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Convex Datacenter
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  • #13



    Boa noite Pequeno Jr.
    Também acredito nessa manutenção preventiva rigorosa, e por isso eu mesmo faço a minha. Espero ter a mesma sorte que a sua e passar dos 380 mil.
    Abs
    Tio Balú

  • #14
    Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Fala Walter, tudo bem?

    Esses carros eram usados diariamente em trechos de aproximadamente 80 à 100 Km diários, o que dava tempo de atingirem a temperatura normal de funcionamento. E a Ranger tem o problema crônico da válvula termostática, o que sempre combati, dando manutenção e trocando, quando necessário. Faço questão da temperatura correta de funcionamento.
    Sempre troquei o óleo e filtro com 5000 Km, e na desmontagem ficou evidenciado o estado impecável do motor em relação à ausência de borras e carbonização, que quando presentes são indícios dos problemas citados por você.
    O uso do GNV não mostrou danos ao motor. A não ser um pouco de afundamento nas sedes de válvulas.
    Mas valeu pelas dicas.

    Abraços!
    GNV é uma praga pro cabeçote. O Gas entra praticamente congelado no motor quente. Não da pra esperar muito de um motor nessas condiçoes...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #15
    É mesmo Walter. Um gás quando expande retira calor do meio. Será que com o hidrogênio a coisa é pior ainda ?
    Abs
    Tio Balú

  • #16
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    Bem, conforme já relatei em topicos anteriores, no fim do ano passado abri o motor da minha ranger para dar uma "olhada" e ele tava com características de novo, com exceção dos cabeçotes, que tinham trincas no terceiro cilindro (provavelmente em razao de mistura pobre).
    Adquiri recentemente uma explorer com o mesmo motor (4.0 V6) e ela está com 160.000km originais. Por cautela, abri o motor para dar uma olhada no mesmo e tb estava perfeito. Apenas passava um pouco de óleo pelos retentores das válvulas, que mandei trocar. Tinha ainda uma sede de válvulas empenanada. Do resto, em perfeito estado.
    Porém, o motor da ranger começou a fazer um barulho estranho. Quando ele tá em alto giro e para-se de acelerar, ele faz um barulho tipo de motor rajando e isso ocorre apenas quando a aceleração diminiu.
    Como o motor estava aparentemente bom (feita apenas inspeção visual nos cilindros e as brozinas não foram retiradas), não queima óleo e está forte como nunca, pergunto:
    Será que a parte de baixo dele tá indo pro saco?
    Ou tal barulho pode ser proviniente da corrente do comando de válvulas?
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #17
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    GNV é uma praga pro cabeçote. O Gas entra praticamente congelado no motor quente. Não da pra esperar muito de um motor nessas condiçoes...
    É Walter,
    Deve-se amenizar essa diferença de temperatura aquecendo-se o redutor do GNV.
    Atenção especial na mistura que não deve ser pobre, buscando máxima economia. Encontra-se economia mas destrói o motor com elevação da temperatura nos cabeçotes.

    Abraços!

  • #18
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Bem, conforme já relatei em topicos anteriores, no fim do ano passado abri o motor da minha ranger para dar uma "olhada" e ele tava com características de novo, com exceção dos cabeçotes, que tinham trincas no terceiro cilindro (provavelmente em razao de mistura pobre).
    Adquiri recentemente uma explorer com o mesmo motor (4.0 V6) e ela está com 160.000km originais. Por cautela, abri o motor para dar uma olhada no mesmo e tb estava perfeito. Apenas passava um pouco de óleo pelos retentores das válvulas, que mandei trocar. Tinha ainda uma sede de válvulas empenanada. Do resto, em perfeito estado.
    Porém, o motor da ranger começou a fazer um barulho estranho. Quando ele tá em alto giro e para-se de acelerar, ele faz um barulho tipo de motor rajando e isso ocorre apenas quando a aceleração diminiu.
    Como o motor estava aparentemente bom (feita apenas inspeção visual nos cilindros e as brozinas não foram retiradas), não queima óleo e está forte como nunca, pergunto:
    Será que a parte de baixo dele tá indo pro saco?
    Ou tal barulho pode ser proviniente da corrente do comando de válvulas?
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius!
    Vinicius,
    Motor "rajando" só acelerando para se notar. Tirando o pé não dá para notar, pois as folgas ficam mascaradas.
    Experimente verificar o catalizador. Pode estar desintegrado.

