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  • #37
    Usuário Avatar de IVAOZIM
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    Vlw galera, agora vamo começa a ver no mercado o que ta rolando aqui no GO de turbos e cia...
    Ai Troller meu velho hj veio me dizer que a F1000 nao precisa de tubo pq de ponta cabeça ela da 140 tando vazia...e acompanhava ele no seu renout Scenic.... uahuahuahua o velhao e mto comedia;
    Ai sergio a Veranei do meu pai nao tem intercooler ele so usa pra passea com a galra...o que quer dizer com: "SE NÃO TIVER INTERCOOLER PRECISARÁ DE MAIOR PRESSÃO", vamos ter que abrir um buraco na lata para entrar mais ar?!

    Vlwwww
    F 1000 Super Cab - 94/94 - MWM 229 - N.A. DIESEL - ITABERAI - GO

  • #38
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por IVAOZIM Ver Post
    Vlw galera, agora vamo começa a ver no mercado o que ta rolando aqui no GO de turbos e cia...
    Ai Troller meu velho hj veio me dizer que a F1000 nao precisa de tubo pq de ponta cabeça ela da 140 tando vazia...e acompanhava ele no seu renout Scenic.... uahuahuahua o velhao e mto comedia;
    Ai sergio a Veranei do meu pai nao tem intercooler ele so usa pra passea com a galra...o que quer dizer com: "SE NÃO TIVER INTERCOOLER PRECISARÁ DE MAIOR PRESSÃO", vamos ter que abrir um buraco na lata para entrar mais ar?!

    Vlwwww
    Fala IVAOZIM:
    Pra não ficarmos no off topic, me fala seu email, que te mando explicações e considerações sobre turbos e intercoolers. O meu é sergio@pivot.com.br, mas o principio( meio rápido), é; voce precisa de um volume(fluxo) de ar por unidade tempo, para "alimentar" um motor qualquer, para que ele produza um torque/potencia predeterminado, a uma rotação predeterminada, em sendo este motor sobrealimentado(turbinado), quanto maior a temperatura do ar que chega ao coletor de admissão, maior a pressão necessária para "empurrar" esta massa de ar para dentro do motor, e esta pressão vem junto com este fluxo de ar, da turbina, então, se temos um "aparelho/equipamento"(o intercooler), que no meio do caminho entre a turbina e o coletor(por isso o nome INTERCOOLER), que o ar ao passar no seu interior, vai "sofrer" uma TROCA DE CALOR, e resfriar-se, chegando ao coletor, com a temperatura mais baixa que a temperatura com a qual "saiu" da turbina( ou melhor compressor/lado frio), causando dois efeitos; o adensamento das moléculas de oxigenio(o nosso COMBURENTE), e o resfriamento propriamente dito da massa de ar, fato/efeito que vai facilitar a entrada desta massa nos cilindros do motor, então, qual efeito positivo disso?? Por causa da diminuição da temperatura do ar, pode-se usar um turbo com uma pressão menor(calculada, obvio), para realizar o trabalho. É ai que o INTERCOOLER pode ser considerado um equipamento que "ajuda no aumento" do torque/potencia de um motor, pois como a mistura que alimenta um motor, é especificada em VOLUME( voloume de combustivel/volume de ar), teremos no "ar mais frio", mais oxigenio por volume, e o oxigenio é o elemento responsável pela queima do combustivel, então faremos as "devidas regulagens" no sistema de alimentação(BI, módulo,nos eletronicos), para "mandar mais combustível para a queima.
    Dá uma olhada na planilha que anexei, que vai ajudar a entender não só a importancia do intercooler, como também os pricípios físicos que são considerados, na escolha de um turboalimentador para um motor. Vai no topico "turbos", que tem coisa boa lá.
    Abraço
    Sérgio

  • #39
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    sergio, juro que amanha eu leio o arquivo, reflito, tento entender e tentamos nos entender.. pode ser?to meio com pressa agora, mas o que eu gostaria de dizer é que qdo coloco meus argumentos, primeiramente, aceito ser contestado e inclusive aprender, segundo que tento sempre explicar de forma ludica, mais voltado para o publico leigo, ate pq, eu nao sou especialista.

    Por favor, se eu me enganar em algum aspecto, corriga sim, sem problemas, mas creio que a ideia foi compreensivel.

    Voce esta certo sim qdo falar que com o intercooler instalado havera uma necessidade maior de pressao para compensar a dificuldade maior do ar transitar em todo sistema ! Mas é naquela, se vc usar 0.5kilo de pressao sem intercooler, digamos que ganharia 15cv. Com os mesmos 0.5kilos com intercooler, ganharia uns 10cv. E talvez o ar quente que iria entrar nao seria tao prejudicial assim.

    Mas ao se pensar em colocar 1.0 1.2 1.5 ou ate 2.0 kilos, estamos falando numa temperatura de ar admitido muito maior que akele gerado pelos 0.5kilos, portanto, se faz necessario usar um intercooler.

