Postado originalmente por
Allan Nielsen
Ramade,
parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.
O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.
A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.
A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.
Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.
Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).
A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.
A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.
Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.
Boa sorte.