x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 66

Citação Postado originalmente por Edintruder
    Esmamos fazendo confusão, um circulo com D dentro é Drive, o Over-Drive é OVERDRIVE. Na Ranger não marca 5a na palanca, mas um círculo com D no centro.
    O tranco que sentes no engate são folgas axiais no diferencial, caixa e cruzetas. Quando emgatas para frente depois de dar ré o tranco é sentido novamente. Em caixas manuais também tem, isso é comum do uso. Toma cuidado para não engatar e ré com o veículo em movimento para frente com velocidade, pois é só colocar a palanca na posição R que ela entra. Só engate P com o veículo totalmente parado. Dica, coloca em 1, e pisa fundo e vê até que velocidade vai ató o final do giro do motor, por exemplo, se a potência máxima é indicada a 5000 rpm, em 1a estica até 5000 rpm, registra a velocidade e coloca em 2a, e acelera tudo de novo. Tendo em mente essas velocidades por marcha, facilita em descidas de serra para ter freio motor, por ex, vens a 100 km/h em uma descida íngreme de serra com curvas, engata 2a ou 3a caso for 4 marchas e desce com freio motor sem pisar em freios. Em estradas de serra é comum ver carros descerem com o pé no freio, imagina se precisarem realmente frear? Com os freios quentes fica quase impossível. Tem casos que estouram até os reparos dos cilindros de freios das rodas e começa a sair fumaça das rodas por causa do fluido fervendo.
    O óleo magnatec proporciona uma Km maior, tipo 15000km na Explorer em uso urbano ou uns 20000 km em uso rodoviário. Na dúvida do óleo usado anteriormente, usa ele por uns 10000 km e depois retorna para o mineral com troca de filtro junto.
    Eu uso o Magnatec na minha moto 250, pois é o óleo que o manual recomenda, e como comprei zero sempre usei ele, realmente é muito bom, na moto roda 3000km, enquanto o mineral rodaria somente 1000 km.
    Edintruder, você consegue ser mais teimoso e cabeça dura que eu. E ainda por cima nunca que adimitir que errou!
    Como foi falado e voce colocou em outra mensagem, Over Driver = Sobre marcha, ou seja, marcha mais longa.

Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Uma coisa eu aprendi há tempos: fuja daquelas receitas universais, estão sempre erradas

Do que li acima, posso dizer:

- eu nunca vi nenhum carro que você colocasse em 2 e arrancasse em 2a. marcha. Todos os que eu dirigi, saem em 1a. e sobem até 2a. marcha. Na minha Ram é assim, no Vitara da mulher é assim, nos Gran Vitara que dirigi recentemente é assim, na Cherokee de um amigo é assim, em Range Rover é assim, em Landaus antigos era assim. Enfim, o dia em que eu dirigir uma Explorer, descobrirei se é diferente
    O fato de voce não conhecer não significa não exista.
    O Porsche 928 por exemplo sempre fica em segunda parado e se pisar de leve no acelerador sai em segunda mesmo.
    Outro veiculos, principalmente os que são pensados para uso em pisos escoregadio como gelo, tem tal opção de sair em segunda, como se faria num veiculo mecanico.

- cada veículo tem sua especificidade. Na minha Ram, se o botão de Overdrive estiver aceso significa que ele está DESLIGADO. Se eu desligar, tenho de ligar de novo; se eu desligar o carro, quando eu ligar o carro de novo, o OverDrive estará acionado. Se eu estiver com a memória boa, o Gran Vitara é exatamente o contrário, você precisa acionar o botão, mas não lembro direito. Na Cherokee, que eu lembre, é igual a Ram. Ou seja, não existe receita universal

- se ao apertar o botão a rotação do veículo subir é sinal de que o Overdrive foi desligado. Por definição, Overdrive é uma marcha em que a relação entre a rotação de entrada e a de saída é inferior a 1:1

- quem já viu um câmbio automático desmontado saber que o P aciona o freio de estacionamento, uma simples cinta que imobiliza o "fundo"da caixa, a saída pro cardan. Na minha Ram, a chave só sai da ignição se estiver em P, no Vitara da mulher, sai em P ou em N. Mas em qualquer dos dois, o carro só dá partida em N ou em P. Até é possível desligar o sensor, mas não é inteligente fazê-lo.