    Acontece, que ng instala um turbo e poe menos de 1.0 kilo, e portanto, a necessidade do turbo se faz ultra presente. E qto mais pressao, mais necessidade do turbo...

    qr saber? acho que vc soube explicar em 1 paragrafo melhor que eu .... faz parte, cabeca quente nao pensa...

  • #40
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    valeu, to no mesmo barco que vc, aki pra aprender, criticar, discutir e expor ideias e conceitos que divergem as vezes dos mitos automobilisticos.

    o que seria uma parede de trixial?? seriam alto falantes triaxiais?

    Amigo.... faço minha as suas palavras..... to aqui para aprender... e tentar passar o pouco que sei... pena que muitos nao aceitam as opinioes diversas, ou derrepente tem medo das respostas... vai saber....

  • #41
    Usuário Avatar de sallespickup
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    po troller da qui a pouco vc vai querer que o rapaz coloque um blower rsrsrs, concordo que o intercooler melhora o rendimento e a vida util do motor, mas vc não me viu falar em mexer em bomba injetora? viu?! , sabe porque, pelo que nosso amigo relata ele não quer um carro de corrida, apenas uma pickup que não faça feio em subidas pois ele diz que o carro anda bem, se não aguentasse, toda D20 e toda F 1000 turbo de fabrica exceto motor HSD teriam intercooler, uma coisa é pensar em ganho de potencia outra é pensar me performance.
    só dei uma idéia pelo custo, que se for ver bem em um carro de trabalho, as vezes não exige-se tanto.

    mas no geral concordo que o intercooler é bom, mas nem sempre necessario, é só

    tenho pickup dos dois jeitos, e ainda com intercooler de oleo, mas ai o motor internamente foi dimensionado para isso, desde bomba injetora bicos, comando, pistãoe to começando a desenvolver um bi turbo, uma variação do que o rash faz nos MWM Sprint.

    só que tudo isso não privilegia o consumo, mas sim performance total!!

    carlos sallespickup

  • #42
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    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    po troller da qui a pouco vc vai querer que o rapaz coloque um blower rsrsrs, concordo que o intercooler melhora o rendimento e a vida util do motor, mas vc não me viu falar em mexer em bomba injetora? viu?! , sabe porque, pelo que nosso amigo relata ele não quer um carro de corrida, apenas uma pickup que não faça feio em subidas pois ele diz que o carro anda bem, se não aguentasse, toda D20 e toda F 1000 turbo de fabrica exceto motor HSD teriam intercooler, uma coisa é pensar em ganho de potencia outra é pensar me performance.
    só dei uma idéia pelo custo, que se for ver bem em um carro de trabalho, as vezes não exige-se tanto.

    mas no geral concordo que o intercooler é bom, mas nem sempre necessario, é só

    tenho pickup dos dois jeitos, e ainda com intercooler de oleo, mas ai o motor internamente foi dimensionado para isso, desde bomba injetora bicos, comando, pistãoe to começando a desenvolver um bi turbo, uma variação do que o rash faz nos MWM Sprint.

    só que tudo isso não privilegia o consumo, mas sim performance total!!

    carlos sallespickup
    po, blower seria otimo neh? pena q o turbo ja eh quase um verdadeiro abacaxi para muitas preparadoras, o blower entao é pior que ver o cao chupando manga hahaha nisso nos especialistas uahua

    concordo com vc, salles, PODER USAR, pode, ate ai td bem, manda bala! mas os maxion ja vinham redondinhos de fabrica pra isso, saiam zero km com td feito pro turbo, diferente de turbinar um 229 "por fora" .

    concordo tb sobre a BI, e sobre os demias, mas isso nao qr dizer que o turbo deva ser colocado sem o intercooler.

    vejamos, o transito nakela epoca (90 a 96) era bem mais brando que o atual, os congestionamentos menores e as velocidades empregadas em estradas tb eram mais calmas.

    ainda tem o problema do calor que hj esta muito maior e durante muito mais tempo.

    em 96, haviam rodovias de estrada por SP inteiro, onde vc andava em velocidade diferentes das atuais rodovias pavimentadas, imagina no interiorzao do pais.

    hj qqr cidadezinha com meia duzia de tiao tem uma rodovia de asfalto, ou seja, os carros hj,alem de trafegarem em um esforco maior de ambiente, vivem tb em calor ambiente mais elevado.

    Pode ser que pouco isso influencie no motor, mas certamente, aqueles 20 graus que o intercooler resfriara, estara ajudando muito mais que se esse intercooler trabalhasse ha 20 anos atras...

    Alem do que, hj um kit turbo prum 229 mesmo sem o intercooler, com um pqno ajuste na turbina e na BI pode render muito proximo ao 229 turbinado de fabrica! Ou ate mais! Ou seja, akela sobra de antes ja nao existe mais. Forcando o intercooler ser usado.

    Mas é nakelas, QR USAR SEM O INTERCOOLER? vai em frente.. nao vai quebrar o carro em 6 meses, garanto (a menos q o meca seja um ignorante total).... mas ...

