amigos,
    estava com o mesmo probnlema de voces, só que a minha é gaolina 2007, ia encher o tanque e mesmo vazio ele travava e derramava gaolina, no final não entrava mais nada e chegou ao absurdo de colocar gasolina e sair na parte de baixo, ai foi demais.
    Pesquisei na net e aqui no forum e como disse o amigoacima ninguem trouxe a solução, então vamos a ela.

Como li aqui e em outros topicos, a ranger apresenta um erro no projeto, o tubo de abastecimento é composto de 2 mangueiras, uma na entrada e uma outra que liga ao tanque de gasolina propriamente dito, ambos ligados por uma abraçadeira. E porque dois tubos ao inves de 1? é porque o segundo tubo deve passar (justinho) entre a caçamba e o eixo, formando um angulo de uns 45 graus, isso causa 3 problemas:

1 - como o material da mangueira não é resistente a isso, ela fica dobrada e vai criando umas rachaduras, infelizmente nao sei como enviar fotos aqui, mas ela fica cheia de estrias, justamente na parte que fica forçada, a ford nao reconhece isso pois teria que fazer um reccal em todos veiculos e nao apenas de um loto apenas.

2 - como ela fica dobrada de maneira forçada, o que ocasiona um fechamento da passagem do combustivel, gerando assim uma informação errada para a pobre bomba do posto que não é culpada de nada, mas acaba levando a culpa.

Problema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00167_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00161_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00169_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00157_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00168_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00167_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00161_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00169_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00157_640x480.jpgProblema com Abastecimento - Ranger 2006-dsc00168_640x480.jpg

3 - com esse estrangulamento da mangueira em cerca de 45 graus, a velocidade e a pressão da bomba do posto o tubo de abastecimento fica "entupido" levando a bomba a achar que já esta cheio o tanque quando na verdade é a mangueira que não processou a quantidade toda de liquido, por isso alguns conseguem abastecer de maneira devagar, pois a gasolina vai passando devagar sem dar tempo de encher a mangueira.

Solução:

Como a ford nao reconhece o problema e lembrando que aguem disse que apos ameçar de processo a ford trocou a amngeuira de combustivel, fiz o seguinte procedimento:

1 - para nao retirar o tanque inteiro, escorei-o e baixei algusn centimetros o suficiente para conseguir retirar a mangueira, que estava toda rachada, se tiver como enviar imegens me expliquem que envio

2 - não consegui achar a tal mangueira na ford, mas mesmo que encontre seria a mesma qu ocasionou o problema, ou seja, reta sendo forçada para fazer uma curva de uns 45 graus, então comprei uma do monza 96 que é bem maior, e tem uma curva natural dela, cortei com 1 centimetro de folga e coloquei e montei tudo novamente.

3 - fui para o posto e mandei encher, e pasmem, problema resolvido, enveu ate a boca e só disparou com o tanque quase cheio.

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Hum... será que pra diesel é o mesmo princípio físico? Será que uma mangueira de monza resistiria? São muitas dúvidas... daí eu pensei, pensei...
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    pensei mais um pouco, não me lembrei como era...
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    ... são tantas dúvidas que eu fui ali na Jabureca olhar esse trem.
    É bem diferente, não sei se porque é diesel ou se é porque é cabine simples. No bocal tem um tubo de chapa de aço que leva até a altura do chassis, e dele sai uma mangueira de borracha até o tanque.
    ... isso não quer dizer que o fenômeno de parar a bomba com mais 15l pra encher o tanque não ocorre, acho que isso é pelo formato do mesmo, e por ter um trecho grande de tubo na horizontal.

PS: esse tubo prende na caçamba com três parafusos que estavam frouxos. Já apertei. Tive que usar um soquetezinho por cima e uma chave de boca por baixo do bocal, abraçando a frente da chapa do para lamas traseiro. Sim, o soquetezinho, como era de se esperar, caiu pra dentro do tanque problema não vai dar ele é grande demais pra entupir qualquer coisa e pequeno demais pra trancar combustível além de ser vazado, além de ser chingling e baratinho, mas eu não precisava ter adicionado essa peça estra né? Quando baixar o tanque tiro ele.

Usuário
    Entrada
    16/09/2012
    Local
    Sao Gonçalo/RJ
    Amigos,
    Por falta de experiencia, acabei colocando fotos repetidas,mas vamos a elas:
    A primeira mostra o corte que fiz dando uma folga de 1 cm de cada lado para não forçar, assim como era feito na origial.

A segunta mostra como a mangueira velha ficou "rachada" essa parte é a que ficava na boca do tanque, se ampliarem a imagem vão ver como era toda deteriorada.

A terceira mostra como ela é forçada no chassis, como explicado pelo BRAVOECONOVEMBER "o bocal tem um tubo de chapa de aço que leva até a altura do chassis, e dele sai uma mangueira de borracha até o tanque. é justamente essa mangeira que esta sendo mostrada.

A quarta mostra as marcas da gasolina que escorreu pelo tanque, quando tentava abastecer.

A Quinta mostra a borracha velha, que a meu ver, é uma gambiarra inventada pela Ford, pois ela é reta e não com um angulo, esse angulo ai foi formado devido ao tempo e a borracha do Monza que como podem observar, possui uma curna "natural" e é visualmente muito mais resistente que a borracha sem vergonha que a Ford colocou.

Agora estou abastecendo normalmente ate a boca, sem qualquer problema.

Espero ter ajudado.