    Abraços!

  • #19
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    Sérgio, o catalisador nao é, nem o escape ou suporte do motor...
    O barulho é no motor, mas nao dá para saber de onde vem....
    Nao entendi direito.. quando há folgas que fazem o motor "rajar", esse barulho somente deve existir quando se acelera o carro? E nao quando o giro baixa, por tirar o pé do acelerador? Na minha, só faz o barulho nessa segunda opcao...
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #20
    Sobre o motor V6 e seus problemas:
    Estive com o mecânico que conserta os meus motores, e ele me disse que esteve verificando as sedes das válvulas "afundadas" da Ranger vendida.
    Disse que não via outro culpado pelo defeito, a não ser o GNV.
    Mesmo com o uso do combustível original, esse não é o suficiente para afastar os danos que o GNV provoca nas sedes das válvulas.
    Existe um outro problema, quando do conserto dos cabeçotes pelas retíficas, que não utilizam material de qualidade no conserto das sedes danificadas.
    O mecânico me lembrou, quando a minha Ranger trincou as paredes entre as válvulas, esse defeito foi sanado, mas não foi verificado afundamento nas sedes. Aparentemente esse motor nunca tinha sido aberto, o que comprova a qualidade do material original. Mesmo usando GNV há muito tempo.
    Já quanto o motor da Ranger vendida, como os cabeçotes já haviam sido retificados, com troca das sedes das válvulas em serviços anteriores, o afundamento apareceu.
    Essas experiências me fizeram considerar o uso do GNV com mais cautela, pois se o motor não estiver preparado, as chances de ter problemas são grandes.
    Nota: A Ranger homologada pela FORD para o GNV, tem as sedes de válvulas preparadas para o uso desse combustível, com material mais duro e resistente.

    Abraços!

  • #21
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    Com Glp iso não acontece...
    Como o gás é injetado mais afastado do cabeçote, quando chega nas válvulas já está mais quente. Acredito que o sistema de GLP ainda seja mais durável que o GNV. Acho ridícula a proibição do GLP em automóveis porém é permitida em equipamentos industriais que por vezes transitam em vias públicas. Bem regulado e instalado, o sistema de Rodogás é confiável e durável. Inclusive os motores duram mais com GNV do que com gasolina.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #22
    Explica de novo isso dura mais no GNV ou no GLP ?

  • #23
    Biogás. É que se liberarem o GLP para automóveis, vai faltar gás para cozinhar o feijão das crianças.
    O GNV ainda é queimado no próprio poço, contribuindo muito com a produção de CO2 e conseqüentemente o aquecimento global.
    Obs.: O álcool já está competindo com a cachaça dos pingaiada.
    Mas falando sério: Os motores deveriam sair de fábrica específicos para cada combustível, porém temos o hábito de colocar a carroça na frente dos bois, e ir fazendo adaptações e adaptações, que são funestas as finalidades originais a que são destinados.
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #24
    Usuário Avatar de Zepi
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Biogás. É que se liberarem o GLP para automóveis, vai faltar gás para cozinhar o feijão das crianças.
    O GNV ainda é queimado no próprio poço, contribuindo muito com a produção de CO2 e conseqüentemente o aquecimento global.
    Obs.: O álcool já está competindo com a cachaça dos pingaiada.
    Mas falando sério: Os motores deveriam sair de fábrica específicos para cada combustível, porém temos o hábito de colocar a carroça na frente dos bois, e ir fazendo adaptações e adaptações, que são funestas as finalidades originais a que são destinados.
    Abraços
    Anthon

    Que mania tem as pessoas de dizer que o gnv é isso e aquilo...Ainda hoje tem gente que acha que gasolina lubrifica o motor... isso é com motor 2 tempos...e pra isso se adiciona óleo no combustível...
    Porque não colocam logo diesel no motor movido a gasolina!

    O certo seria um motor feito para o uso desse combustível!
    Com certeza a injeção eletrônica vai ser prejudicada...não pelo uso do gnv, mas pela falta de uso de gasolia, o seu combustível original!!!

    As sedes sim sofrem bastante com o uso do gnv, mas que eu saiba seria pelo excesso de calor nas sedes, visto que seu estado gasoso não contém as minúscula "gotículas líquidas"(desculpem o pleonasmo...) que têm o combustíveis líquidos na temperatura ambiente.Essas gotículas contribuiriam para barrar o aumento da temperatura...


    Abraços

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