  • #43
    Pera ai.... Para o mundo que eu quero decer....... quer dizer q se eu pegar a entrada do ar do filtro de ar, e por exemplo, jogar direto para receber o ar vindo de frente da pkp eu ja melhoro o rendimento dela, nao digo potencia... mas consumo pois havera uma melhor queima... foi isso que entendi ou to ficando louco.... pois recebe o ar mais frio?

  • #44
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    exato. e se o cano estiver voltado para a frente, alem de ar mais frio vai entrar com mais forca, se o seu filtro de ar nao estiver ruim, com certeza vai perceber uma melhorada na subida dos rpm e o carro mais solto, nao necessariamente vai andar MAIS a ponto de ficar surpreso mas sao sensacoes perceptiveis.

  • #45
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    Criparamos, colocar a tomada de ar na frente só vai sujar o filtro de ar muito mais rápido, a temperatura do ar é a mesma, apenas com o movimento dá a sensação de reduzir a temperatura...

    O intercooler é bom sim, eu até tenho vontade de colocar um na minha Femil, porém o turbolag também aumenta. A melhor impressão que eu tive na F1000 foi a resposta muito mais rápida que a da Ranger.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #46
    entendi.... mas isso nos leva a outros problemas... agua, sujeira e insetos e outros... hum... vou analisar...deve haver um meio termo nisso.... gosto de descobrir coisas novas.... hum... depois que inventei um defletor de ar para um corsa sedam que tive, para melhorar um pouco o ar condicionado, e principalmente deu certo... to pronto pra outra... hehehehehheh...... DESBRAVADOR.... SOU EU....hehehhehe.. to pensando um jeito de fazer a luz de cortesia da pkp acender sem acionar o bloqueador.....ja pesquisei e descobri alguns circuitos eletronicos pra isso... heheh

  • #47
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    edin: permita discordar de vc em partes..

    primeiro, o ar de dentro do motor é o mesmo ar de fora, portanto, a sujeira eh a mesma, agora dentro do cofre a temperatura eh muito mairo que fora do cofre!

    é notorio, pergunta ou de uma googleada sobre os CAI, que é como se chamam o conjunto de admissao forcada de ar, todos os preparadores tentam deixar o cai mais proximo possivel das entradas de ar do carro e o mais longe possivel de lugares mais quentes, essa é a ideia basica, alguns gostam de por atras dos farois, outros um pouco mais baixo que o original (eu ja nao gosto dessa ideia pq ai a sujeira das rodas e da pista suja muito).

    Meu corsa e meu vectra inclusive tem um duto (original) que sai da caixa de ar e vai direto pra um buraco na travessa dianteira acima do radiador, o intuito é um só: buscar o ar mais frio possivel com a menor qtidade de barreiras possivel. Antigamente os rachadores furavam a caixa do filtro de ar (por baixo), agora (pelo menos a gm) coloca esse duto para evitar que se fure a caixa e ao mesmo tempo receba o maximo possivel de ar .

    Acho mais facil tirar uma foto neh? ficou meio complicado de entender? eu lendo nao sei se expliquei direito.

    Claro que se falando de carros para o uso civil, ng vai colocar um CAI acima do capo, seria ingenuidade e ate perigoso, mas é comum melhorar os CAI dos motores mais antigo, achando um lugar melhor.

    Em turbos coxinha (barato e mal feito- hahaha aprendi isso hj!), o pessoal que costuma fazer gambiarra com filtro conico, coloca inclusive uma parede de um papel prateado entre o filtro e o motor para tentar diminuir que se passe ar quente do motor pra captacao do filtro.

    qto ao turbolag, o intercooler soh oferecera um retardo se manter a mesma pressao com e sem intercooler, isso é logico.

    mas turbolag nao esta ligado a nada alem do proprio turbo, o turbo lag nada mais é que a demora do tempo que leva do ar quente (vindo do escape) comecar a girar em maior velocidade as palhetas do turbo. Qr um turbo lag menor? Mande roletar a turbina ou coloque um caracol quente menor (da pra fazer de outras formas mas ai deixo pro sergio augusto que manja mais que eu explicar).

    O intercooler a menos que seja muito maior que o recomendado ou muito menos, ja estara bem cheio mesmo antes do turbolag desaparecer, afinal a turbina esta girando mesmo em marcha lenta. Só que mais mansinha

  • #48
    Citação Postado originalmente por criparamos Ver Post
    Pera ai.... Para o mundo que eu quero decer....... quer dizer q se eu pegar a entrada do ar do filtro de ar, e por exemplo, jogar direto para receber o ar vindo de frente da pkp eu ja melhoro o rendimento dela, nao digo potencia... mas consumo pois havera uma melhor queima... foi isso que entendi ou to ficando louco.... pois recebe o ar mais frio?
    Ar mais frio pode ser conseguido com um snorkel bem dimensionado aliando as vantagens do snorkel com o ar.

    Agora, essa coisa de turbo + intercooler ser "meio que casamento obrigatório" é demais. Há muitas pkps turbo de fábrica SEM intercooler que funcionam muito bem.

    Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

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