Se é pra fuçar é comigo mesmo!
O lacre é uma chapa presa no parafuso da bomba que limita o curso da contra-porca, não permitindo o aumento do débito, essa chapinha é envolta numa capa de pvc preto com marca da Bosch.
Versão Imprimível
É nesse parafuso aí circulado que eu mecho é /
Da para ver se tem lacre ?
Igor,
É esse mesmo e está com o lacre. Pega uma chave de fenda fina e tira esse anel de plástico preto e tira uma argola metálica presa no parafuso. Após removido, poderás girar a contra-porca com uma chave estrela 13mm para apertar esse parafuso central. Após isso aperta a contra-porca e regula a marcha lenta se achares necessário. Porém é muito importante marcares bem a posição do parafuso na regulagem original para contar as voltas caso queiras desfazer o ajuste "mágico" de potência....
Vlw Edin.
Ate amanhã ela estará com 1 volta e no sabado vou testa-la.
Quando vc fala em chave estrela 13mm está se referinfo a chave anel ou boca neh ?
Aqui para nos, a chave estrela é a "fenta cruzada".
Pra que serve esse ajuste da marcha lenta ?
Depois que aumenta o débito é necessário ajustar ?
Ou é uma melhoria a mais ?
A fenda cruzada é chave Philips no mundo todo, eheheeh! Chave estrela é essa anel que te referes, que no caso pode ser combinada com boca em um lado e "estrela" ou "anel" do outro. O ajuste da marcha lenta deve-se ao fato que ao aumentar o débito, se aumenta o volume de combustível injetado em todas as fases de acoleração da bomba, inclusive a marcha lenta, deixando-a um pouco mais acelerada, porém nada que atrapalkhe o funcionamento. para o ajuste da marcha lenta é usada uma chave 11mm e chave de fenda para regular o batente do acelerador. O parafuso de ajuste da lenta fica entre a bomba injetora e a carroceria, e o ajuste da rpm máxima fica no parafuso de batente entre a bomba injetora e o motor. Esse segundo ajuste tembém é bem fácil de ser feito e melhora bastante o desempenho em rpms mais elevadas.
inclusive olhando na tua foto, aparece o parafuso de ajuste da lenta, um pouco mais acima e a frente do parafuso destacado na foto.
Impressionante,
Ontem fui fazer a abertura da bomba e me deparei com um "problema": Ao tirar o lacre plastico, fui diretamente folgar a contra porca. Quando percebi, o parafuso também estava girando junto.
Dai percebi que em volta do parafuso tinha uma espécie de anel metalico preso ao parafuso e com um amassado como se fosse de alicate.
Dai fiquei com receio de remover. Não sabia se era algum outro lacre ou uma gambiarra de alguem antes de mim.
Então vim correndo aqui pedir ajuda e resolvi ler alguns posts atras para ver se nao tinha perdido nada. E tinha mesmo. O Edin já tinha dado a dica acima e eu tinha passado desapercebido.
Agora acho que vai ser tranquilo. Algum macete para tirar essa argolinha da foto aí ?
Outra dúvida que me apareceu na hora: Ao começar a girar a contra-porca percebi que se continuassa, iria acabar removendo tudo. Teria algum problema ? Não seria mais fácil de trabalhar ?
Vlw
Esse anel de metal é justamente o lacre da bomba, a argola de plástico é um "enfeite" da regulagem original. Para retirar essa argola usa uma chave de fenda fina, um pouco de força e jeito que vai.
Enfim está feito !!!
Não tive coragem de fazer tudo sozinho, pois fiquei receoso.
Levei ate um mecanico conhecido meu que não conhecia o trabalho e passei as dicas adquiridas aqui.
Dei 1 volta na bomba e o carro já se transformou !!!
Deu um trabalhinho para tirar o tal lacre metalico, pois o mesmo tem um ponto solda.
Apesar do enorme suto que tomei ao chegar em casa, estou bastante satisfeito com o resultado ate aqui.
Sai da oficina, basteci e fui para casa. No caminho, fui testando o aumento da potencia e percebi que o tanque baixava com vontade. Pensei, "não vale a pena nao...esse aumento de potencia me comeu 1/4 em 10 km.....Deus me livre, vou voltar amanha mesmo".
Imaginem que ao chegar em casa, percebi um cheiro demasiado de diesel e já fiquei preocupado. Desliguei o carro e fui verificar no motor. De cara vi que tava tudo melado de diesel e qo olhar para o chao uma enorme poça com um alstro atras por onde eu havia passado.
Tentei ver se tinha alguma coisa quebrada ou alguma mangueira cortada, mas nada. Entao coloquei uma luz e liguei o carro. Pronto, verifiquei que o bem perto do parafuso que eu havia acabado de mecher, jorrava diesel como se fosse uma cachoeira.
Desliguei o carro e fui investigar melhor.
Não era no "tal" parafuso, era em outro parafuso logo acima daquele. estava umas duas voltas folgado. Apertei com a mão e peguei uma chave anel 17 para completar o aperto.
Ao religar o carro, nada mais de vazamento. Graças a Deus !!!!
Suspeito que quando o mecanico estava dando umas batidinhas no lacre para folgar, em algum momento pelo aperto do local, ele deve ter batido involuntariamente nesse parafuso 17, deixando-o folgado. Com a trepidação ele foi abrindo mais até vazar.
Abaixo segue o destaque do parafuso em vermelho.
Alguem sabe para que serve ? Sei que chega uma mangueira bem no corpo da peça que ele está fixado.
Em amarelo é o parafuso de ajuste da bomba.
Esqueci a imagem
Edin,
Percebi que o carro ficou um pouco acelerado na baixa.
Antes qnd tava parado fiva em 900 rpm e agora está em 1100 rpm.
Como fazer para baixar ?
Acho que vi um parafuso que serve de batente para o acelerador. É por aí ?
Como regula ?
Igor!
Olha o parafuso que segura o cano de retorno de diesel para o tanque. Quando o mecânico apertou a contra-porca ele deve ter foçado essa cano e afrouxou a porca. Podes ver que em marcha lenta o diesel corre direto por esse parafuso. O consumo não se altera tanto assim não.
Podes ter certeza que está vazando combustível pala conexão da bomba.
Para reduzir a rpm da lenta desfaz algumas voltas no parafuso do lado de fora da bomba. acelera com a mão na bomba e olha como funciona o batente, e em marcha lenta tu vai desfazendo as voltas até ficar em 800 rpms
No outro lado é o parafuso de regulagem da rpm máxima, se também permitires um curso maior a rpm máxima também vai aumentar.