Hoje peguei o carro na oficina. O mecânico não conseguiu ver nada de errado que pudesse causar o problema, então adicionou uma arruela de 8mm no encaixa da homocineica no cubo. Isso fará a trizeta trabalhar mais interna na tulipa.
Comentei com ele que o alinhamento havia ido para o espaço quando eu desmontei a suspensão e ele me disse que isso não seria motivo de perder o alinhamento, pois a regulagem do alinhamento é em outro ponto diferente do que eu desmontei. Levei o carro para alinhar (na garantia) e o cara foi logo me dizendo que as duas cambagens haviam abrido novamente. Nem falei nada sobre a trizeta e a desmontagem. O que mais me deixou invocado foi o fato de a roda esquerda tb estar aberta.
Eu perguntei para o gerente do alinhamento o que poderia estar fazendo a cambagem se perder assim tão fácil e ele me falou que so poderia falar qualquer coisa após demontar.
Deixei o carro lá para o serviço e estou aguardando o pronunciamento
O que me dizem ?
O que pode estar fazendo a cambagem perder-se?
Uma dúvida, o diferencial dianteiro é fixado ao chassis por olhais com buchas e parafusos. Dá uma confirida no estado desses pontos de fixação e das buchas, pois se por algum impacto no diferencial pode ter deslocado ele mais para cima nos pontos de fixação e está ocorrendo isso.
É outra hipótese...
Cada dica está anotada e sera verificada sábado em uma terceira oficina de suspensão / alinhamento
Ontem peguei o carro no alinhamento e o alinhador disse não ter entendo o porque de ter perdido a cambagem e a convergencia, uma vez que não tinha nada frouxo e nem a suspensão estava com problema.
Segundo ele, a altura do carro aparentemente está normal, dessa forma a barra não deveria estar apertada.
Visualmente o carro está com as rodas paralelas e andando também não percebe-se puchar em retas. porém, percebo que ao passar por algum terreno mais irregular, o carro parece perder um pocuo o controle da dianteira, como se estivesses balançando para os lados.
Esse último toque do Edin deu, me deu uma luz, pois eu já vinha mesmo desconfiando de algo nesse nível. A coisa de 45 dias atras, eu não vi um batente de uns 40cm no pe de uma duna e a pancada foi forte nas rodas dianteiras, tanto no impacto quanto na aterrissagem. Nessa ocasião, o radiador chegou a urar e a helice quebrou, mas não percebi nenhuma mudança na suspensão e alinhamento.
Cada dica está anotada e sera verificada sábado em uma terceira oficina de suspensão / alinhamento
Ontem peguei o carro no alinhamento e o alinhador disse não ter entendo o porque de ter perdido a cambagem e a convergencia, uma vez que não tinha nada frouxo e nem a suspensão estava com problema.
Segundo ele, a altura do carro aparentemente está normal, dessa forma a barra não deveria estar apertada.
Visualmente o carro está com as rodas paralelas e andando também não percebe-se puchar em retas. porém, percebo que ao passar por algum terreno mais irregular, o carro parece perder um pocuo o controle da dianteira, como se estivesses balançando para os lados.
Esse último toque do Edin deu, me deu uma luz, pois eu já vinha mesmo desconfiando de algo nesse nível. A coisa de 45 dias atras, eu não vi um batente de uns 40cm no pe de uma duna e a pancada foi forte nas rodas dianteiras, tanto no impacto quanto na aterrissagem. Nessa ocasião, o radiador chegou a urar e a helice quebrou, mas não percebi nenhuma mudança na suspensão e alinhamento.
Da próxima vez que voar, lembrar de aterrisar com a embreagem pressionada.
O foda é apertar a embregem quando nao se sabe que vai voar.
Na verdade, quando isso ocorreu, eu não vi o batente, eu cheguei na rabada do comboio e não percebi que o pessoal havia contornado o batente. Como a areia tava totalmente sem marcas e o sol forte, eu não cheguei nem ver o batente, senão nem teria passado por lá. o zequinha que tava comigotb nao percebeu.
Eu até acho que poucei com o pé na embregem devido ao susto na pancada.
IGOR, tu já tentou levar a sua Ranger pelo eixo dianteiro com um macaco hidraulico para ver se ela 'abre' d+?
Pede pro mecanico colocar o macaco hidraulico bem debaixo do gancho dela e ir subindo. Depois, com as rodas no ar, força a peça para ver se ela ainda cai.
Vou fazer esse teste osvaldo.
Ja testei deixar apenas a roda direita cair e antes do calco fica com a trizeta quase p/ fora. Agora com o calço, acredito que não vá mais sair.
O detalhe q eu estou achando que o problema é outro e não a localização da trizeta. Acredito que agora ela nao sacará mais devido ao calço, mas quero descobrir pq a cambagem ta se perdendo tao facil. Vou testar sabado nas dunas e acho que não sairá mais, já a cambagem eu não tenho tanta certeza.
Sábado pela manhã vou mandar verificar os pontos de apoio do diferencial e o qnt cada roda desce livre do solo.
Sábado fui p/ as dunas p/ sentir o comportamento do carro. Como ainda não fiz a revisão geral, limitei-me a passear, evitando trechos complicados e sem fazer nehhuma estravaganciazinha.
O que pude perceber de cara é que o carro ta com a frente muito molona, ta parecendo minha antiga S10. Isso me levou a desconfiar ainda mais dos amortecedores. Qualquer trechozinho com ondulação e o carro já fica sacolejando de p/ um lado e pro outro mesmo em baixíssima velocidade (ponteiro sem sair de 20km/h).
Também tem umas pancadinhas na suspensão que até no asfalto são perceptíveis.
Hoje deixei na oficina para revisão da suspensao. To muito propenso a trocar os amortecedores e tudo mais que estiver errado. Como testar amortecedores ?
O que mais poderia fazer a frente da Ranger ficar mole ? Barra de torção ? A frente está na altura normal de outras Ranger que vejo por aqui.
Sei que apertando um pouco mais as barras a tendência é ficar mais firme, porém como a trizeta anda soltando, fico receoso de aumentar a altura dela. Sera que se apertar soh ums 3 voltas (+/- 1cm) vai prejudicar ? Vai ser suficienta p/ endurecer ela ?
Hoje a suspensão vai ser desmontada e posto aqui o andamento.
Sábado fui p/ as dunas p/ sentir o comportamento do carro. Como ainda não fiz a revisão geral, limitei-me a passear, evitando trechos complicados e sem fazer nehhuma estravaganciazinha.
O que pude perceber de cara é que o carro ta com a frente muito molona, ta parecendo minha antiga S10. Isso me levou a desconfiar ainda mais dos amortecedores. Qualquer trechozinho com ondulação e o carro já fica sacolejando de p/ um lado e pro outro mesmo em baixíssima velocidade (ponteiro sem sair de 20km/h).
Também tem umas pancadinhas na suspensão que até no asfalto são perceptíveis.
Hoje deixei na oficina para revisão da suspensao. To muito propenso a trocar os amortecedores e tudo mais que estiver errado. Como testar amortecedores ?
O que mais poderia fazer a frente da Ranger ficar mole ? Barra de torção ? A frente está na altura normal de outras Ranger que vejo por aqui.
Sei que apertando um pouco mais as barras a tendência é ficar mais firme, porém como a trizeta anda soltando, fico receoso de aumentar a altura dela. Sera que se apertar soh ums 3 voltas (+/- 1cm) vai prejudicar ? Vai ser suficienta p/ endurecer ela ?
Hoje a suspensão vai ser desmontada e posto aqui o andamento.