Abraços

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Deve ter sido uma pioria de projeto então porque na minha a curva faz parte do tubo metálico.

Usuário Avatar de Ramon Pires
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Cruz Alta/RS
    Agradecimentos: 3
    Pra sair deste problema sem ter que mexer em nada ou gastar é só por qualquer calço embaixo do pneu do lado da boca do tanque...
    as vezes o posto tem um lado mais inclinado, dai deixa a boca mais pra cima, fazendo isso ja resolve... engasga por que tem um pedaço da mangueira no sentido horizontal, e nao da a vazao que chega em relação ao combustivel que a bomba joga...
    F-1000 4x4 TDi

Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 32
    Olá pessoal,

Aparentemente resolvi o problema da minha (2.3 16v gasolina 2008). Eu havia trocado a mangueira a um tempo atrás e de uns dias pra cá começou a vazar combustível por cima do tanque. Fui obrigado a mexer novamente, baixei o tanque parcialmente e removi a mangueira. Se notarem na foto que o colega postou com as duas mangueiras, a do monza e a da ranger, vão ver que o ângulo da mangueira da ranger é muito acentuado na parte que conecta ao tanque. Isso faz com que a mangueira dobre na curva. Serrei a mangueira fazendo um ângulo mais perpendicular e reinstalei.

Fui ao posto abastecer e pra minha surpresa, parou o vazamento e a bomba também travou sem derramar combustível! Inclusive avisei o frentista que ela iria derramar, ai ele deixou a bomba no "fraco" como todos fazem (e mesmo assim sempre vazava) e ela começou a travar logo no começo. Ele teve que aumentar a pressão duas vezes (deixou o gatilho no terceiro dente) para ela poder encher direito, e ela não vazou.

Detalhe: Esse posto foi totalmente reformado e trocaram inclusive as bombas. Para dizer que resolvi com 100% de certeza preciso abastecer em algum outro posto, mas ainda estou com quase meio tanque. De qualquer forma estou confiante, acho que o problema se resolveu, era visível ao retirar a mangueira que ela estava dobrando por conta do ângulo.

Detalhe2: Tentei comprar a mangueira do monza mas a que tentaram me vender não batia nenhuma medida com a da ranger, era uma mangueira para monzas acima de 82, sem ano final...

Qualquer novidade eu aviso! Abraços!

Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 32
    Pessoal, abasteci ontem no posto que SEMPRE cuspia gasolina pra fora, independente da bomba e da pressão, e deu tudo certo!! Inclusive entrou 54 litros, antes entrava 44, 46l, não mais que isso... Foi tranquilo, a bomba travou quando encheu, não vazou gasolina.... E eu ainda fui meio cético se havia resolvido ou não, fui antes de lavar o carro porque se vazasse o lava jato limparia, kkk! Mas deu tudo certo, pra mim foi só cortar um ângulo melhor na mangueira e funcionou, super tranquilo e não precisa descer o tanque todo, dá pra apenas soltar ele pra descer um pouco, tirar a roda de trás do lado do bocal para poder movimentar melhor e remover a mangueira. Depois, uma dremel fez o corte, ai foi só limpar e reinstalar.

Abraços!!

Usuário
    Entrada
    16/09/2012
    Local
    Sao Gonçalo/RJ
    paulorange,
    Parabens brother, muito bom quando conseguimos resolver os problemas que os engenheiros inventam e não conseguem resolver.

É por isso que gosto de FORUMs, pois são soluções de gente que usa e sabe como fazer.

Usuário Avatar de BrunoDallanora2013
    Entrada
    17/03/2013
    Local
    Cacequi/RS
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Pessoal, abasteci ontem no posto que SEMPRE cuspia gasolina pra fora, independente da bomba e da pressão, e deu tudo certo!! Inclusive entrou 54 litros, antes entrava 44, 46l, não mais que isso... Foi tranquilo, a bomba travou quando encheu, não vazou gasolina.... E eu ainda fui meio cético se havia resolvido ou não, fui antes de lavar o carro porque se vazasse o lava jato limparia, kkk! Mas deu tudo certo, pra mim foi só cortar um ângulo melhor na mangueira e funcionou, super tranquilo e não precisa descer o tanque todo, dá pra apenas soltar ele pra descer um pouco, tirar a roda de trás do lado do bocal para poder movimentar melhor e remover a mangueira. Depois, uma dremel fez o corte, ai foi só limpar e reinstalar.

Abraços!!

sofro do mesmo problema ! só que na f1000 o tanque vai 110 litros , mas sempre a luz acende e o ponteiro no zero mas ainda tem 20 litros , os frentistas alguns já sabem , não deixam derramar ! sempre abasteço quase todas vez com ponteiro no vermelho , ai chegando a casa dos 80 litros na bomba eles já ficam atentos ! o posto é mais alto que a rua e a bomba perto da rua ai forma um degrau eu aproveito e coloco ela de lado que fica mais inclinada melhorando um pouco , as vezes tem uns que viram igual ! depois pega poeira no diesel e fica uma lambuzeira , fora que volta por trás da manga e fica pingando em baixo do tanque !

como resolveu o problema ?

Sei que o post é antigo, li e gostaria de trocar a mangueira para evitar o problema que além de chato é recorrente, CONFIDENTE, gostaria que me explicasse detalhadamente o serviço que fez na sua Ranger, ficou boa ou teve que corrigir? quero trocar essa mangueira pois notei um ressecamento na minha vtr que chegar a vazar diesel quando for abastecer, ela tá toda rachada.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem