x2, Mas não vai esquecer de trocar o filtro do diesel :dance:
Versão Imprimível
x2, Mas não vai esquecer de trocar o filtro do diesel :dance:
Daniel, a gente percebe que alguns colegas tem problemas com o diesel e outros não. Eu mesmo até agora não tive problemas na minha Ranger que está rodada em torno de 80.000 Km.
Há um dado técnico inquestionável que é a quantidade de contaminantes contidos no Diesel brasileiro. Basta comparar com outros países como já citei anteriormente.
Outra questão que não podemos esquecer, é a grande diferença entre os motores convencionais e os eletrônicos que são muito mais sensíveis.
Fora isso, não nos resta outra alternativa senão fazer o que você está fazendo se cercando daqueles cuidados já relatados anteriormente por mim e pelos outros colegas, até que a Petrobrás comece a produzir o Diesel S-50. É verdade também que de nada adianta produzir um combustível bom e armazenar sem observar as regras. Nisto você está 100% certo.
Eu gostaria de deixar postado uma matéria sobre a questão do Diesel contaminado. É longa, mas vale a pena ler.
· A água que aparece no diesel pode ser proveniente de várias fontes como: condensação da umidade no tanque, adulteração, manuseio inadequado ou contaminação acidental. Uma das principais conseqüências neste caso é a perda de lubricidade do diesel por ação da água, causando oxidação das partes metálicas principalmente a bomba injetora, já que durante o processo de combustão o óleo diesel é utilizado como lubrificante do sistema de injeção. Um dos danos mais comuns nestes casos é a perda de estanqueidade, ou seja, ocorre a pulverização de combustível em excesso e fora do tempo de injeção, o que pode provocar o derretimento dos pistões do motor e a perda de todo o conjunto.
A presença de água no tanque de diesel pode levar ao desenvolvimento e multiplicação de colônias de microorganismos (bactérias, fungos e leveduras) que se alimentam do diesel, gerando um material com aspecto de lama conhecido como borra e também ácidos orgânicos, alcoóis e éteres. Estes produtos químicos fazem o combustível apresentar um cheiro forte e azedo e a mistura nessa condição é de difícil separação nos filtros – acelerando sua saturação – e desse modo o diesel contaminado chega ao sistema de injeção, danificando-o por corrosão.
E tem mais! O óleo diesel comercializado no Brasil possui um teor de enxofre que varia de 500 ppm (partes por milhão) nas regiões metropolitanas até 2.000 ppm nos restante do país. O enxofre é o responsável pela formação de gases como o SO2 (dióxido de enxofre) e SO3 (trióxido de enxofre), quando você deixa o seu veículo parado por muito tempo, o calor dentro do tanque de diesel faz com que a água evapore e depois condense. Essa água pode misturar-se aos gases de enxofre e levar à formação de ácido sulfúrico (H2SO4), que é altamente corrosivo para as partes metálicas dos equipamentos, além de ser poluente.
Existem algumas formas de evitar o acúmulo da água onde podemos destacar o abastecimento em postos de confiança; sempre pernoitar com o tanque cheio – isto evita a condensação do ar dentro do tanque -; usar filtros sedimentadores de forma correta; drenar os filtros de combustível e trocar o elemento filtrante conforme recomendação do fabricante e também drenar o tanque de combustível.
Fontes: MWM-International; Oil & Gas Rio/2010; IBP
Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida.
Pessoal,
Algum de vocês já utilizou o Diesel Podium? Cumpre o que promete abaixo (propaganda da BR)?
Eu particularmente nunca experimentei...
O Diesel Podium, único óleo diesel premium do mercado, oferece o melhor desempenho, a maior proteção ao motor e o menor nível de emissão de poluentes do mercado. Desenvolvido, especialmente, para pickups e veículos utilitários esportivos - SUVs, o Diesel Podium pode ser usado em todos os tipos de motores diesel que irão, também, se beneficiar com seu uso.
Abraços,
Vcs perdem o foco muito rápido, o tópico era sobre falha no motor, e falam de tudo mesmo isso