Postado originalmente por
confidente
amigos,
estava com o mesmo probnlema de voces, só que a minha é gaolina 2007, ia encher o tanque e mesmo vazio ele travava e derramava gaolina, no final não entrava mais nada e chegou ao absurdo de colocar gasolina e sair na parte de baixo, ai foi demais.
Pesquisei na net e aqui no forum e como disse o amigoacima ninguem trouxe a solução, então vamos a ela.
Como li aqui e em outros topicos, a ranger apresenta um erro no projeto, o tubo de abastecimento é composto de 2 mangueiras, uma na entrada e uma outra que liga ao tanque de gasolina propriamente dito, ambos ligados por uma abraçadeira. E porque dois tubos ao inves de 1? é porque o segundo tubo deve passar (justinho) entre a caçamba e o eixo, formando um angulo de uns 45 graus, isso causa 3 problemas:
1 - como o material da mangueira não é resistente a isso, ela fica dobrada e vai criando umas rachaduras, infelizmente nao sei como enviar fotos aqui, mas ela fica cheia de estrias, justamente na parte que fica forçada, a ford nao reconhece isso pois teria que fazer um reccal em todos veiculos e nao apenas de um loto apenas.
2 - como ela fica dobrada de maneira forçada, o que ocasiona um fechamento da passagem do combustivel, gerando assim uma informação errada para a pobre bomba do posto que não é culpada de nada, mas acaba levando a culpa.

3 - com esse estrangulamento da mangueira em cerca de 45 graus, a velocidade e a pressão da bomba do posto o tubo de abastecimento fica "entupido" levando a bomba a achar que já esta cheio o tanque quando na verdade é a mangueira que não processou a quantidade toda de liquido, por isso alguns conseguem abastecer de maneira devagar, pois a gasolina vai passando devagar sem dar tempo de encher a mangueira.
Solução:
Como a ford nao reconhece o problema e lembrando que aguem disse que apos ameçar de processo a ford trocou a amngeuira de combustivel, fiz o seguinte procedimento:
1 - para nao retirar o tanque inteiro, escorei-o e baixei algusn centimetros o suficiente para conseguir retirar a mangueira, que estava toda rachada, se tiver como enviar imegens me expliquem que envio
2 - não consegui achar a tal mangueira na ford, mas mesmo que encontre seria a mesma qu ocasionou o problema, ou seja, reta sendo forçada para fazer uma curva de uns 45 graus, então comprei uma do monza 96 que é bem maior, e tem uma curva natural dela, cortei com 1 centimetro de folga e coloquei e montei tudo novamente.
3 - fui para o posto e mandei encher, e pasmem, problema resolvido, enveu ate a boca e só disparou com o tanque quase cheio.