Postado originalmente por
Eriksom Teixeira Lima
- cada veículo tem sua especificidade. Na minha Ram, se o botão de Overdrive estiver aceso significa que ele está DESLIGADO. Se eu desligar, tenho de ligar de novo; se eu desligar o carro, quando eu ligar o carro de novo, o OverDrive estará acionado. Se eu estiver com a memória boa, o Gran Vitara é exatamente o contrário, você precisa acionar o botão, mas não lembro direito. Na Cherokee, que eu lembre, é igual a Ram. Ou seja, não existe receita universal
- se ao apertar o botão a rotação do veículo subir é sinal de que o Overdrive foi desligado. Por definição, Overdrive é uma marcha em que a relação entre a rotação de entrada e a de saída é inferior a 1:1
- quem já viu um câmbio automático desmontado saber que o P aciona o freio de estacionamento, uma simples cinta que imobiliza o "fundo"da caixa, a saída pro cardan. Na minha Ram, a chave só sai da ignição se estiver em P, no Vitara da mulher, sai em P ou em N. Mas em qualquer dos dois, o carro só dá partida em N ou em P. Até é possível desligar o sensor, mas não é inteligente fazê-lo.
- é muito comum o "mostrador" do painel não apontar corretamente as marchas, mas isso é facílimo de corrigir, com duas chaves de bocas se ajustar o cabo. O veículo não subir uma ladeira pode ser sintoma de desregulagem do cabo.
- não há qualquer problema em se trocar marchas para a frente com o veículo em movimento, desde que você não queira enfiar uma 1a. marcha a 100km/h. Como eu escrevi, em situações críticas é ideal fazê-lo para controlar melhor o veículo.