- é muito comum o "mostrador" do painel não apontar corretamente as marchas, mas isso é facílimo de corrigir, com duas chaves de bocas se ajustar o cabo. O veículo não subir uma ladeira pode ser sintoma de desregulagem do cabo.

- não há qualquer problema em se trocar marchas para a frente com o veículo em movimento, desde que você não queira enfiar uma 1a. marcha a 100km/h. Como eu escrevi, em situações críticas é ideal fazê-lo para controlar melhor o veículo.
    Normalmente no automatico pode colocar 1 a qualquer velocidade, ela simplesmente só vai entrar quando a velocidade permitir. Pergunta para o Beto Lacerda que estava comigo quando mostrei isso para ele a mais de 100 km/h...

- motores a diesel precisam de equipamentos especiais para terem freio de motor eficiente, logo, não dou palpite nesse ponto, embora eu tenha meu próprio estilo de dirigir.
    Não acho, a 110 tem muito menos freio motor que a XJ. Acho que quanto maior o motor maior o freio motor.

Com relação ao Magnatec, eu NUNCA usei, pois por tudo o que pesquisei com amigos engenheiros, ele não seria adequado para qualquer motor (receita universal), pois motores antigos "preferem" dissipar calor de dentro para fora e ele mantém ao "aderir" as paredes se transformaria numa película que manteria a temperatura igual em todas as partes. Na dúvida, fiquei com o Top Turbo da Petrobrás, e atualmente tenho usado o óleo da Ipiranga para caminhões (os motores são a diesel). No Vitara da mulher, uso Havoline ou Castrol normal.
    A orientação da Jeep no Brasil era usar o Magnatec, que é ou era usado nas autorizadas também.

Ola pessoal,

Bom Eriksom eu n entendo nada de carros automaticos e 4X4, estou aprendendo, tipo, no CA
    O que posso falar é algumas impressoes sobre o meu, é uma Explorer 94, 1994, coloco isso porque é BEM diferente das 97 98 2001 etc... a minha n tem nenhum botào para Over drive, é uma posição no cambio mesmo, conforme coloquei acima, na é digital. Minha chave tambem só sai no P. Qto a 2, eu fui subir minha garagem e o carro reclamou, tive que acelerar muito, mas subiu bem diferente de quando subi em OD D ou 1. O que me disseram é que nesse caso, meu carro seria exceção, inclusive pelos outros modelos e anos, por isso digo q a minha é 94, bom, dizem que é para sair na neve e o carro n patinar, como n tenho o manual n da para checar mas q quando sai em 2 da a impressão que estou saindo em segunda isso da.
    Andando entre Rio e Niterói em D fiz uma média de 6.3 em duas medições, quando passei a usar a OD mantendo o mesmo percurso mesmo posto etc.. ela passou a fazer 6,6 e na segunda medição fez 6.9. So para colocar, eu ando sem o ar ligado. Tambem percebi que nas descidas em OD o carro fica bem mais solto, terça eu vou estar indo em Itaipu outra vez e vou passar para D na descida e talvez tente a 2 tambem para ver como o carro reage, espero que n caia tudo pelo caminho
    Nossa esse negócio do óleo é bem mais complicado do que pensava, bom mas dessa vez vou ficar com o q ja tenho, vou trocar no posta da lagoa, com dedos cruzados pe de coelho ferradura e tudo que tiver direito

[]s

Paulo H

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Edintruder, você consegue ser mais teimoso e cabeça dura que eu. E ainda por cima nunca que adimitir que errou!.
    Taí, Wallace, concordo integralmente com SUA autocrítica.

