Oi, galera!
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo 'Curso Virtual de Engenharia Mecânica' que estão me proporcionando.

Gostaria de contribuir com um texto extraído do site Comunidade Ranger, que trata de Ranger e Explorer:
"Os melhoramentos funcionais foram a introdução de um poderoso, 4.0-litros V6 (OHC) e 205 cavalos-força. E este potente motor foi conectado a uma caixa automática de cinco velocidades nova. Este V6 aumentou o número de oferta de motores do Explorer para três; os 4,0 V6 padrão com 160 cavalos-força, o V6 novo mencionado acima, e o 5.0-litros V8. Nos Explorers V8, um sistema permanente de AWD (all-wheel drive) foi instalado. O AWD diferia do Control Trac 4WD. No primeiro todas as quatro rodas giravam igualmente, e no sistema Control Trac quase todo o poder ia para as rodas traseiras a não ser que quando a perda de tração era detectada, neste caso enviava mais força às rodas dianteiras.
A 'prima' da Ford, Mercury, após verificar que os SUVs se tornavam cada vez mais populares. Lançou o Mountaineer. Visou o consumidor de “alto escalão”, o Mountaineer era um Explorer completo 4 portas (com o V8 e o AWD), com uma grade cromada e algumas alterações estéticas."
Caso a informação seja redundante, desculpem-me.
Inté!