x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 64

Ranger Quebrou a Cruzeta da Homocinética

Amigos, nesse sábado, fazendo uma trilhazinha com a rapaziada do Ceara tive problemas na tração dianteira da Ranger.

Simplesmente a cruzeta que encaixa a homocinética à ponta do eixo saiu de dentro da luva. Nisso, todos os roletes da cruzeta caíram na areia e perderam.

O incidente acontaceu quando tentava subir um duna que tinha uma trilho perpendicular atravessando o caminho.

Após chamar o meca para encaixara cruzeta no local novamente (apenas para pode deslocar em 4x2), ficou a impressão que o que houve foi que a roda direita abriu muito, sacando a cruzeta do local. A cruzeta é apenas encaixada na luva e basta soltar a fixação da roda e puxar que sai.

Pela experiência dos amigos, o que sera que aconteceu ?

Os parafusos do alinhamento/cambagem afrouxaram deixando a roda abrir muito ?

Essa cruzeta é mutíssimo cara ? Da para trocar apenas os roletes ?

Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Amigos, nesse sábado, fazendo uma trilhazinha com a rapaziada do Ceara tive problemas na tração dianteira da Ranger.

Simplesmente a cruzeta que encaixa a homocinética à ponta do eixo saiu de dentro da luva. Nisso, todos os roletes da cruzeta caíram na areia e perderam.

O incidente acontaceu quando tentava subir um duna que tinha uma trilho perpendicular atravessando o caminho.

Após chamar o meca para encaixara cruzeta no local novamente (apenas para pode deslocar em 4x2), ficou a impressão que o que houve foi que a roda direita abriu muito, sacando a cruzeta do local. A cruzeta é apenas encaixada na luva e basta soltar a fixação da roda e puxar que sai.

Pela experiência dos amigos, o que sera que aconteceu ?

Os parafusos do alinhamento/cambagem afrouxaram deixando a roda abrir muito ?

Essa cruzeta é mutíssimo cara ? Da para trocar apenas os roletes ?
    Uma coisa é certa. Se soltou uma vez vai soltar outras vezes até que descubra a causa do problema...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Agradecimentos: 0
    A cruzeta, se for o caso, tem gente que recupera em Fortaleza. A Kazauto e a Camelo fazem. Geralmente eles trocam so as esferas e retificam a carcaça se necessário. Mas você tem que ver realmente pq estão sacando. Voce nao levantou a sua pela Barra de torção não, né?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    É a famosa Tulipa e Trizeta. É semelhante ao sistema usado no Corcel, porém em maior tamanho. Procura em desmanche. Para soltar tem que passar do curso normal da suspensão, então pode ter algum problema por aí. Uma revisão ajuda. Por um acaso o amortecedor dianteiro está bom, pois seria o limitador de movimento da balança para baixo. Quando eu comprei a minha Ranger estava com o êmbolo do amortecedor direito quebrado, porém só notei depois de rodar muito.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Pois bem amigos...deve ter algo errado mesmo, com certeza não é normal.
    Quando for trocar, vou mandar meu meca examinar melhor.
    Na hora que ele me tirou do prego nao teve tempode examinar direito

De qq forma, vou levar para alinhar/balancear lé na Michelin.
    Lá os caras não cobram adiantamento/atraso/cambagem. Segundo eles, todos esses serviçoes fazem parte do alinhamento em si e os que cobram por fora estão sendo espertos.
    Talvez eles achem o motivo.

Segundo uma pre-análise do meu mecanico, a cambagem/alinhamento é feita em alguns parafusos que tem um rasgo p/ regulagem. Pode ser que o parafuso tenho corrido nesse rasgo e abriu demais a roda.

Bem, vamos ver.

Osvaldo, vlw pwla dica da Kazauto, vou verificar se vale a pena. Na Pe circero está 133 em 3x e ainda consigo 15%.

Conhecem a marca Alli ???? Qual a marca boa ?

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Agradecimentos: 0
    Edi, não é a trizeta, pelo que entendi do post do Igor. É a homocinetica mesmo, do lado esquerdo.

qtos km tem ?? se tiver uns 100 mil km.
    essa peca n dura muito nao... jah q quebrou poe nova.

Não Osvaldo, o Edi ta certo, foi exatamente a trizeta.
    Ela simplesmente saiu de dentro da luva que vem do semi-eixo.
    E vou do lado do passageiro.
    Meu carro não tem a suspensão mechida, por isso vou mandar dar uma examinada completa. Achei muito estranho um 4x4 soltar essa peça com um supapozinho qualquer.

Se bem que depois eu fui a pé verificar a vala deixada pelos troller que o carro transpassou horizontalmente. Colega, cada vala tinha pelo menos uns 20 cm de profundidade. Ou seja, a suspensão desceu, subiu abruptamente, voltou a cair e subiu novamente. A pancada não pareceu tão forte, mas o saculejo dentro do carro foi enorme.

Já comprei a peça e as coifas e já ta na oficina para trocar.
    Depois vou levar para alinhar e torcer para ter sido apenas a cambagem.

Vlw

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Não Osvaldo, o Edi ta certo, foi exatamente a trizeta.
    Ela simplesmente saiu de dentro da luva que vem do semi-eixo.
    E vou do lado do passageiro.
    Meu carro não tem a suspensão mechida, por isso vou mandar dar uma examinada completa. Achei muito estranho um 4x4 soltar essa peça com um supapozinho qualquer...
    Igor, essas tulipas e trizetas da homecinética da Ranger realmente parecem ser um pouco frágeis, saem com uma certa facilidade quando colocadas em situações mais pesadas como em um off-road mais intenso.

O "Abreu" daqui do fórum teve as da Ranger nova dele(3.0) saltadas p/ fora por umas 2 vezes. Neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=21569 ele fala do problema e resolveu trocando-as por uma mais robusta/espessa

Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Opah, vlw pela dica Freitas !!!
    Vou ler o tópico para me antenar.

Pena que ja comprei a prça da marca IMA (acho que é isso).
    Vamos torcar para ficar legal !!!

Igor,

Na minha ranger (2001) o meca tirou a trizeta para troca de uma coifa (eu estava presente) e um dos "rolamentos" da trizeta estava sem os roletes. Tem uma arruela que fixa os roletes, e ela estava solta. Pedi que tirasse do outro lado e tinha o mesmo problema. A maioria dos roletes tinham evaporados, não havia nem vestigio deles no meio da graxa.

Usamos os roletes de uma cruzeta Spicer do F4000 que eram exatamente os mesmos.

Boa sorte

Mais um capítulo na novela !!!

Ontem o carro não ficou rponto pq a coifa que comprei da trizeta não era o correto.
    Na etiqueta da coifa dizia roda/cambio, mas a coifa da trizata é diferente. Ela deve encaixar no sino onde a trizeta conecta e esse sino não é totalmente redondo. Ele possui tres cavidades e a coifa tem que acompanhar essas cavidades para não ficar o espaço.

Vou procurar em todo canto. Até agora só achei na autorizada de R$ 365 (tem nem perigo).

Qq coisa eu vou colocar essa mesmo e preencer os vãos com silicone.

Alguém tem outra ideia ???

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem