Boa noite Pequeno Jr.
Também acredito nessa manutenção preventiva rigorosa, e por isso eu mesmo faço a minha. Espero ter a mesma sorte que a sua e passar dos 380 mil.
Abs
Tio Balú
Versão Imprimível
Boa noite Pequeno Jr.
Também acredito nessa manutenção preventiva rigorosa, e por isso eu mesmo faço a minha. Espero ter a mesma sorte que a sua e passar dos 380 mil.
Abs
Tio Balú
É mesmo Walter. Um gás quando expande retira calor do meio. Será que com o hidrogênio a coisa é pior ainda ?
Abs
Tio Balú
Bem, conforme já relatei em topicos anteriores, no fim do ano passado abri o motor da minha ranger para dar uma "olhada" e ele tava com características de novo, com exceção dos cabeçotes, que tinham trincas no terceiro cilindro (provavelmente em razao de mistura pobre).
Adquiri recentemente uma explorer com o mesmo motor (4.0 V6) e ela está com 160.000km originais. Por cautela, abri o motor para dar uma olhada no mesmo e tb estava perfeito. Apenas passava um pouco de óleo pelos retentores das válvulas, que mandei trocar. Tinha ainda uma sede de válvulas empenanada. Do resto, em perfeito estado.
Porém, o motor da ranger começou a fazer um barulho estranho. Quando ele tá em alto giro e para-se de acelerar, ele faz um barulho tipo de motor rajando e isso ocorre apenas quando a aceleração diminiu.
Como o motor estava aparentemente bom (feita apenas inspeção visual nos cilindros e as brozinas não foram retiradas), não queima óleo e está forte como nunca, pergunto:
Será que a parte de baixo dele tá indo pro saco?
Ou tal barulho pode ser proviniente da corrente do comando de válvulas?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!
É Walter,
Deve-se amenizar essa diferença de temperatura aquecendo-se o redutor do GNV.
Atenção especial na mistura que não deve ser pobre, buscando máxima economia. Encontra-se economia mas destrói o motor com elevação da temperatura nos cabeçotes.
Abraços!
Sérgio, o catalisador nao é, nem o escape ou suporte do motor...
O barulho é no motor, mas nao dá para saber de onde vem....
Nao entendi direito.. quando há folgas que fazem o motor "rajar", esse barulho somente deve existir quando se acelera o carro? E nao quando o giro baixa, por tirar o pé do acelerador? Na minha, só faz o barulho nessa segunda opcao...
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!
Sobre o motor V6 e seus problemas:
Estive com o mecânico que conserta os meus motores, e ele me disse que esteve verificando as sedes das válvulas "afundadas" da Ranger vendida.
Disse que não via outro culpado pelo defeito, a não ser o GNV.
Mesmo com o uso do combustível original, esse não é o suficiente para afastar os danos que o GNV provoca nas sedes das válvulas.
Existe um outro problema, quando do conserto dos cabeçotes pelas retíficas, que não utilizam material de qualidade no conserto das sedes danificadas.
O mecânico me lembrou, quando a minha Ranger trincou as paredes entre as válvulas, esse defeito foi sanado, mas não foi verificado afundamento nas sedes. Aparentemente esse motor nunca tinha sido aberto, o que comprova a qualidade do material original. Mesmo usando GNV há muito tempo.
Já quanto o motor da Ranger vendida, como os cabeçotes já haviam sido retificados, com troca das sedes das válvulas em serviços anteriores, o afundamento apareceu.
Essas experiências me fizeram considerar o uso do GNV com mais cautela, pois se o motor não estiver preparado, as chances de ter problemas são grandes.
Nota: A Ranger homologada pela FORD para o GNV, tem as sedes de válvulas preparadas para o uso desse combustível, com material mais duro e resistente.
Abraços!
Com Glp iso não acontece...
Como o gás é injetado mais afastado do cabeçote, quando chega nas válvulas já está mais quente. Acredito que o sistema de GLP ainda seja mais durável que o GNV. Acho ridícula a proibição do GLP em automóveis porém é permitida em equipamentos industriais que por vezes transitam em vias públicas. Bem regulado e instalado, o sistema de Rodogás é confiável e durável. Inclusive os motores duram mais com GNV do que com gasolina.
Explica de novo isso dura mais no GNV ou no GLP ?
Biogás. É que se liberarem o GLP para automóveis, vai faltar gás para cozinhar o feijão das crianças.
O GNV ainda é queimado no próprio poço, contribuindo muito com a produção de CO2 e conseqüentemente o aquecimento global.
Obs.: O álcool já está competindo com a cachaça dos pingaiada.
Mas falando sério: Os motores deveriam sair de fábrica específicos para cada combustível, porém temos o hábito de colocar a carroça na frente dos bois, e ir fazendo adaptações e adaptações, que são funestas as finalidades originais a que são destinados.
Abraços
Anthon
Que mania tem as pessoas de dizer que o gnv é isso e aquilo...:parede:Ainda hoje tem gente que acha que gasolina lubrifica o motor...:discordo: isso é com motor 2 tempos...e pra isso se adiciona óleo no combustível...
Porque não colocam logo diesel no motor movido a gasolina!
O certo seria um motor feito para o uso desse combustível!
Com certeza a injeção eletrônica vai ser prejudicada...não pelo uso do gnv, mas pela falta de uso de gasolia, o seu combustível original!!!
As sedes sim sofrem bastante com o uso do gnv, mas que eu saiba seria pelo excesso de calor nas sedes, visto que seu estado gasoso não contém as minúscula "gotículas líquidas"(desculpem o pleonasmo...) que têm o combustíveis líquidos na temperatura ambiente.Essas gotículas contribuiriam para barrar o aumento da temperatura...
Abraços