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    O fato de voce não conhecer não significa não exista.
    Acho que você precisa de óculos ou de umas aulas intensivas de português. Leia de novo o que eu escrevi, e me diga em que ponto está essa idiotia que você pensa que leu.

Não acho, a 110 tem muito menos freio motor que a XJ. Acho que quanto maior o motor maior o freio motor.
    O fato de você achar não muda a verdade. Se não entende de motor a diesel, poupe-nos de suas besteiras.

Com relação ao Magnatec, eu NUNCA usei, pois por tudo o que pesquisei com amigos engenheiros, ele não seria adequado para qualquer motor (receita universal), pois motores antigos "preferem" dissipar calor de dentro para fora e ele mantém ao "aderir" as paredes se transformaria numa película que manteria a temperatura igual em todas as partes. Na dúvida, fiquei com o Top Turbo da Petrobrás, e atualmente tenho usado o óleo da Ipiranga para caminhões (os motores são a diesel). No Vitara da mulher, uso Havoline ou Castrol normal.
    A orientação da Jeep no Brasil era usar o Magnatec, que é ou era usado nas autorizadas também.
    De novo, só que deixei tudo aqui para você não se perder. Por favor, mostre exatamente onde está escrito que eu falo de JEEP?

Se não conseguiu entender, eu disse que EU uso nos MEUS veículos, que são uma Camper com motor 14B, um Vitara da mulher, totalmente original, e uma Dodge Ram com Cummins 5,9l. Olhe na assinatura.

Estou achando que você fez curso de português com algum professor chinês ou está mordido porque eu disse que produto chinês é uma porcaria em outro tópico. É minha opinião, e eu só falo sobre o que sei, experimentei ou aprendi.

Nem tudo da China é ruim, pois existem filósofos chineses de milênios atrás muito bons que poderiam te ensinar alguma coisa.

Leia, Wallace, leia, pense, pense de novo, antes de escrever. Quem sabe, assim, você possa daqui a uns anos dizer que FOI cabeça dura e teimoso, mas aprendeu, e consiga reconhecer que errou muito nas primeiras 3242 msg que mandou para esse fórum

Um abraço, desejando que seu futuro chegue logo

Eriksom

Edintruder,
    Drive a 100 deverá estar com uns 1700 rpm, quando se aciona o Over-Drive a rpm sobe para uns 2100 rpm
    OVER drive é uma marcha mais LONGA. No caso da Explorer 94 é a 4a marcha. No caso da Explo>=95 é a 5a marcha, assim como no câmbio manual da ranger (OD=5a). Vc está fazendo confusão com o botão da Explo... na verdade vc está DESLIGANDO o overdrive, por isso a RPM sobe (internamente ele está baixando para 4a)...

Eriksom,

Uma coisa eu aprendi há tempos: fuja daquelas receitas universais, estão sempre erradas
    Vc está certo, por isso eu estava falando EXATAMENTE da Explorer 1994 4x4 auto, de IGUAL mecânica à minha.

- eu nunca vi nenhum carro que você colocasse em 2 e arrancasse em 2a. marcha. Todos os que eu dirigi, saem em 1a. e sobem até 2a. marcha. Na minha Ram é assim, no Vitara da mulher é assim, nos Gran Vitara que dirigi recentemente é assim, na Cherokee de um amigo é assim, em Range Rover é assim, em Landaus antigos era assim. Enfim, o dia em que eu dirigir uma Explorer, descobrirei se é diferente
    Na Explorer 91-94 É assim.
    - se ao apertar o botão a rotação do veículo subir é sinal de que o Overdrive foi desligado. Por definição, Overdrive é uma marcha em que a relação entre a rotação de entrada e a de saída é inferior a 1:1
    Corretíssimo!
    - não há qualquer problema em se trocar marchas para a frente com o veículo em movimento, desde que você não queira enfiar uma 1a. marcha a 100km/h. Como eu escrevi, em situações críticas é ideal fazê-lo para controlar melhor o veículo.
    Pode colocar 1a a 100km/h sim... (já fiz!)... o câmbio NÃO vai engatar a 1a na hora, deixando na marcha atual... quando a velocidade cair a nível aceitável, ele engata AUTOmaticamente. Não é prático, pq não dá freio motor... o certo é baixar primeiro para D, depois para 2 e finalmente para 1, freiando COM o motor...
    Em caso de emergência (estourou os freios, inclusive o de estacionamento!), depois de reduzir tudo que der no freio motor, chegando até em 1a, pode engatar a R e dar pequenos toques no acelerador, sem exagerar para não dar um cavalo de pau... nunca engatar P, pq, se entrar, vai TRAVAR as rodas e fica ruim de controlar (na Explo não é uma banda, mas uma roda dentada na saida do câmbio)

Abraços ATF,
    Seba

O fato de você achar não muda a verdade. Se não entende de motor a diesel, poupe-nos de suas besteiras.
    Realmente devo entender muito menos que você de motores a diesel.
    Já que tenho somente as seguintes qualificações:
    Engenheiro mecanico automobilistico, o que não significa muita coisa realmente, mas quando se tem um professor tarado por motores diesel ajuda um pouco.
    Em 1987 me tornei instrutor da Perkins para a linha de motores Q20B6.354 e similares ou derivados.
    Em 1990 fiz curso na linha de motores serie N da Cummins e fui convidado a trabalhar lá na área de desenvolvimento e testes. Mas não aceitei.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Over Driver = Sobre marcha
    Wallace, Dito por ti me convencesses!

Normalmente no automatico pode colocar 1 a qualquer velocidade, ela simplesmente só vai entrar quando a velocidade permitir
    Nunca tive coragem de fazer isso no meu Monza automático, mas uma coisa eu fiz, vinha na estrada a uns 140 km/h e fui reduzir para parar no pedágio e quando baixou de 110 eu ia colocar 2a e engatei a ré, só senti o carro dar uma travada e puxei a palanca para trás de volta para o Drive! A minha mulher me olhou e botou pra debochar!

para o Wallace!!! Reconhece que é cabeça dura!!!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

EU sou, só falei que voce é mais...

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Eu!?! Não....
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Estamos com uma explorer 94 V6 que tem reduzida... e que alias vai pro MATADOR... e todas as 4x4 que vi até agora (94~97) também tinham... mas só acionam paradas e com cambio em Neutro...
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

Usuário Avatar de Marcus Chevitarese
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Oi, galera!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo 'Curso Virtual de Engenharia Mecânica' que estão me proporcionando.

Gostaria de contribuir com um texto extraído do site Comunidade Ranger, que trata de Ranger e Explorer:

"Os melhoramentos funcionais foram a introdução de um poderoso, 4.0-litros V6 (OHC) e 205 cavalos-força. E este potente motor foi conectado a uma caixa automática de cinco velocidades nova. Este V6 aumentou o número de oferta de motores do Explorer para três; os 4,0 V6 padrão com 160 cavalos-força, o V6 novo mencionado acima, e o 5.0-litros V8. Nos Explorers V8, um sistema permanente de AWD (all-wheel drive) foi instalado. O AWD diferia do Control Trac 4WD. No primeiro todas as quatro rodas giravam igualmente, e no sistema Control Trac quase todo o poder ia para as rodas traseiras a não ser que quando a perda de tração era detectada, neste caso enviava mais força às rodas dianteiras.
    A 'prima' da Ford, Mercury, após verificar que os SUVs se tornavam cada vez mais populares. Lançou o Mountaineer. Visou o consumidor de “alto escalão”, o Mountaineer era um Explorer completo 4 portas (com o V8 e o AWD), com uma grade cromada e algumas alterações estéticas."

Caso a informação seja redundante, desculpem-me.

Inté!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem