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Tópico: Embreagem

  • #1

    Embreagem




    Boa tarde Pessoal! Sou novo nesse portal mas sempre pesquiso por aqui algumas dúvidas que tenho sobre meu carro. Tenho uma Ranger 2001 XLT Diesel CD. Estou me deparando com um problema ha algum tempo, ao qual não tenho mexido ainda. A questão é a seguinte: De uns tempos pra cá, comecei a sentir a caixa de marcha mais dura, dificil de engatar. Isso acontece quando fico com o carro ligado rodando por muito tempo. Para aliviar, preciso dar uma aceleradinha pra que a marcha entre mais fácil. Pesquisei com alguns mecanicos de confiança. Já fiz limpeza no sistema de embreagem, lubrifiquei cabo e etc. Nada funcionou. O mecânico disse que provavelmente terá que trocar a embreagem, uma vez que existe a possibilidade dos discos de embreagem não estarei colando totalmente para que a troca da marcha seja efetivada perfeitamente. Para isso, somente colocando nova embreagem. Outra coisa que acontece é que quando estou na estrada, e fico muito tempo sem trocar marcha, quando preciso reduzir, a embreagem fica um pouco pesada, mas logo que aperto ela a primeira vez, ela ja volta ao normal e amacia. Resolvi recorrer à vocês, especialistas nestes carros, para que me ajudem com esse problema. Existe algum tipo de reparo para isso? talvez encurtar o sistema dos discos? Há algo que faça para que esse problema seja sanado sem ter que gastar com a peça nova? Minha embreagem ainda está boa, nao patina, e está leve ainda. Conto com sua experiencia e agradeço desde já!


    Abraços a todos!


    Daniel

  • #2
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    Aproveitando esse tópico, eu também tenho um problema na minha Ranger 2001 XLT TURBO DIESEL, as vezes quando paro no semáforo vermelho e desengato a marcha e deixo em ponto morto, e quando indica no semáforo a cor verde, eu vou engatar a 1ª marcha não engata, ai eu coloco a 2ª marcha ou a 3ª marcha ou uma outra, ai engata depois eu coloco a 1ª marcha e engata normalmente. E mais quando esta funcionando em ponto morto o som do motor fica como uma lixadeira e quando coloco o pé na embreagem o som some. Eu queria saber o problema, pois a embreagem não esta deslizando. Obrigado.

  • #3
    Esse é um problema da embreagem mesmo. O meca tem que desmontar, limpar e trocar o que for preciso. Principalmente limpar as estrias do eixo piloto e o rolamento que fica no centro do volante de motor...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
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    Isso parece mais óleo velho ou sincronizados desgastados. A minha Ranger começou a apresentar esse mesmo probleminha, passei apenas a fazer as trocas mais lentamente. Eu pretendia deixar assim mesmo pois pra mim poderia ser caixa seca mesmo que não teria problema.

    Só troca a embreagem se estiver patinando. Segura 4a ou 5a marcha, mete o pé fundo no acelerador e segura firme no freio e solta a embreagem de soco. O motor tem que morrer. Se ficar ligado a embreagem realmente está ruim.

    Outro detalhe, a embreagem é acionada hidraulicamente. Não tem cabo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
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    Obrigado edintruder, vou fazer esse teste amanhã mesmo.

  • #6
    Olá Daniel e Glauranger. Se não trocou o óleo da caixa, é melhor trocar antes e ver se melhora.
    Se não melhorar, então vai ter que abaixar a caixa. Reforçando o que o Walter disse, peça para o meca trocar o rolamento(capa e rolamento) do eixo piloto, e pode ser que a embreagem estaja ainda boa(disco e platô).
    Se ainda o problema permanecer, aí , como o Edin disse, e se quiser mudanças de marchas perfeitas, vai ter que abrir a caixa e verificar o estado dos sincronizadores.
    Nota: Mesmo em caso de ter que trocar a embreagem, troque o rolamento do eixo piloto.
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #7
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    Não esqueçam que o acionamento da embreagem da ranger não é apenas hidráulico. Quem aciona o platô é o próprio rolamento, e este tem um acionamento hidráulico!

    Assim pode ser ele que está danificado. Vai ter de desmontar para verificar. Com sorte, apenas uma boa limpeza, com a troca do fluído hidráulico resolve!

    E aproveita-se para verificar o rolamento/bucha da ponta do piloto e trocar o óleo do câmbio, como dito acima......

  • #8
    Glauranger, o que acontece com o seu também acontece com o meu. É uma espécie de latinha vibrando. Que eu saiba, isso é o retentor que a embreagem da ranger possui, no caso como disseram, o eixo piloto. PESSOAL, então só trocar a embreagem se ela estiver ruim mesmo né?? A troca de marcha faço lentamente, costumo dizer que essa marcha não passa na hora que eu quero, e sim na hora que ela quer, por se tratar de sistema vertical, é mais dificil o engate. O melhor no meu caso então é fazer a troca do fluido de caixa, pois pode estar sujo, verificar o eixo piloto e sincronizadores correto??

    Obrigado a todos pelas respostas e estarei sempre participando, buscando ajuda ou ajudando no que for possível ok?

    Abraços a todos!

    Daniel

  • #9
    Qdo peguei minha bandida, troquei todos os oleos, inclusive da caixa, ela ta dificil de engatar, mas nem é o q me preocupa mto.... tenho galaxie e dodge, entao, trambulador encavalando, vc sempre se acostuma a ser "delicado" hehehehe

    Mas ontem, eu fiz uma mini viagem, peguei a BR, ela anda super bem, mas qdo piso no embreagem, faz um barulho, parece... q tipo... q algo ta arranhado, um barulho sonoro grave...

    sera q a embreagem foi pro pau?

  • #10
    Cycloar, está na hora de abaixar a caixa e verificar tudo dito acima, porque senão uma hora vai travar, e o pior é se ficar na estrada.
    Acompanhe os serviços, e peça para colocarem o rolamento e capa (Foto 3 centro) do EP originais (comprados no revend. Ford). É possível que tenham que tirar o antigo na talhadeira, porém devem ter o cuidado de não arranharem a pista do furo no volante.
    Platô e disco de embreagens novos. Foto 5.
    NT: a cópia do Manuel segue hoje.

    Daniel, esse é o atuador hidráulico. Fotos 1 e 2.

    Abraços
    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Embreagem-dsc00086.jpg   Embreagem-dsc00103.jpg   Embreagem-dsc00089.jpg   Embreagem-dsc00105.jpg   Embreagem-dsc00106.jpg  
    4X4 Brasil

  • #11
    fica frio meu amigo, me manda qdo puder!!!!!!

    Fiz um orçamento, plato, disco, atuador e um passo no disco e instalação de tudo por 950 pila, ta caro????

  • #12
    Tá barato demais.
    O normal seria:
    mão-de-obra 250,00
    platô e disco 1.500,00 Luck
    atuador R$ 350,00
    capa e rolamento do prisma R$ 35,00
    Abs
    Anthon

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