x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Agradecimento: 1

Explorer 4.0 v6 gas/gnv - trinca no cabeçote o que acarreta e como evitar.

Prezados Colegas do forum,

Tenho uma Explo 98 v6 auto com GNV.

O carro realmente é maravilhoso.

Comprei o carro em 2006 com cerca de 85 mil km, e instalei GNV e desde então, passados mais de 4 anos literalmente usando o carro para tudo (trabalho, viagem, pequenas aventuras offroad), já com cerca de 180mil km, tive de encostá-lo e "fazer o motor".

Meu mecânico é de confiança e sempre foi ele quem trabalhou em meu carro.

Qual não foi minha surpresa que constatou trincas nos dois cabeçotes do motor.

Já estou resolvendo a questão, evidentemente que com algumas muitas latinhas a mais.

O que me motivou abrir esse tópico foi para colaborar, bem como tentar sanar, ao menos em parte, minha dúvida quanto ao que pode causar esses trincas num motor de "apenas" 180mil km. Sempre mantive nível do óleo e água, troquei o óleo e filtros na época certa.

O GNV pode ocasionar trincas no cabeçote? O que fazer para evitá-las?

Obrigado pela atenção

Ricardo

Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Peguei o carro hoje.

Tava com saudades desse conforto. Como ficou silencioso, mas claro que tem que "amaciar" um pouco, p/ verificar o consumo e desempenho.

Conversando com o pessoal da retifica disseram que o uso do GNV pode causar essas trincas no cabeçote, pois o combustível além de muito gelado tb causa ressecamento.

Disseram p/ andar ao menos um dia na semana só na gasolina aumentará a lubrificação e, por consequência a vida útil do motor. Será? Quem sabe alguém pode ter uma opinião.

Mas, fazendo os cálculos, estou com GNV há 4 anos e meio e rodei 100mil km, custo de cerca de 110 pilas por mês e 0,06 pila por km, sem tirar que já peguei o carro com 80mil km. Tô no lucro. Agora penus 31", farois auxiliares e geral na funilaria, o carro tá novo.

Ricardo
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Agradecimentos: 0

Ricardo

Já que não surgiu uma resposta específica para o v6 da Explorer, vou comentar umas idéias básicas sobre o GNV.

Usar só gasolina uma vez por semana para lubrificar: o que se recomenda, é usar gasolina na partida, rodando alguns minutos até que o motor começe a se aquecer (mover o ponteiro do painel). Ao chegar no destino, antes de parar o carro, tb deve-se acionar a gasolina.

O deslocamento do gás para o bico é frio mesmo, porém, sua queima na câmara de combustão é mais quente que a gasolina. Acredito que o problema do ressecamento seja amenizado pelos procedimentos acima.

Um problema comum com o gás, é escapulir a explosão do combustível pela admissão (o nome, acho que é 'backfire' ).

De repente, vc procurando uma instaladora conceituada, eles verificam se seu kit está bem dimensionado para o motor e se for o caso, sugerir troca ou complementar algum componente a fim de evitar futuros problemas, pois é comum relatos, de motores com GNV com bem mais de 100k km rodados.

Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Legal Alessandro,

Vou tb adotar esse procedimento. Quem sabe ajude.

Obrigado pela contribuição.

ricardo

Vai ser útil pra mim tambem... eu de vez em quando uso gasolina nela, mas nao é 1 vez por semana, valeu pelas dicas!!
    Sò uma coisinha: antes de abrir o motor voce nao tinha percebido que poderia ter uma trinca? baixava agua ou consumia óleo? ficou mais fraca?

Abração!

Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Felipe,
    Todas as alternativas.
    Há um tempo ela tava queimando muito óleo, e "sujando" as velas. Ficava muito fraca e consumindo muito combustível. Água baixava, mas bem pouco.
    De tempos em tempos eu trocava as velas e melhorava um pouco até retornarem os problemas.
    O motor estava fazendo muito barulho, parecia carro a diesel.
    Até que finalmente juntei um $$ e procurei resolver em definitivo o problema, que inicialmente poderia ser apenas anéis e juntas, mas quando o motor foi aberto e limpo constatamos pequenas trincas nos dois cabeçotes, e dois cilindros bem ruins.
    Agora o carro está muito bom, silencioso e com o desempenho do V6.
    Estou há poucos dias com ele. Mas vou fazer uma viagem agora de uns 1000km e depois passo os resultados.
    Espero ter ajudado.
    Abs

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Citação Postado originalmente por Ricardo Oliva Ver Post

O GNV pode ocasionar trincas no cabeçote? O que fazer para evitá-las?
    Ricardo,

Antes de fazer o serviço no motor, usando o GNV como se comportava o ponteiro de temperatura? Na minha nunca usei GNV e em dias MUITO quentes chega a 1/4, na estrada durante o dia fica a uns 2mm do primeiro traço e a noite quase não sai do lugar.
    Ford V6

Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Orleans,

A minha nunca teve problema de superaquecimento, a temperatura tb se comportou de maneira semelhante. O ponteiro jamais chegou à metade.

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Boa notícia, primeira fez que leio um relato de alguém que usa GNV sem ocorrer nenhuma alteração na temperatura, porque bastaria uma temperatura mais elevada de funcionamento para gerar problemas no cabeçote e não somente superaquecimento.
    Estou pensando em comprar uma V8, mas para isso preciso instalar GNV na minha V6.

Qual o kit que você instalou na sua? Tem motor de passo? Qual o gerenciador eletrônico? Usa variador de avanço?

Abraço
    Ford V6

Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Orleans, foi justamente por isso que resolvi abrir esse tópico. O carro realmente nunca esquentou, nem quando fiz algumas trilhas médias por aí. E sempre troquei óleo e filtros na época certa.

Com relaçao ao kit preciso verificar a documentação que tenho em casa, pois já tenho GNV desde fev/06. São 3 cilindros de 10m3 cada, deitados de forma longitudinal no porta-malas. Sei que ele tem ao menos uns 3 aparelhos nele, um é o simulador de bico, outro de sonda lambda e o(s) outro(s) não sei. Não tenho idéia de qual é o gerenciador eletrônico nem o que é motor de passo (leigo é f...), se der algumas instruçÕes posso verificar.
    Sei que qdo pesquisei no forum o usuário Seba que tem uma Navajo com GNV há mais tempo que eu e faz várias trilhas, deu algumas dicas, inclusive de um gerenciador se não me engano de nome gogastech. Procure, quem sabe te ajude.
    No que eu puder ajudar, pode contar.
    Abraço

GNV na Explorer ou Ranger V6 4.0

Tive uma Ranger 97 que rodou 230.000 sem problema algum,todos os dias eu rodava um pouco na gasolina tipo 5 Km pela manhã e 5 antes de chegar ao destino.

Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    orleans, essa variação na posição do ponteiro não deveria ser evitada pela válvula termostática?

O correto não seria o motor ter temperatura constante, excerto se houver sobreaquecimento por conta do GNV?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem